Questões sobre movimentos sociais

Teste seus conhecimentos sobre movimentos sociais com exercícios do Enem e de vestibulares! São 10 questões com gabarito e um resumo para você estudar Sociologia!

As diversas formas de manifestações populares sempre caem no Enem e vestibulares. Por isso, preparamos um resumo e uma lista de questões sobre movimentos sociais para você se preparar para as provas.

Resumo sobre movimentos sociais

Como o próprio nome diz, os movimentos sociais são sobre movimentação, transformação, mudança. São ações coletivas que têm como intenção a transformação social ou a manutenção de determinada ordem social. Alguns movimentos, ainda, reivindicam a volta de modelos de vida que já existiram. Por isso, os movimentos sociais sempre têm um caráter político. Eles têm correlação com o Estado, seja se opondo a ele ou promovendo apoio.

No Enem e vestibulares caem questões tanto sobre os movimentos sociais clássicos quanto os contemporâneos. Os movimentos sociais clássicos são aqueles que surgem no século XIX e XX. Estão relacionados à organização dos trabalhadores diante da instituição do capitalismo e da industrialização. Lutam contra as desigualdades sociais e condições de trabalho.

Nesse momento, as lutas estão travadas entre dois grupos, ou classes sociais: os burgueses e os proletários. Os movimentos sociais dessa época se organizam, principalmente, por meio da greve.

Em 1960, ocorre uma ebulição de movimentos sociais. Nesse período, a sociedade capitalista também passa por mudanças. Outras questões, que não puramente de ordem econômica, emergem de maneira central para disputas, lutas e reivindicações de direitos e espaço.

Movimentos sociais - maio de 1968
Estudantes franceses protestando durante maio de 1968.

São exemplos desses movimentos sociais: movimento feminista, movimentos estudantis, movimento negro, movimento ambientalista, movimento LGBT, etc. Todos eles trazem outras questões para manifestação social. Vale lembrar que, nessa época (anos 1960), a América Latina passava por ditaduras militares. Nesse contexto, os movimentos sociais atuavam contra os regimes vigentes.

A partir de 1990, surgem novas configurações de movimentos sociais que trazem outras questões para debate. Esses movimentos começam a utilizar a internet para promover a conscientização e mudanças sociais.

Vídeo sobre movimentos sociais

Antes de partir para as questões sobre movimentos sociais, confira a videoaula da professora Anna, do canal do Curso Enem Gratuito:

Questões sobre movimentos sociais

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Sociologia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel