A tecnologia em nosso cotidiano – Simulado Encceja

Garanta o seu Certificação do Ensino Médio com o Encceja! Teste seus conhecimentos com o Simulado Encceja de Linguagens sobre a arte no cotidiano e sua relação com a escrita. Se errar, têm dicas para estudar com aulas específicas para cada questão. Neste Simulado Encceja, você vai testar seus conhecimentos sobre como aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais nos diferentes contextos da sua vida pessoal. Se errar, já sabe, têm dicas para estudar!

Prepare-se para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) respondendo as questões do Simulado Encceja de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.  Veja a Tecnologia em nosso cotidiano.

Desde a sua origem a ciência busca conhecer, identificar e classificar os seres, as substâncias e os produtos.  A classificação, quando se torna conhecida e aceita, facilita a rápida identificação por todas as pessoas, conferindo agilidade e segurança em todas as dimensões.

Quando você vê um sinal de trânsito, por exemplo, ele retrata uma convenção internacional que é identificada da mesma forma em todas as partes do mundo.

A Diversidade da Natureza – O mesmo fenômeno da Classificação ocorre em relação à natureza. Mesmo com séculos e séculos de pesquisas até hoje os cientistas ainda encontram novas espécies de seres vivos! E, para conseguir estudá-las, é preciso estabelecer uma organização, uma classificação.  Isto é a Taxonomia.Além disso, estudar as relações entre os seres vivos e seus antepassados ajuda a estudar a grande variedade de vida do nosso planeta. Nas ciências biológicas temos dois ramos que se propõem a estudar estes conceitos: a Taxonomia (que dá os nomes) e a Filogenia ou sistemática (que mostra a linha evolutiva)!

Taxonomia: É a ciência que nomeia e classifica os seres vivos. Para isso, são observadas as semelhanças entre as diferentes características entre eles. Foi fundada pelo médico e botânico sueco Carl von Linné (1707-1778), mais conhecido como Lineu (em português).  Cachorro, por exemplo, é cannis lupus familiaris. Gato, é felis catus.Lineu revolucionou a taxonomia ao criar um sistema de nomenclatura padronizado para os seres vivos: a nomenclatura binomial. Essencialmente, o seu sistema é utilizado até hoje da mesma forma.

Filogenia ou Sistemática: A sistemática, além de estudar a classificação dos seres vivos, estabelece relações evolutivas entre os diferentes grupos. Na época de Lineu, os cientistas eram adeptos à teoria fixista. Portanto, a sistemática é uma disciplina mais recente, criada cerca de 100 anos após os trabalhos de Lineu, quando Charles Darwin publicou “A Origem das Espécies” onde descrevia a evolução por seleção natural.

Categorias taxonômicas: Táxon ou categoria taxonômica corresponde a seres vivos agrupados por características em comum. A categoria taxonômica básica é a espécie. Espécie é um grupo de indivíduos extremamente semelhantes ente si e capazes de se reproduzirem produzindo descendentes férteis.

Resolva agora as 5 questões do Simulado Encceja de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias para você se dar bem na hora da prova e garantir o Certificado do Ensino Médio! Veja: 

A tecnologia em nosso cotidiano – Simulado de Ciências da Natureza

.

Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o Certificado do Ensino Médio pela prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Escolha mais um Simulado para mandar bem.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Baixe as apostilas gratuitas disponibilizadas pelo MEC e veja o passo a passo de como se inscrever para o Encceja, clicando aqui:

Encceja: Apostilas Gratuitas para tirar o Certificado do Ensino Médio

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma:

Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular. Tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.Encceja

Como é o Exame de Certificação do Ensino Médio:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. É como se fosse o conhecimento aplicado às coisas da vida, do cotidiano. Os conteúdos da prova de Certificação do Ensino Médio são praticamente os mesmos do Enem, mas com foco no dia a dia. Curso Enem GratuitoVeja aqui o Curso Enem Online, gratuito, que têm os mesmos conteúdos do Encceja, e ajuda você a conquistar o Certificado do Ensino Médio para seguir adiante. Confira também os Simulados do Encceja, mais abaixo nesta página.

Quantos pontos precisa para passar no Encceja?

Não é nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. A nota máxima é de 180 pontos, e se você fizer pelo menos 100, já passou. É como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos. Não é difícil. E, na Redação, a nota vai até 10, e você passa com 5 (cinco).

As  30 questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro Áreas do Exame são de contextualização dos conteúdos científicos relacionados ao desenvolvimento na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.  As Áreas de conteúdo são as mesmas do Enem: Linguagens; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e, Matemática.  E, a redação é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos. Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Como fazer a inscrição no Encceja?

É tudo muito simples para tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis.  As inscrições do Encceja podem ser feitas neste link.inscrições do Encceja O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação.