Veja o Transporte Passivo da Osmose na Membrana Plasmática

Veja o fenômeno do Transporte Passivo de Substânciasn na Parede Celular, e aprenda tudo sobre as etapas da Osmose. Depois, teste seu nível no Simulado com foco na Membrana Plasmática.

O transporte de substâncias através da Membrana Celular pode ser feito com ou sem gasto de energia. Quando a célula não gasta energia para transportar substâncias através da membrana, dizemos que ela realizou um transporte passivo. Este é o caso da osmose, da difusão e da difusão facilitada.

Já na bomba de sódio e potássio, que transporta estes íons de uma lado a outro da membrana  contra um gradiente de concentração, a célula precisa gastar energia. A este transporte damos o nome de transporte ativo. Veja neste post estudaremos o transporte passivo da Osmose, e a Difusão.

Veja o que é a Membrana Plasmática:

A professora Juliana Evelyn Santos  mostrou para você a Estrutura da Membrana Plasmática. Tem mais aulas dela no canal do Curso Enem Gratuito. O processo da Osmose ocorre através da membrana da célula, da Membrana Plasmática.

A Membrana Plasmática (ou plasmalema) corresponde a uma película limitante muito fina (aproximadamente 8nm), e que mantém separada do meio externo a estrutura extremamente organizada de matéria viva. A Membrana controlando o que entra e sai da célula.

Por ser tão fina, a Membrana Plasmática pode ser vista somente com o auxílio de um microscópio eletrônico. É uma membrana formada principalmente de lipídeos e proteínas.

Ela desenha a fronteira da célula, funcionando como a muralha de um castelo, que reveste e delimita, protege e seleciona o que entra e sai por seus muros. Agora, vamos para o resumo sobre o Transporte Passivo de Substâncias na Membrana Plasmática.

O que é o processo da Osmose?

O mecanismo da Osmose:  é a passagem de água de um meio menos concentrado para outro mais concentrado através de uma membrana semipermeável (como a membrana plasmática), buscando igualar as concentrações de ambos os ambientes (como o meio interno e externo de uma célula). Veja com a professora Juliana o capitulo da osmose no resumo online:

Gostou do resumo com a Juliana Evelyn? então, no processo da Osmose, sempre que houver diferença de concentração entre o meio externo e interno da célula, a água se moverá da região menos concentrada para a mais concentrada naturalmente.

Neste caso, classificamos de “hipertônica” a região que contém uma solução mais concentrada. Já a menos concentrada é chamada de “hipotônica”. Quando ambos os lados da membrana encontram-se com soluções com a mesma concentração, chamamos ambas as soluções de “isotônicas”.

Se uma célula animal for colocada em uma solução hipertônica, esta célula realizará um processo da osmose e a água presente dentro da célula irá passar para o meio externo, como o objetivo de igualar as concentrações.

Nesse caso, a célula ficará enrugada, fenômeno chamado de crenação.É um excelente exemplo da osmose:Osmose - veja a CrenaçãoFigura: Fotomicrografia de hemácias feita com microscópio eletrônico de varredura e coloridas artificialmente. Na imagem você vê algumas hemácias com as bordas enrugadas (crenadas) após serem colocadas em uma solução hipertônica. É um exemplo da osmose. Créditos da imagem: STEVE GSCHMEISSNER / SCIENCE PHOTO LIBRARY / Universal Images Group

Se a solução for hipotônica, a célula irá absorver cada vez mais água e poderá estourar, em um processo chamado de plasmoptise. É um exemplo extremo da osmose.

No caso das células vegetais, se elas forem colocadas em um meio hipotônico, suas células também absorverão muita água, porém, como elas possuem paredes celulares isto impedirá que elas estourem.

Quando estão em meio hipertônico, as células vegetais irão murchar e se separar da parede celular em um processo chamado de plasmólise.Osmose - veja a PlasmóliseFigura: Fotomicrogafia de células de cebola em meio hipertônico feitas com microscópio óptico.

Você pode observar nesta imagem acima que as células (em vermelho) se desgrudaram da parede celular após perderem muita água através do processo de osmose (quando colocadas em um meio hipertônico). Este processo se chama plasmólise. Créditos da imagem: Michael Abbey / Photo Researchers / Universal Images Group

Onde podemos notar o processo da osmose?

Explorar a natureza e realizar “experimentos” com os bichinhos são coisas típicas da infância. Então, você (ou um amigo) seu provavelmente já fizeram a travessura de colocar sal em uma lesma, certo? Logo depois você ficou com seu coração partido de ver o bichinho de contorcendo e se esvaindo em água.

Acontece que ao colocar sal, o meio externo da lesma ficou hipertônico e, como a lesma tem a pele muito fina e a relação de suas superfícies externa e interna é muito pequena, suas células logo sofreram o processo da osmose.

O mesmo ocorre conosco quando vamos tomar banho de mar. As extremidades de nossos dedos ficam murchas, pois sofrem osmose. Como nossa pele é queratinizada e nosso corpo é muito mais espesso, nós não nos iremos “derreter” como a lesma, porém, nossas células ficam por um tempo desidratadas.  Este e um processo clássico de osmose.

Observe com calma a imagem a seguir para compreender o processo da Osmose:Osmose - Veja a pressão Osmótica Veja acima o Esquema demonstrando o fluxo da osmose. A concentração de solutos no lado B gera pressão osmótica no lado A.

Assim, a água passa através da membrana semipermeável para igualar as concentrações de soluto de ambos os lados. Note que no esquema A o nível de solução do lado B está maior que do lado A, pois este lado recebeu água através da osmose.

Responda agora ao Simulado Enem de Biologia

Teste o que você aprendeu sobre o processo da Osmose:

Simulado de Osmose

.

.
====
Mando bem nas respostas ao simulado sobre as etapas da Osmose? Se você não acertou pelo menos sete questões, veja aqui um novo resumo sobre o Transporte Passivo nas células para aumentar o seu conhecimento.
osmose

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

Osmose - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel