Resumo da 1ª Lei da Termodinâmica, com Simulado Enem de Física

Teste seus conhecimentos sobre a Primeira Lei da Termodinâmica com o nosso Resumo e o Simulado Enem de Física. Aprenda agora como acontecem as trocar de calor, e veja o que é a Energia.

Você já quebrou um copo ao colocá-lo quente na pia gelada? Já percebeu que no verão os fios dos postes parecem mais compridos, e que até formam uma espécie de “barriga” entre um poste e o outro. E que no inverno, estes mesmos fios  ficam “bem esticados”? Tudo isso pode ser explicado pela Física. Comece com a primeira Lei da Termodinâmica.

Você terá algumas de dicas de como trabalhar com as variáveis de temperatura e calor num tema que costuma cair bastante no Enem: a termodinâmica! Vem que o professor Rossetto explica tudo sobre a primeira Lei da termodinâmica! 😉

A 1ª Lei da Termodinâmica

Confira agora no resumo com o professor Márcio Rossesso, do Curso Enem Gratuito, as dicas essenciais da Primeira Lei da Termodinâmica?

Muito bom este resumo sobre a Primeira Lei da Termodinâmica.

O que é o Calor?

Calor é a energia térmica que se transfere do corpo de maior para o de menor temperatura espontaneamente. Temperatura é a medida da agitação das partículas que constituem um corpo. Quanto mais agitadas estiverem as partículas – ou seja, quanto maior a energia cinética -, maior a temperatura. Esta uma parte da Lei da Termodinâmica.

Fundamentos da Lei da termodinâmica

 Todo calor fornecido para um sistema gasoso é convertido em aquecimento (variação de energia interna) e trabalho.  Se a quantidade de calor (Q) for maior que zero, significa que o sistema recebeu energia. Se Q for igual a zero, significa que o sistema não trocou energia. Se Q for menor que zero, significa que o sistema perdeu energia.

 Se o trabalho for maior que zero, significa que houve uma expansão (ou seja, o gás realizou trabalho). Se o trabalho for nulo, não houve variação de volume. Se o trabalho for menor que zero, o gás recebeu trabalho.

A Energia

 Se a energia interna (ΔU) for maior que zero, a temperatura também vai ser maior que zero (o sistema aqueceu). Se o ΔU for igual a zero, a temperatura não mudou. Se o ΔU for menor que zero, a temperatura baixou (o sistema resfriou).

 Explicação sobre as transformações gasosas.

  • Na isotérmica, a temperatura é constante (ou seja, ΔT=0 e ΔU = 0) e todo o calor fornecido para o sistema é convertido em trabalho.
  • Na isovolumétrica, o volume é constante (ou seja, ΔV =0 e trabalho = 0) e todo o calor fornecido para o sistema é convertido em aquecimento ou resfriamento (variação da energia interna).
  • Na adiabática, o gás não troca calor com o meio externo.

Agora, é hora de responder ao Simulado sobre a Primeira Leio da Termodinâmica.

 

Simulado de Termodinâmica

.

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. notas de corte do enem horizontal - Post Lei da Termodinâmica

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja