Resumo com Simulado Enem de Química: teste seu nível

Teste seus conhecimentos com o nosso Simulado Enem de Química. São 10 questões para você fazer em até meia-hora. Três minutos para cada solução é o mesmo tempo da prova do Enem. Vamos lá? - E se você errar, tem aula grátis de reforço.

Teste seu nível no Simulado Enem de Química com gabarito na hora. Ao lado de Física, Biologia e Matemática são as matérias que ‘fazem a diferença’ no Enem e nos vestibulares. Muita gente acha que não consegue aprender e fica ‘no bloqueio’. Bora sair dessa!

Então, a dica para quem vai disputar Medicina, Direito, Engenharias, Odontologia, Arquitetura ou Comunicação é fazer pontos aqui para sair na frente.

Como surgiu a Química?

Mesmo que a Química só tenha surgido enquanto ciência a partir do século XVII, sua história é bastante antiga. Confira os principais marcos históricos antes de responder ao Simulado Enem de Química.

Desde o descobrimento do fogo, passando pela alquimia e chegando na lei da conservação de massas, a trajetória da Química é um assunto que, além de muito interessante, pode te fazer compreender muitas coisas ao seu redor. Saiba mais na aula da professora Larissa! 🙂

Gostou desta aula de introdução com a professora Larissa? Têm mais aulas de Química no canal do Curso Enem Gratuito.

Introdução à Química Orgânica:

Você costuma ficar desesperado (a) só de olhar aquelas cadeias imensas de carbono? Não sabe por onde começar? Calma, que química orgânica não é tão complicado como parece!

Na aula de hoje, o prof Sobis te dá uma introdução à química orgânica, explicando os conceitos básicos desse assunto, pra você ficar bem preparadinho (a) pras próximas aulas e para responder ao Simulado Enem de Química.

Confira o Carbono primário, insaturação, hibridização, ligação π e outros termos você aprende agora

Continue a sua revisão com os fundamentos da Química Orgânica, com o professor Sobis, e depois teste seu nível no Simulado Enem de Química.

Resumo para o Simulado Enem de Química

Química orgânica é o estudo dos compostos com carbono. Atenção: existem alguns compostos que, apesar de terem carbono em sua estrutura, são inorgânicos, como é o caso do dióxido de carbono (CO2).

 Mas afinal, qual a importância de estudar o carbono? Ele tem propriedades que o ajudam a estruturar milhares de compostos, dentre as quais a capacidade de formar cadeias. Sendo assim, ele consegue se estabilizar ao ser ligado em sequência, algo que é muito difícil de ocorrer com outros elementos. Ele faz 4 ligações (é tetravalente) e todas elas são equivalentes.

Os carbonos podem ser classificados em várias categorias. Uma delas é em relação à quantidade de carbonos com os quais ele se liga. Se ele estiver ligado a um carbono (ou a nenhum), é chamado de primário; dois carbonos, secundário; três carbonos, terciário; quatro carbonos, quartenário.

Outra classificação é em relação às saturações. Se houver somente ligações simples em volta do carbono, ele é saturado; caso haja alguma ligação dupla ou tripla, ele é insaturado.

A primeira ligação que ocorre entre dois átomos é uma ligação frontal, chamada de ligação sigma (σ). A segunda não consegue mais ser frontal, somente lateral: é a chamada ligação π. Portanto, tendo ao menos uma ligação π, o composto é insaturado.

Hibridização é a união de orbitais atômicos incompletos (é um fenômeno que aumenta o número de ligações covalentes que um átomo pode realizar). O carbono só poderia realizar duas ligações, mas já vimos que ele realiza quatro. Isso ocorre por causa da hibridização.

Como o carbono usa esses orbitais determina um tipo de hibridização diferente. Existem 3 tipos de hibridização: sp3 (quando ele faz somente ligações sigma), sp2 (quando ele faz uma dupla ligação) e sp (quando ele faz duas duplas ou uma tripla).

Agora, veja as Ligações para o Simulado Enem de Química

Veja uma aula-resumo bem animada do professor Dimas Vilar sobre o básico do básico das Ligações Químicas e teste o seu nível em seguida com 10 questões no Simulado Online de Química. O Gabarito sai na hora, com aulas de reforço.

Agora, confira o seu desempenho aqui no Simulado Enem de Química

Simulado Enem de Química

Fazer o simulado!

.
====

Escolha  mais um Simulado Enem de Química para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem de Química para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar.

Escolha na tabela a seguir os conteúdos que você quer testar o seu nível. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. notas de corte do enem horizontal

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

 

Simulado de Química Enem Online – Escolha a sua próxima prova Simulado Enem de Química

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel