Tipos de rochas e suas características – Geografia Enem

Sabe aquela pedra que você viu? Na verdade, pedra é um nome dado para um fragmento de rocha. Sim, toda pedra é rocha! Mas, lembre-se: nem toda rocha é pedra, ok?

Tipos de rochas: Bem, para início de conversa, rocha nada mais é do que o agregado de um ou mais minerais em forma sólida. Toda a camada externa da Terra, a Litosfera, é formada por rochas dos mais diversos tamanhos.

As rochas podem ser classificadas pela sua composição química, sua textura ou até sua forma. Mas, a classificação mais utilizada é conforme sua formação, ou seja, sua origem. Você sabe como podemos classificar os tipos de rochas? Não? Então, veja este super post de geografia para gabaritar o Enem e os vestibulares!

– Rochas Ígneas

As rochas ígneas ou magmáticas são formadas através da solidificação do magma, porém, essa solidificação pode ocorrer de duas formas diferentes:

  • Intrusiva – ela tem a solidificação na parte interna da crosta terrestre, sendo mais lento o processo e ocorrendo de dentro pra fora. Isso faz com que os cristais e agrupamentos de minerais fiquem visíveis a olho nu. Um exemplo fácil, que você pode ter em casa, inclusive, é o granito.
1
Granito utilizado em pia
  • Extrusiva – ela solidifica na parte externa da Terra, num processo mais rápido, solidificando de fora para dentro (tipo quando você faz brigadeiro de panela e deixa esfriar, sabe?). Esse processo não deixa os cristais visíveis a olho nu, fazendo com que a rocha fique escura e opaca. O basalto é um exemplar dessa formação.
33
Fonte: https://pixabay.com/pt/lava-fluxo-de-lava-basalto-375902/

Lava solidificada

– Rochas Sedimentares

As rochas sedimentares, como diz o próprio nome, se formam através da compactação de sedimentos, mas também se formam de maneiras diferentes.

  • Detríticas – formadas através da compactação de sedimentos apenas. Você percebe pelas camadas que se formam. Exemplo, o arenito.
3
Fonte: https://pixabay.com/pt/arenito-a-onda-pedra-natureza-467714/

Arenito

  • Químicas – além dos fragmentos de rochas, contamos com a presença da água, infiltrando e transportando os sedimentos, dando origem a uma nova rocha. A sal-gema é um exemplo. Outros exemplos comuns são as estalactites e estalagmites.
4
Fonte: https://pixabay.com/pt/caverna-covil-do-drag%C3%A3o-mallorca-374728/

Caverna Covil do Dragão – Mallorca – Espanha

  • Orgânicas – são formadas com os sedimentos e matéria orgânica, como por exemplo, o carvão mineral.
55
Fonte: https://pixabay.com/pt/black-btu-carv%C3%A3o-combust%C3%ADvel-88320/

Carvão Mineral

– Rochas Metamórficas

A nomenclatura já diz muito: metamorfose, transformação. Estas rochas se formam de uma rocha pré-existente que sofreu elevação de temperatura e pressão, misturando-se, ou não, a outra rocha. O exemplo mais clássico é o mármore.

6

Tampo de Mármore

Dica: Quando for utilizar mármore, ou rochas sedimentares, principalmente as porosas, não coloque em contato com água (em grande quantidade), pois ela infiltrará e vai desgastando a peça que você colocou, como um pia. Sim, é bonito, mas a durabilidade pode ser reduzida por conta do contato com a água.

Para entender melhor como se formam as rochas, há um esquema que mostra que o início de toda rocha é o magma e o fim delas também.

7
Fonte: http://portefolio-geologia-biologia.webnode.pt/ciclo-das-rochas/

Ciclo das Rochas

Notou que estamos falando de um sistema cíclico, ok? Então sempre teremos a formação de rochas.

Para saber mais sobre os tipo de rocha, veja a nossa videoaula a seguir:

Grande abraço e bons estudos aí galera!

Exercícios sobre tipos de rochas

1. (UEM) Sobre as rochas que compõem a crosta terrestre, assinale a alternativa correta.

a) As rochas sedimentares formaram-se pelo resfriamento e pela solidificação de minerais da crosta terrestre, isto é, o magma.

b) As rochas metamórficas formaram-se a partir das transformações sofridas pelas rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra.

c) As rochas magmáticas formaram-se a partir da compactação de sedimentos de outras rochas.

d) O arenito e o calcário são exemplos de rochas metamórficas.

e) O gnaisse e o mármore são exemplos de rochas sedimentares.

 

2. (UFV) Observe a figura abaixo:

8

No decorrer do tempo geológico, as rochas passam por diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito.

b) O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG).

c) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil.

d) As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas.

e) As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas antigas, submetidas à pressão ou elevação de temperaturas, como é caso do gnaisse.

GABARITO

1 – B

2 – B

O textos e exemplos acima sobre tipos de rochas foram escritos pelo professor Leandro, formada em Geografia pela Udesc. Leandro leciona Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.