Latitude e Longitude: resumo com simulado de Geografia

Teste seus conhecimentos sobre Latitude e Longitude. Veja um resumo sobre as Coordenadas Geográficas para entender como funcionam o GPS, o Waze, e o Google Maps, e depois responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Geografia. O gabarito sai na hora.

Ao longo da história a humanidade foi criando instrumentos e sistemas para estabelecer marcações para produzir mapas e orientar as Grandes Navegações. Veja como foi que chegamos ao sistema de Latitude e Longitude, com as Coordenadas Geográficas. 

As pessoas sempre têm a curiosidade e a necessidade de se orientar nos lugares. Assim, pediam dicas, referencias ou ainda lançavam mão de artifícios como analisar os astros. Surgiram o Astrolábio, os primeiros mapas, e a bússula.

Agora, no mundo digital, usar o GPS, Google Maps e o Waze viraram rotina para viagens de carro ou moto, por exemplo. Tudo isso tem a ver com os Paralelos e os Meridianos.

Latitude e Longitude

Veja nesta aula gratuita com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução sobre Latitude e Lontigude, e as Coordenadas Geográficas.

As dicas sobre Coordenadas Geográficas:

  1. As coordenadas geográficas são pontos de localização no globo.
  2. Esses pontos são proporcionados pelos pontos de latitude e longitude, determinados pelas linhas imaginárias do planeta Terra: os meridianos e paralelos.
  3. Estas linhas imaginárias foram criadas por convenção cartográfica com a finalidade de localização.
  4. A distância entre as coordenadas geográficas é definida por medidas em graus, minutos e segundos, sendo 1 grau correspondente à duração de uma hora (60 minutos);
  5. Para calcular 1 minuto, utiliza-se o correspondente a 60 segundos.
  6. Nesta aula acima, o professor Carrieri te explica as definições de latitude e longitude e te mostra como esse assunto pode aparecer no Enem. 

 

O Mundo nos mapas digitais

Para os deslocamentos na superfície da terra, para os aviões, navios, carros e mesmo os pedestres com os smartphones na mão no centro de uma cidade o meio mais eficaz para ter precisão é utilizar as chamadas coordenadas geográficas. 

 É simples de entender como funcionam as Coordenadas Geográficas: uma coordenada geográfica Nada mais é do que uma busca de ‘pontos’ determinados pelas posições de Latitude e de Longitude.As Coordenadas Geográficas fornecem a você os ‘marcadores’ para informar exatamente um ponto sobre a superfície da terra.

Para você compreender as Coordenadas Geográficas, pense num Plano Cartesiano, onde as linhas  verticais são as ordenadas, e as linhas horizontais são as abscissas. Quando elas se cruzam, você tem um ponto determinado no Plano Cartesiano. É a mesma lógica para as Coordenadas Geográficas.

Entenda as coordenadas geográficas:

Os mapas e globos terrestres são caracterizados, então, por uma série de linhas que os acompanham.  Veja na imagem acima, com calma, para aprender. Essas, por sua vez, são linhas imaginárias, ou seja, não podem ser vistas ou tocadas.

Elas traçam a terra de norte a sul e de leste a oeste, e são denominadas de paralelos e meridianos. É com referência na posição (imaginária) destes referenciais que determinamos os pontos de latitude e de longitude para definir uma localização sobre a terra.

Os Paralelos

São linhas horizontais que circundam o planeta. O principal deles é o Equador, o qual divide a Terra em dois hemisférios: hemisfério norte e hemisfério sul.  Os demais paralelos principais são: Círculo polar ártico, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico. Analise a figura abaixo e observe onde fica localizado cada paralelo.A Latitude e os Paralelos, a Longitude e os Meridianos - Geografia

 

Dica 1–  O Paralelo Zero fica sobre a linha do Equador. É a região mais quente do Planeta, pois tem a maior incidência de raios solares em ângulos próximos aos de 90º (noventa graus).

Os Meridianos 

– São linhas verticais traçados do polo norte ao polo sul. E o principal é o Meridiano de Greenwich. Você o porquê deste nome? A Latitude e os Paralelos, a Longitude e os Meridianos - Geografia É que essa linha imaginária (figura acima) passa exatamente na cidade chamada Greenwich, localizada em Londres-Inglaterra. Essa localidade também é conhecida por abrigar o Observatório Real de Greenwich.

Latitude e Longitude – Entenda agora

Latitude – É à distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador. São medidos em graus e vão de 0° na Linha do Equador até 90° ao norte ou ao sul.

Longitude – É a distancia em graus de qualquer ponto na superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich. Variam de 0° na linha de Greenwich até 180° para leste ou oeste.

As Coordenadas Geográficas:

Agora, quando temos dois pontos na superfície terrestre que se encontram, a latitude e a longitude, aí temos uma coordenada geográfica. O cruzamento dessas linhas (coordenadas) nos permite localizar com exatidão um lugar, cidade, país, etc. Assim temos o endereço geográfico em qualquer ponto do planeta!

Entenda como funcionam o Waze, o Uber, o Google Maps e o GPS:

Sistema do GPS consegue, através da comunicação entre os satélites (em órbita) e um aparelho receptor (na Terra), enviar dados de posição geográfica (Latitude e Longitude), e também de Altitude. Veja no mapa:GPS - Entenda como funciona. Tem latitude e longitude

Além disso, os aparelhos mais modernos informam também percurso, fuso horário e velocidade, em qualquer condição climática, todo o tempo e de qualquer parte do mundo.

Cada satélite do sistema GPS transmite sinais para equipamentos no solo. Os receptores GPS recebem os sinais provenientes dos satélites e calculam as rotas. Veja aula completa sobre os sistemas de GPS e entenda como as coordenadas digitais estão vinculadas aos sistemas de latitude e de Longitude para o globo terrestre.

Norte, Sul, Leste, e Oeste

Veja como A Rosa dos Ventos é fundamental para você se orientar em um Mapa ou em um sistema de navegação. Se você não definir “um Norte” para um mapa ou um sistema, fica praticamente impossível fazer a leitura e a interpretação das informações.

Viu só como o professor Carrieri te dá todas as dicas sobre os Quatro Pontos Cardeais, e o uso deles para os Mapas e sistemas de navegação baseados em latitude e longitude? Sem eles, fica impossível definir os caminhos que podem ser utilizados.

Simulado Enem Latitude e Longitude

São apenas 10 questões sobre o tema para você responder. E se errar, têm dicas sobre Latitude e Longitude para estudar! Veja.

Exercícios de Latitude e Longitude

.

=

Veja aqui aulões gratuitos de Geografia:

latitude e longitude
Notas de Corte do Enem

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

 

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel