Hidrostática – Resumo de Física Enem, com dicas e simulado

Entenda o que acontece quando você coloca líquidos em dois recipientes que se comunicam, e também quando você 'mistura' liquidos com diferentes densidades. Relembre sobre Hidrostática em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio!

Veja os fundamentos da Hidrostática para compreender o  comportamento dos líquidos em  Vasos Comunicantes e dominar o Princípio de Pascal. Depois da aula, resolva as questões do Simulado e teste seu nível.

Vasos comunicantes – Consideramos vaso comunicante quando temos dois ou mais recipientes interligados por um tubo. Pense, por exemplo, em  diversas casas onde existem duas caixas d’água  de 500 litros cada uma, que ficam unidas por um cano, resultando numa capacidade total de 1000 litros. Este é um sistema bem comum de Vasos Comunicantes.

Entenda o funcionamento em Vasos Comunicantes: Quando colocamos um líquido qualquer em um vaso comunicante, observamos que a altura que esse líquido atinge é a mesma nos três ramos, mesmo quando inclinamos o vaso.Física Enem

Líquidos com diferentes densidades – Quando colocamos em um mesmo recipiente dois líquidos que não se misturam, observamos que o líquido mais denso vai para a parte de baixo do recipiente, enquanto o menos denso fica na parte de cima.

No caso dos vasos comunicantes, as alturas medidas a partir do nível de separação dos dois líquidos são inversamente proporcionais às massas específicas dos líquidos.

figura_22.jpg

A Lei de Steven – De acordo com a Lei de Steven, em pontos numa mesma linha horizontal em um líquido tem a mesma pressão. 6743.pngTomando os pontos A e B, na mesma horizontal e no mesmo líquido, temos a expressão de representação matematica acima para realizar os cálculos de pressão.

O Princípio de Pascal

O físico e matemático francês Blaise Pascal (1623 – 1662) enunciou o princípio que ficou conhecido como princípio de Pascal. Ele diz o seguinte:

O acréscimo de pressão produzido sobre um líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido.

O princípio de Pascal aplica-se, por exemplo, aos elevadores hidráulicos dos postos de gasolina e aos sistemas de freios e amortecedores de diversos veículos. Este princípio está presente em nosso cotidiano, por exemplo, quando um médico aplica uma injeção com uma seringa, ou simplesmente quando apertamos o tubo da pasta de dente.

Veja na imagem um elevador hidráulico, muito presente em postos de gasolina ou oficinas mecânicas. figura_23.jpgO funcionamento do pistão que ‘levanta o caminhão’ é um exemplo clássico da utilização prática do Princípio de Pascal.

Lembremos que a pressão é calculada como a razão da força pela área onde se aplica a força. Vamos observar a figura a seguir; nela temos um carro que pode ser erguido através de um elevador hidráulico. Aplicando uma força F1 sobre o êmbolo de área A1,ocorre uma variação de pressão Δp1 que se distribui através de todo o líquido.

figura_24.jpg

Portanto, a variação de pressão Δp2 sentida pelo êmbolo de área A2 será igual à Δp1, sendo que o líquido aplica uma força F2 para erguer o carro. Desta forma, podemos escrever:

6762.png

Simulado Enem de Hidrostática

Agora é hora de testar os seus conhecimentos nesta matéria. Resolva as 10 questões do Simulado Enem de Hidrostática. O gabarito sai na hora, para você comparar seu desempenho.

Simulado Enem de Hidrostática

Saiba mais sobre Hidrostática nesta super aula da professora Lia do nosso canal Curso Enem Gratuito, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

(PUC-PR) Dois líquidos que não se misturam são colocados em um tubo aberto conforme representa a figura:

figura_25.jpg

Considerando-se que dA e dB são as respectivas densidades, é correto afirmar que dB/dA vale:

a) 1,5

b) 1,4

c) 1,3

d) 1,2

e) 1,1

Dica 1 – Relembre tudo sobre a Lei da Gravitação Universal em mais esta aula de revisão para a prova de Física Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – https://blogdoenem.com.br/gravitacao-universal-parte-2-fisica-enem/

Questão 02

(PUC-RS) A figura representa dois tubos abertos contendo líquidos diferentes. Uma mangueira interliga os dois, com uma torneira que permite entrada ou saída de ar. A, B, C e D são pontos das superfícies dos líquidos.

figura_26.jpg

Em relação às condições mostradas na figura, é correto afirmar que:

a) a pressão no ponto B é maior que a atmosférica.

b) os dois líquidos têm a mesma densidade.

c) a pressão no ponto B é maior do que no ponto C.

d) a pressão no ponto C é menor do que no ponto D.

e) nos pontos A, B, C e D a pressão é a mesma.

Dica 2 – Relembre sobre a Gravitação Universal (Parte 1) em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://blogdoenem.com.br/gravitacao-universal-fisica-enem/

Questão 03

(FEI-SP) No sistema hidráulico abaixo, a bomba B fornece ao fluido uma pressão P = 2. 105 Pa. Qual a força exercida pela haste do cilindro?

figura_27.jpg

a) 200 N

b) 800 N

c) 8000 N

d) 2000 N

e) 20000 N

Relembre tudo sobre os princípios da Eletrostática nesta aula de revisão para a prova de Física Enem. Fique preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio!  – https://blogdoenem.com.br/os-principios-da-eletrostatica-fisica-enem/

Questão 04

Um grupo de alunos resolveu montar um guindaste hidráulico para uma feira de ciências (veja figura).

figura_28.jpg

Para isso, resolveram utilizar duas seringas. Uma seringa tem diâmetro D1 = 2cm e a outra D2 = 1cm. Sabendo que o módulo da força máxima que o motor permite produzir é de 2N, qual o valor máximo da massa M que o guindaste poderá erguer? (g = 10m/s2).

a) 600g

b) 800g

c) 1.000g

d) 1.200g

e) 200g

Questão 05

(FUVEST-SP) Considere o arranjo da figura, onde um líquido está confinado na região delimitada pelos êmbolos A e B, de áreas AA = 80cm2 e BB = 20cm2, respectivamente.

figura_29.jpg

O sistema está em equilíbrio. Despreze os pesos dos êmbolos e os atritos. Se mA=4,0kg, qual o valor de mB?

a) 4kg

b) 16kg

c) 1kg

d) 8kg

e) 2kg

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel