Exercícios sobre formação e degradação do solo

Teste o que sabe de Geografia com a lista de exercícios sobre solo que preparamos para você. Confira nosso resumo e videoaula para não errar nas provas!

A formação, a degradação, os tipos e os usos do solo são temas que caem com frequência no Enem e nos vestibulares. Então confira nosso resumo sobre o conteúdo e responda à lista de exercícios sobre o solo que preparamos para você!

Resumo sobre o solo

O solo pode ser definido como uma massa natural que faz parte da superfície terrestre, sendo capaz de abrigar vida vegetal e de outros organismos. A formação dessa massa resulta da ação do clima e da biosfera sobre as rochas ao longo do tempo. Isso porque as rochas são o material que dá origem ao solo.

A transformação da rocha em solo é um processo que demora bastante tempo. Muitas rochas podem parecer indestrutíveis, mas podemos medir sua resistência através do nível de dureza. Todas elas acabam se decompondo e virando solo, mesmo que lentamente, através de um processo conhecido como intemperismo.

intemperismo é o processo pelo qual as rochas são decompostas ou degradadas na superfície da Terra. Assim, fatores como temperatura, vento, chuvas, rios, oceanos, geleiras, neve, microrganismos, cobertura vegetal, dentre outros, desgastam as rochas, produzindo os sedimentos que formam os solos.

Reduzidas em partículas através do intemperismo, as rochas podem acumular-se como solo ou serem transportadas por erosão, sendo depositadas na forma de sedimentos em outros lugares.

Em resumo, podemos dizer que os solos são os resíduos do intemperismo, materiais alterados, heterogêneos e desagregados sobrepostos à camada rochosa. Eles podem se formar em encostas moderadas e suaves, planícies e terras baixas.

Além disso, os solos se formam quando estão protegidos por cobertura vegetal. Isso porque esses tipos de terreno são mais resistentes em relação à erosão.

Degradação do solo

A degradação do solo ocorre tanto por causas naturais quanto pelo uso insustentável, má conservação e preservação decorrentes das atividades humanas. Em outras palavras, é todo processo que se relaciona à destruição dos solos.

Quando são degradados, os solos passam por uma alteração de sua natureza. Essa alteração pode ser química, física ou biológica, o que acarreta o seu esgotamento e perda de nutrientes necessários à fertilidade.

Entre os principais motivos de degradação do solo estão o desmatamento, as queimadas e outras ações destrutivas humanas ligadas ao aproveitamento econômico que pode ser legal ou ilegal.

A vegetação tem função essencial na qualidade e proteção dos solos e, sem ela, a terra fica sem proteção. Em menor medida, fatores naturais também contribuem, como o clima de determinada região e outros fenômenos.

Erosão - Exercícios sobre soloFotografia de um solo sob efeito de erosão. Foto: Fernando Dias/Seapdr

Os principais tipos de degradação do solo são:

  • Compactação;
  • Erosão;
  • Salinização;
  • Laterização;
  • Lixiviação;
  • Acidificação;
  • Desertificação.

Videoaula

Antes de partir para os exercícios sobre solo, confira a aula do professor Carrieri sobre o assunto. Ele explica sobre cada um dos principais processos de degradação dos solos:

Exercícios sobre solo

Por fim, resolva questões sobre solo que já caíram no Enem e em vestibulares:

.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Simulado Geografia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.