Definição e Propriedades da Matéria – Revisão de Química Enem.

Já sabemos que tudo ao nosso redor é formado de matéria, mas você sabe exatamente o que é a matéria? Vamos estudá-la? Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil.

Matéria é tudo que tem massa e que ocupa lugar no espaço, e que desse modo possui volume. Compreendeu ‘de primeira’? – Se não percebeu ainda ‘a matéria’, vamos a uma complementação:

Matéria é tudo o que tem massa e ocupa espaço. Ou seja, toda e qualquer coisa que possua existência física ou real é considerada como matéria.

Assim, todas as coisas que existem no no universo conhecido manifesta-se como matéria ou energia (fonte: Só Química).definição e propriedades da matériaA matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa.

Pense em papel, pensou matéria. Pense em madeira, pensou matéria. Pense no ar, pensou matéria. Pense na água ou em pedras, você pensou matéria.

Veja a seguir as Propriedades da Matéria.

O que define a matéria são suas propriedades. Existem as propriedades gerais e as propriedades específicas. As propriedades gerais são comuns para todo tipo de matéria e não permitem diferenciar uma da outra. São elas: massa, peso, inércia, elasticidade, compressibilidade, extensão, divisibilidade, impenetrabilidade.

Uma boa dica para você se ligar é rever um tema clássico do Ensino Médio, que são os Estados Físicos da Matéria: Sólido, Líquido, e Gasoso. Vamos lá, confira no resumo do professor Sobis, do canal Curso Enem Gratuito:

Muito bom o resumo. Bora continuar com As Propriedades da Matéria:

Massa – medida da quantidade de matéria de um corpo. Determina a inércia e o peso.

Inércia – resistência que um corpo oferece a qualquer tentativa de variação do seu estado de movimento ou de repouso. O corpo que está em repouso, tende a ficar em repouso e o que está em movimento tende a ficar em movimento, com velocidade e direção constantes.

Peso – é a força gravitacional entre o corpo e a Terra.

Elasticidade – propriedade onde a matéria tem de retornar ao seu volume inicial após cessar a força que causa a compressão.

Compressibilidade – propriedade onde a matéria tem de reduzir seu volume quando submetida a certas pressões.

Extensão – propriedade onde a matéria tem de ocupar lugar no espaço.

Divisibilidade – a matéria pode ser dividida em porções cada vez menores. A menor porção da matéria é a molécula, que ainda conserva as suas propriedades.

Impenetrabilidade – dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo.

As propriedades específicas são próprias para cada tipo de matéria, diferenciando-as umas das outras. Podem ser classificadas em organolépticas, físicas e químicas.
As propriedades organolépticas podem ser percebidas pelos órgãos dos sentidos (olhos, nariz, língua). São elas: cor, brilho, odor e sabor.

Saiba mais sobre os estados físicos da matéria assistindo a uma supervideoaula do Descomplica com o professor Carlos Vitorino. Não deixe de conferir logo depois As Propriedades Físicas da Matéria!

As Propriedades Físicas da Matéria

As propriedades físicas são: ponto de fusão e ponto de ebulição, solidificação, liquefação, calor específico, densidade absoluta, propriedades magnéticas, maleabilidade, ductibilidade, dureza e tenacidade.

Ponto de fusão e ebulição – são as temperaturas onde a matéria passa da fase sólida para a fase líquida e da fase líquida para a fase sólida, respectivamente.

Ponto de ebulição e de liquefação – são as temperaturas onde a matéria passa da fase líquida para a fase gasosa e da fase gasosa para a líquida, respectivamente.

Calor específico – é a quantidade de calor necessária para aumentar em 1 grau Celsius (ºC) a temperatura de 1grama de massa de qualquer substância. Pode ser medida em calorias.

Densidade absoluta – relação entre massa e volume de um corpo.

d = m : V

Propriedade magnética – capacidade que uma substância tem de atrair pedaços de ferro (Fe) e níquel (Ni).

Maleabilidade – é a propriedade que permite à matéria ser transformada em lâmina. Característica dos metais.

Ductibilidade – capacidade que a substância tem de ser transformada em fios. Característica dos metais.

Dureza – é determinada pela resistência que a superfície do material oferece ao risco por outro material. O diamante é o material que apresenta maior grau de dureza na natureza.

Tenacidade – é a resistência que os materiais oferecem ao choque mecânico, ou seja, ao impacto. Resiste ao forte impacto sem se quebrar.

As propriedades químicas são as responsáveis pelos tipos de transformação que cada substância é capaz de sofrer. Estes processos são as reações químicas.

As Transformações da Matéria

Você sabia que a matéria sofre transformações? Vamos saber mais?

A transformação da matéria é qualquer processo (ou conjunto de processos) pelo qual as propriedades de determinado material são modificadas.

Por exemplo, um cubo de gelo quando derrete se transforma em água líquida, se essa água for aquecida a temperaturas superiores a 1000C, ao nível do mar, ela passa para o estado gasoso.

Resumo gratuito sobre as Transformações da Matéria – Veja nesta aula de revisão especial com o professor Sobis.

Na análise das transformações da matéria, os químicos procuram identificar as propriedades que foram mantidas e as que sofreram modificações, constatando se um novo material foi obtido ou não.

Dica 2– Saiba mais sobre as soluções químicas acessando o nosso Blog do Enem. Não deixe de conferir! https://blogdoenem.com.br/quimica-solucoes-quimicas/
Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é indicadores.  Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/quimica-acido-base/

Agora um desafio para você sobre a matéria!

1.(UNB-DF) Julgue os itens abaixo, indicando aqueles que se referem a propriedades químicas das substâncias e aqueles que se referem a propriedades físicas das substâncias.

1) A glicose é um sólido branco.
2) O etanol entra em ebulição a 78,5°C.
3) O éter etílico sofre combustão.
4) O sódio metálico é um sólido mole e de baixo ponto de fusão.
5) O metabolismo do açúcar no corpo humano leva à produção de dióxido de carbono e água.

2.(Fuvest-SP) Quais propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?

  1. Cor e densidade.
  2. Cor e dureza.
  3. Ponto de fusão e densidade.
  4. Cor e ponto de fusão.
  5. Densidade e dureza.

Resposta:

Questão 1.

1)  Propriedade Física, 2) Propriedade física, 3) Propriedade química, 4) Propriedade Física, 5) Propriedade Química.

Questão 2.

Alternativa C.

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel