Questões sobre clima e climatologia

Teste o que sabe de Geografia com a lista de questões sobre clima que preparamos para você. Confira nosso resumo e videoaulas para não errar nas provas!

Questões sobre clima, climatologia, mudanças climáticas e diferentes tipos de climas são muito frequentes no Enem e em vestibulares. Além de conhecer conceitos, para acertar as questões você precisa saber interpretar gráficos e mapas. Por isso, selecionamos 10 exercícios sobre clima que já apareceram no Enem e nos vestibulares para você praticar e testar seus conhecimentos. Antes de partir para as questões, confira nosso resumo e videoaula!

Resumo sobre climatologia

Antes de partirmos para o resumo sobre climatologia, é importante lembrar que tempo e clima não são a mesma coisa. O tempo depende da variação dos fenômenos atmosféricos em determinado momento. Já o clima se refere ao conjunto de condições atmosféricas observadas nos últimos 30 anos em determinado local.

A climatologia é o estudo científico do clima, ou seja, das condições meteorológicas calculadas em um período de tempo. A climatologia observa os elementos e os fatores climáticos, que são coisas diferentes.

Elementos climáticos

Os elementos climáticos são indicadores de clima:

  • Temperatura (quantidade de calor absorvida pelo ar);
  • Umidade (quantidade de vapor d’água presente no ar);
  • Pressão (densidade do ar).

Fatores climáticos

Enquanto isso, os fatores climáticos interferem diretamente no tipo de clima. São eles:

  • Latitude;
  • Altitude;
  • Correntes marítimas;
  • Massas de ar;
  • Maritimidade;
  • Continentalidade.

Um dos fatores mais determinantes para o tipo de clima é a latitude, pois quanto mais distante da linha do Equador, mais frias as temperaturas. É a latitude que determina a divisão entre as 6 zonas climáticas do globo terrestre:

Mapa das zonas climáticas - questões sobre clima
Representação das Zonas Climáticas do Planeta Terra. Fonte: Atlas Geográfico Escolar. São Paulo: IBEP, 2012

Algo semelhante ocorre com a altitude. Conforme aumenta a altitude, diminui a temperatura. A cada mil metros, a temperatura cai cerca de 6° C. Isso ocorre devido à rarefação do ar, que faz com que o calor se dissipe ao encontrar baixa concentração de moléculas.

Já as correntes marítimas são blocos de água que se deslocam pelo globo trocando calor com o ambiente, interferindo na temperatura do local. Sendo assim, também são fatores climáticos.

As massas de ar são fenômenos parecidos com as correntes marítimas, pois são blocos de ar que também transitam pelo globo, levando as características de umidade e temperatura do local de onde vieram

Por fim, a maritimidade e a continentalidade de uma região provocam mudanças na dinâmica climática de uma região. As localidades mais próximas dos oceanos apresentam menor amplitude térmica, pois a água leva muito mais tempo para se aquecer e resfriar. Já em áreas mais interioranas dentro dos continentes, a amplitude térmica é mais elevada.

Videoaula sobre climatologia

Para aprofundar seus conhecimentos sobre elementos e fatores do clima, confira a videoaula do professor Carrieri. Ele também ensina a interpretar climograma, um tipo de gráfico que sempre aparece no Enem e nos vestibulares.

Logo em seguida das questões sobre clima tem um vídeo sobre as zonas climáticas da Terra. Não deixe de conferir para não errar na hora da prova!

Questões sobre clima

.

Zonas climáticas da Terra

Por fim, para complementar seus estudos, confira mais esta videoaula do Curso Enem Gratuito:

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Geografia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel