Hidrostática: resumo online de Física com Simulado Enem

Entenda como a Pressão Hidrostática faz funcionar um Elevador Hidráulico, e como se comportam os líquidos em Vasos Comunicantes. Cai nas questões de Física do Enem e dos Vestibulares. Veja o resumo e teste seus conhecimentos sobre Hidrostática com o Simulado Enem Online de Física. São apenas 10 questões, e se errar, têm dicas para estudar!

Veja os fundamentos da Hidrostática para compreender o  comportamento dos líquidos em  Vasos Comunicantes e dominar o Princípio de Pascal.

Vasos comunicantes – Consideramos vaso comunicante quando temos dois ou mais recipientes interligados por um tubo. Pense, por exemplo, em  diversas casas onde existem duas caixas d’água  de 500 litros cada uma, que ficam unidas por um cano, resultando numa capacidade total de 1000 litros. Este é um sistema bem comum de Vasos Comunicantes para você entender a Hidrostática.

Entenda o funcionamento em Vasos Comunicantes: Quando colocamos um líquido qualquer em um vaso comunicante, observamos que a altura que esse líquido atinge é a mesma nos três ramos, mesmo quando inclinamos o vaso.Física Enem

Líquidos com diferentes densidades – Quando colocamos em um mesmo recipiente dois líquidos que não se misturam, observamos que o líquido mais denso vai para a parte de baixo do recipiente, enquanto o menos denso fica na parte de cima.

No caso dos vasos comunicantes, as alturas medidas a partir do nível de separação dos dois líquidos são inversamente proporcionais às massas específicas dos líquidos.

figura_22.jpg

A Lei de Steven – De acordo com a Lei de Steven, em pontos numa mesma linha horizontal em um líquido tem a mesma pressão. 6743.pngTomando os pontos A e B, na mesma horizontal e no mesmo líquido, temos a expressão de representação matematica acima para realizar os cálculos de pressão.

O Princípio de Pascal

O físico e matemático francês Blaise Pascal (1623 – 1662) enunciou o princípio que ficou conhecido como princípio de Pascal. Ele diz o seguinte:

O acréscimo de pressão produzido sobre um líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido.

O princípio de Pascal aplica-se, por exemplo, aos elevadores hidráulicos dos postos de gasolina e aos sistemas de freios e amortecedores de diversos veículos. Este princípio está presente em nosso cotidiano, por exemplo, quando um médico aplica uma injeção com uma seringa, ou simplesmente quando apertamos o tubo da pasta de dente.

Veja na imagem um elevador hidráulico, muito presente em postos de gasolina ou oficinas mecânicas. figura_23.jpgO funcionamento do pistão que ‘levanta o caminhão’ é um exemplo clássico da utilização prática do Princípio de Pascal.

Lembremos que a pressão é calculada como a razão da força pela área onde se aplica a força. Vamos observar a figura a seguir; nela temos um carro que pode ser erguido através de um elevador hidráulico. Aplicando uma força F1 sobre o êmbolo de área A1,ocorre uma variação de pressão Δp1 que se distribui através de todo o líquido.

figura_24.jpg

Portanto, a variação de pressão Δp2 sentida pelo êmbolo de área A2 será igual à Δp1, sendo que o líquido aplica uma força F2 para erguer o carro. Desta forma, podemos escrever:

6762.png

Refrescou a memória sobre a Hidrostática? 

Responda agora as 10 questões do Simulado Enem Online de Física e veja o que sabe sobre a Hidrostática. Se errar, têm dicas para estudar!

Hidrostática

Começar!

Veja aqui aulões gratuitos de Física:

simulado Enem de Hidrostática

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel