Romantismo e Poesia – resumo online com Simulado de Literatura

Este Movimento Literário trouxe autores eternos para o Brasil: Castro Alves, Gonçalves Dias, José de Alencar, Álvares de Azevedo e, Gonçalves de Magalhães estão entre eles. Veja aula gratuita e teste o que sabe sobre Romantismo e Poesia com o Simulado Enem Online de Literatura. São apenas 10 questões para você estudar!

O Romantismo está em peso no Enem e nos vestibulares.Você lembra tudo sobre o movimento literário do Romantismo? É conteúdo de Literatura Brasileira. Veja a revisão gratuita para vestibular e Enem, com Simulado Online ao final. Teste seu nível.

A palavra-chave em fins do século XVIII e início do século XIX era liberdade. O Romantismo rompe com a tradição clássica e abre caminho para a modernidade. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade contagiaram os setores populares, contribuindo para a derrubada de regimes absolutistas e fortalecendo campanhas contra a escravidão.

Castro Alves, por exemplo, em sua indignação contra a Escravidão, escrevia à moda do Romantismo. Da mesma forma José de Alencar, quando descrevia a exuberância da natureza e destacava uma pureza quase ingênua dos indígenas, tinha em essência uma visão romântica.

O amor à terra e o fortalecimento de identidades também marcaram o Romantismo. Estes versos você reconhece?

 Minha terra tem palmeiras, / Onde canta o Sabiá; / As aves, que aqui gorjeiam, / Não gorjeiam como lá. /Nosso céu tem mais estrelas, / Nossas várzeas têm mais flores, / Nossos bosques têm mais vida, / Nossa vida mais amores.

Eles fazem parte da Canção do Exílio, um clássico do Romantismo no Brasil, escritos por Gonçalves dias. É puro Romantismo.romantismoNa época do Romantismo a sociedade estava marcada por um novo público consumidor, de origem burguesa, não mais aceitando os padrões que indicavam uma concepção estática do mundo.

Este novo momento da sociedade brasileira dita novos valores como o apego às tradições nacionais, o gosto pelas lendas e pelas narrativas de origem medieval e pelo heroísmo, o sacrifício e sangue derramado, que evocavam o recente passado revolucionário e a afirmação das nacionalidade. A História do Brasil tem marcas profundas do período do Romantismo na política e na literatura.

Os autores clássicos do Romantismo

Os poemas de Castro Alves e de Casemiro de Abreu, com uma forte crítica à escravidão e ao poder absoluto mostram narrativas de crítica social. Outros poetas cantaram o amor, a liberdade e a saudade.

Gonçalves Dias, José de Alencar, Álvares de Azevedo, Gonçalves de Magalhães, Fagundes Varela e Manoel Antônio de Almeida também estão entre os destaques do Romantismo.

Veja um resumo online que vai ajudar você a compreender bem o Romantismo. É uma aula gratuita do professor Anderson Silva, o Rolo,  do Curso Enem Gratuito. Confira:

Veja exemplos clássicos do Romantismo

No Brasil, o Romantismo, iniciado com a obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, reveste-se de um marcante conteúdo nacionalista e de exaltação dos elementos nacionais, pois corresponde ao nosso momento de luta pela emancipação política e de afirmação da nossa nacionalidade. Veja estes versos de Suspiros Poéticos e Saudades:

Tu és tudo, oh Poesia!
Tu estás na paz, e na guerra,
Nos céus, nos astros, na terra,
No mar, na noite, no dia!

Tu és a inocência,
E o riso da infância,
Do velho a prudência,
Do moço o vigor,
Do herói a clemência,
Do amor a constância,
Da bela o pudor

Contexto histórico do Romantismo na Europa e no Brasil

Após a Revolução Francesa (1789-1799), o absolutismo (monarquia) entra em crise, dando lugar ao liberalismo, que é a doutrina fundamentada na crença da capacidade individual do homem, segundo a qual o Estado não deve intervir nas relações econômicas que existem entre indivíduos, classes ou nações.

A vinda da Família Real para o Brasil (1808) possibilitou um marcante avanço cultural. Já a Proclamação da Independência (1822) e as revoluções (como a Sabinada, por exemplo), mostram claramente o desejo de liberdade que vai invadir o mundo da época. Veja aqui uma aula gratuita sobre 1808 – A chegada da Família Real de Portugal no Brasil. Muita coisa mudou por aqui. Confira.

Com Simulado Enem Online de Literatura sobre Romantismo e Poesia, você garante o sucesso na hora da prova. Se errar, têm dicas para estudar!

Romantismo e Poesia

.

Veja aqui aulões gratuitos de Literatura:

Romantismo aula gratuita e simulado enem

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois desta provas sobre Romantismo e Poesia, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja