Veja o que é Densidade, e como calcular. Química Enem

Aprenda por que o óleo flutua sobre a água. É simples para entender. Domine agora como resolver questões sobre Densidade nas questões de Química ou de Física.

Você sabe por que o óleo fica por cima da água quando os dois são misturados? Vamos relembrar o conceito químico envolvido nesse fenômeno? Revise o conteúdo sobre o que é densidade!

O óleo fica por cima da água por possuir densidade menor do que a dela. Ou seja, o óleo é menos denso do que a água.

O que é Densidade? Vamos relembrar o conceito? – A densidade (ou massa específica) é a relação entre a massa (m) e o volume (v) de um determinado material o substância, seja em estado Sólido, Líquido, ou Gasoso.

Vamos descomplicar a Densidade – Veja agora com a professora Larissa Campos, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido para você gabaritar nas questões de Densidade:

densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância.

Veja a densidade de compostos clássicos:

Água …………………………………0,997 g/cm3
Álcool etílico………………………0,789 g/cm3
Alumínio ………………………….. 2,70 g/cm3
Chumbo……………………………..11,3 g/cm3
Diamante …………………………….3,5 g/cm3
Leite integral……………………….1,03 g/cm3
Mercúrio ……………………………13,6 g/cm3

A densidade é representada pela fórmula:Densidade

A unidade de densidade no SI é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, costuma ser expressa em gramas por litro (g/L).

Densidade

A densidade depende da temperatura, pois os materiais sofrem contração ou dilatação de seu volume com variações de temperatura. a relação existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume.

O que você entenderia se te dissessem que o chumbo possui maior densidade do que o alumínio? A explicação é que, num dado volume de chumbo há mais matéria que em uma mesma quantidade de alumínio.

O que é Densidade e Massa Específica

Confira agora com a professora Lia uma aula-show para você dominar geral nos exercícios relacionados.

A densidade já é conhecida desde os tempos dos reis…Você conhece a história de EUREKA? O blog do Enem vai te mostrar, então vem com a gente!

Veja no desenho animado a seguir como foi que o grande Arquimedes utilizou o seu conhecimento sobre densidade para salvar a sua pele!

Entenda a descoberta do Eureka!

Exercício

(UFPE) Para identificar três líquidos – de densidades 0,8,1,0 e 1,2 – o analista dispõe de uma pequena bola de densidade 1,0. Conforme as posições das bolas apresentadas no desenho a seguir, podemos afirmar que:

Densidade

a) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 0,8, 1,0 e 1,2.
b) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,2, 0,8 e 1,0.
c) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,0, 0,8 e 1,2.
d) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,2, 1,0 e 0,8.
e) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,0, 1,2 e 0,8.

Resposta:

A alternativa correta é a letra “a”.

Na proveta 1, a bolinha é mais densa que o líquido, pois se encontra no fundo do recipiente. Logo, o líquido é menos denso que a bolinha (d = 0,8). Na proveta 2, a bolinha não afunda nem flutua, isso significa que possui a mesma densidade que o líquido (d = 1,0). Na proveta 3, a bolinha flutua na superfície do líquido, logo, o líquido possui densidade maior do que a da bolinha (d = 1,2).

Dica 1 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

mensagem

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

Munique Química

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel