O Romantismo e a Poesia pela Liberdade e contra a Escravidão

O Romantismo deu Castro Alves, Gonçalves Dias, José de Alencar, Álvares de Azevedo e Gonçalves de Magalhães para a Literatura Brasileira. Veja as características e as obras clássicas

O Romantismo está em peso no Enem e nos vestibulares.Você lembra tudo sobre o movimento literário do Romantismo? É conteúdo clássico de Literatura Brasileira. Veja a revisão gratuita para vestibular e Enem, com Simulado Online ao final. Teste seu nível.

A palavra-chave em fins do século XVIII e início do século XIX era liberdade. O Romantismo rompe com a tradição clássica e abre caminho para a modernidade.

Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade contagiaram os setores populares, contribuindo para a derrubada de regimes absolutistas e fortalecendo campanhas contra a escravidão.

Castro Alves, por exemplo, em sua indignação contra a Escravidão, escrevia à moda do Romantismo. Veja que lindos e fortes os versos de Castro Alves (Espumas Flutuantes, 1870), em defesa da educação popular:

Oh! Bendito o que semeia
Livros à mão cheia
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n’alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar!

Da mesma forma José de Alencar, quando descrevia a exuberância da natureza e destacava uma pureza quase ingênua dos indígenas, tinha em essência uma visão romântica. O amor à terra e o fortalecimento de identidades também marcaram o Romantismo.

E, estes versos você reconhece?

 Minha terra tem palmeiras, / Onde canta o Sabiá; / As aves, que aqui gorjeiam, / Não gorjeiam como lá. /Nosso céu tem mais estrelas, / Nossas várzeas têm mais flores, / Nossos bosques têm mais vida, / Nossa vida mais amores.

Eles fazem parte da Canção do Exílio, um clássico do Romantismo no Brasil, escritos por Gonçalves dias. É puro Romantismo.romantismoNa época do Romantismo a sociedade estava marcada por um novo público consumidor, de origem burguesa, não mais aceitando os padrões que indicavam uma concepção estática do mundo.

O Romantismo no Brasil

No nosso país, duas publicações dão início ao Romantismo brasileiro, publicadas em Paris, por Gonçalves de Magalhães, em 1836. São elas a revista Niterói e o livro de poesias Suspiros poéticos e saudades.

A princípio, romântico era tudo o que estava oposto ao clássico. Ou seja, a Idade Média entrou no lugar dos modelos da Antiguidade Clássica, principalmente, de maneira clara, nos seus últimos séculos, coincidindo com o surgimento da burguesia.

O indivíduo passa a ser o foco principal,  em total relevância a imaginação e os sentimentos, resultando em uma interpretação subjetiva da realidade. A natureza e os indígenas ganharam um espaço de relevância.Nessa época, surgiu um público que consumia a literatura, tornando-a mais popular, diferente dos estilos de outras épocas, que possuíam características clássicas. Então, o romance, seria a forma mais acessível da manifestação literária.

Este novo momento da sociedade brasileira dita novos valores como o apego às tradições nacionais, o gosto pelas lendas e pelas narrativas de origem medieval e pelo heroísmo, o sacrifício e sangue derramado, que evocavam o recente passado revolucionário e a afirmação das nacionalidade. A História do Brasil tem marcas profundas do período do Romantismo na política e na literatura.

Os autores clássicos do Romantismo

Os poemas de Castro Alves e de Casemiro de Abreu, com uma forte crítica à escravidão e ao poder absoluto mostram narrativas de crítica social. Outros poetas cantaram o amor, a liberdade e a saudade.

Gonçalves Dias, José de Alencar, Álvares de Azevedo, Gonçalves de Magalhães, Fagundes Varela e Manoel Antônio de Almeida também estão entre os destaques do Romantismo.

Veja um resumo online que vai ajudar você a compreender bem o Romantismo. É uma aula gratuita do professor Anderson Silva, o Rolo,  do Curso Enem Gratuito. Confira:

Gostou da abordagem na aula em vídeo, com O Romantismo e suas caracteríticas? Então, têm mais aulas no Canal do Curso Enem Gratuito. Veja lá.

Veja exemplos clássicos do Romantismo

No Brasil, o Romantismo, iniciado com a obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, reveste-se de um marcante conteúdo nacionalista e de exaltação dos elementos nacionais, pois corresponde ao nosso momento de luta pela emancipação política e de afirmação da nossa nacionalidade. Veja estes versos de Suspiros Poéticos e Saudades:

Tu és tudo, oh Poesia!
Tu estás na paz, e na guerra,
Nos céus, nos astros, na terra,
No mar, na noite, no dia!

Tu és a inocência,
E o riso da infância,
Do velho a prudência,
Do moço o vigor,
Do herói a clemência,
Do amor a constância,
Da bela o pudor

Contexto histórico do Romantismo na Europa e no Brasil

Após a Revolução Francesa (1789-1799), o absolutismo (monarquia) entra em crise, dando lugar ao liberalismo, que é a doutrina fundamentada na crença da capacidade individual do homem, segundo a qual o Estado não deve intervir nas relações econômicas que existem entre indivíduos, classes ou nações.

A vinda da Família Real para o Brasil (1808) possibilitou um marcante avanço cultural. Já a Proclamação da Independência (1822) e as revoluções (como a Sabinada, por exemplo), mostram claramente o desejo de liberdade que vai invadir o mundo da época.

Veja aqui uma aula gratuita sobre 1808 – A chegada da Família Real de Portugal no Brasil. Muita coisa mudou por aqui. Confira.

A Segunda Fase do Romantismo no Brasil

Veja com o professor Anderson Rolo como foi a evolução do movimento literário do Romantismo no país, e quais foram os autores e obras de destaque na Segunda Fase:

Excelente esta aula-resumo!

Agora, hora do Simulado Enem Online de Literatura sobre Romantismo e Poesia, você garante o sucesso na hora da prova. Se errar, têm dicas para estudar!

O Romantismo e a Poesia

.

.
====

Veja aqui aulões gratuitos de Literatura:

Romantismo aula gratuita e simulado enem
O Romantismo na Literatura Brasileira

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois desta provas sobre Romantismo e Poesia, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Revise Interpretação de Textos. É o que mais cai no Enem.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá.

Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem.

Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado EnemVeja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja