Questões sobre a vinda da família real para o Brasil

Em 1808, a família real veio para o Brasil fugindo das tropas napoleônicas que invadiram Portugal. Teste seus conhecimentos sobre o tema com exercícios do Enem e vestibulares!

A fuga da Corte Portuguesa para o Brasil deu início a uma série de transformações importantes que culminariam na independência brasileira. Por isso preparamos um resumo e questões sobre a vinda da família real para o Brasil para você relembrar do conteúdo e testar seus conhecimentos!

Resumo sobre a vinda da família real para o Brasil

O contexto da fuga da Corte foi marcado pelas Guerras Napoleônicas. Com o objetivo de enfraquecer economicamente a Inglaterra para depois comprometê-la militarmente, Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental em 1806. A medida proibia os portos europeus de receberem mercadorias, mercadores e navios ingleses.

No entanto, Portugal manteve relações comerciais com a Inglaterra. Isso porque dependiam comercial e financeiramente dos ingleses. Napoleão, por sua vez, reagiu firmando com a Espanha o Tratado de Fontainebleau, um acordo de colaboração militar e de partilha. Logo em seguida, os francesas começaram a invadir Portugal em 1807.

Ao mesmo tempo, enquanto os franceses avançavam, Dom João VI, o Príncipe-Regente de Portugal, montou uma estratégia para retirar a Corte de Portugal. Assim, firmou um acordo com a Inglaterra (Convenção de Londres) para que escoltasse os portugueses em sua fuga.

Entre os termos do acordo que favoreciam a Inglaterra estava o seguinte:

  • Fim do monopólio comercial de Portugal sobre o Brasil.
  • Taxas de importação privilegiadas aos produtos ingleses no Brasil.
  • Fim do tráfico negreiro, visando a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre assalariado.

No dia 27 de novembro de 1807, de 10 mil a 15 mil pessoas embarcaram para o Brasil. Após dois dias à espera de tempo bom para zarpar, a Corte partiu para o Brasil, um dia antes das tropas francesas chegarem a Lisboa. A viagem durou 54 dias, 20 a mais do que o esperado. As embarcações chegaram em 1808 em Salvador, onde a Corte permaneceu por 6 semanas, até transferir-se para o Rio de Janeiro.

Embarque da família real para o BrasilEmbarque da família real no cais de Belém, em novembro de 1807. Pintura de Nicolas Louis Albert Delerive.

Para saber mais sobre o Período Joanino, confira o conteúdo que está logo depois dos exercícios sobre a vinda da família real para o Brasil.

Videoaula

Confira a videoaula do professor Felipe para entender melhor como foi a vinda da família real para o Brasil e quais foram as consequências da fuga:

Questões sobre a vinda da família real para o Brasil

Em seguida, saiba como o conteúdo cai no Enem e nos vestibulares com a lista de exercícios:

.

Período Joanino

O governo de Dom João no Brasil foi marcado por uma série de medidas econômicas, culturais e políticas. Na economia, a principal mudança foi a abertura dos portos brasileiros às nações amigas. Dessa forma, tem fim o monopólio comercial português.

Dom João também revogou o alvará que proibia a produção industrial no Brasil. Apesar de agora o Brasil poder produzir manufaturas, a concorrência inglesa não permitiu sua industrialização. Outra medida importante foi a criação do Banco do Brasil, que está em funcionamento até hoje.

Outro aspecto da chegada da família real foi a transformação na cidade. Para abrigar todas as pessoas que tinham vindo de Portugal, Dom João expulsou a população de suas casas.

Outra medida de Dom João foi criar no Rio vários órgãos administrativos e culturais. Biblioteca, faculdade, museu, jardim botânico e imprensa régia são alguns exemplos.

Em 1815, após a derrota de Napoleão, Dom João deveria voltar a Portugal para governar metrópole e colônia de lá. Em vez disso, o Brasil foi elevado à condição de reino junto a Portugal, mudando a sede do governo de Lisboa para o Rio de Janeiro.

O período Joanino termina com a volta de Dom João a Portugal, em 1821.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado História, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel