Resumo de Fonemas, com simulado de Português Enem

O fonema é o menor elemento sonoro que entra na constituição de uma palavra. Veja como eles aparecem na língua escrita e na língua falada. Confira no resumo completo e depois teste seus conhecimentos sobre os fonemas no Simulado Enem Online de Gramática. Caso erre, têm dicas para estudar.

Você sabe qual a definição dos Fonemas na Gramática? Tem a ver com o som emitido de cada palavra. Vem refrescar a memória com o resumo de Fonemas, e depois testar seu nível no Simulado Enem Online de Gramática.

O fonema é o menor elemento sonoro que entra na constituição de uma palavra. Relaciona-se ao som emitido ao se falar a palavra, ou seja, ele é percebido pelos ouvidos e não pelos olhos.

A letra é a representação gráfica do fonema. Em alguns casos, uma mesma letra pode representar fonemas diferentes e um mesmo fonema podem ser representado por letras diferentes. Exemplos: Casas;  Bazar – Dosar – Exilarresumo de fonemas

Veja a Classificação dos Fonemas

Vogais: Sons que, após se formarem nas cordas vocais, chegam ao exterior sem interrupção no seu caminho. São elas: A – E – I – O – U.

Lembre-se: Uma sílaba apresenta apenas uma vogal.

As vogais podem se dividir em Orais; Nasais; Átonas; e Tônicas. E, quanto à intensidade, elas podem ser Abertas, Fechadas, Reduzidas, ou Semivogais. Confira:

  • Orais: quando o ar sai apenas pela boca.
  • Nasais: quando o ar sai pela boca e pelas fossas nasais. Ex.: Fã
  • Átonas: pronunciadas com menor intensidade. Ex.: Casa
  • Tônicas: pronunciadas com maior intensidade. Ex.: Casa

As vogais também podem se dividir quanto ao timbre:

  • Abertas: A língua se baixa. Ex.: Pó
  • Fechadas: a língua se eleva. Ex.: Amor
  • Reduzidas: Meio termo entre aberta e fechada, está quase sempre no final das palavras. Ex.: Gente
  • Semivogais: são “I” e “U”, quando, em uma sílaba, aparecem junto a uma vogal. Elas são sempre pronunciadas de forma mais fraca que a vogal. Ex.: Saudade

Dica do Blog: Quando as letras “E” e “O” tiverem som de “i” e “u”, também podem ser semivogais. (Ex.: Mão)

Resumo de Fonemas

Antes de continuar a leitura, veja a aula do Curso Enem Gratuito com a professora Mercedes Bonorino, uma campeã de aulas na Internet:

As dicas da professora Mercedes  no Resumo de Fonemas:

  1. Para entender certinho, primeiro vamos entender a diferença entre a fala de uma língua e a escrita de uma língua. Existe uma diferença entre fonema e letra.
  2. As letras não dão conta do número de sons que nós produzimos na nossa fala.
  3. Veja no vídeo os exemplos de pronúncias e diferenças entre fonema e letra.
  4. O Fonema, o que é? É a realidade do que eu produzo em termos de fala. Às vezes bate com a escrita, às vezes não.
  5. Você já entendeu que a realidade da fala e da escrita nem sempre é igual. Isso acontece com as vogais também.
  6. Confira no vídeo os exemplos com a professora Mercedes.

 

A Classificação das palavras:

As sílabas são tão absolutas que se deram uma classificação. É isso mesmo! Mas para relembrarmos este tópico, precisaremos rever o que é sílaba, certo?

Então, a sílaba é a separação das palavras de acordo com o som que sai da nossa boca. Veja a definição técnica do que é uma sílaba, enquanto um Fonema:As Sílabas no resumo de Fonemas

 

VEJA A CLASSIFICAÇÃO DOS FONEMAS:

Vogais: Sons que, após se formarem nas cordas vocais, chegam ao exterior sem interrupção no seu caminho. São elas: A – E – I – O – U.   Lembre-se: Uma sílaba apresenta apenas uma vogal.

As vogais podem se dividir em Orais; Nasais; Átonas; e Tônicas. E, quanto à intensidade, elas podem ser Abertas, Fechadas, Reduzidas, ou Semivogais. Confira:

  • Orais: quando o ar sai apenas pela boca.
  • Nasais: quando o ar sai pela boca e pelas fossas nasais. Ex.: Fã
  • Átonas: pronunciadas com menor intensidade. Ex.: Casa
  • Tônicas: pronunciadas com maior intensidade. Ex.: Casa

 

As vogais também podem se dividir quanto ao timbre:

  • Abertas: A língua se baixa. Ex.: Pó
  • Fechadas: a língua se eleva. Ex.: Amor
  • Reduzidas: Meio termo entre aberta e fechada, está quase sempre no final das palavras. Ex.: Gente
  • Semivogais: são “I” e “U”, quando, em uma sílaba, aparecem junto a uma vogal. Elas são sempre pronunciadas de forma mais fraca que a vogal. Ex.: Saudade

 

Número de sílabas e tonicidade

Para você entender como fazer a separação de sílabas de uma palavra veja a palavra a seguir e tente lê-la em voz alta.3A palavra acima é usada em referência a uma doença provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas.

Enorme, não é mesmo? Ela tem 19 sílabas e é a maior da língua portuguesa (além de ser ótima para jogar “forca”, você não acha?). Mas, relaxe. A grande maioria das palavras da nossa língua tem entre uma e quatro sílabas.

Resumo sobre Separação Silábica

Confira agora com a professora Mercedes Bonorino uma introdução bem divertida sobre o tema da Separação de Sílabas. É importante dominar para não escrever errado na redação e perder pontos. Veja:

.

Classificação pelo número de sílabas

Dependendo da quantidade de sílabas que formam a palavra, ela terá uma das seguintes classificações:Número de Sílabas - Resumo de Fonemas

 

Veja agora a Divisão silábica5

 

A palavra e sua sílaba tônica

Sílaba tônica é a sílaba que, em uma palavra, é pronunciada com mais intensidade, com mais “força” que as demais sílabas. A tônica às vezes é acentuada graficamente, às vezes, não:

Observe estes exemplos:

an-ti--ti-co               ve-lo-ci-da-de             in-va-são

Dependendo da posição da tônica, as palavras classificam-se em três grupos: Oxítonas, Paroxítonas, e Proparoxítonas.

 

  1. Oxítonas

Palavras em que a sílaba tônica é a última. Exemplos: volta, sucuri, temporais.

  1. Paroxítonas

Palavras em que a sílaba tônica é a penúltima. Exemplos: ocupado, Gisele, tex.

  1. Proparoxítonas

Palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Exemplos: especulo, mina, próximo.6A maioria absoluta das palavras portuguesas são paroxítonas; as proparoxítonas, por sua vez, são as menos comuns. O compositor Chico Buarque criou uma letra de música em que a última palavra de cada um dos versos é proparoxítona. Veja um trecho dessa composição:

Construção

Amou daquela vez como se fosse a última / Beijou sua mulher como se fosse a última / E cada filho seu como se fosse o único

E atravessou a rua com seu passo tímido / Subiu a construção como se fosse máquina / Ergueu no patamar quatro paredes sólidas / Tijolo com tijolo num desenho mágico

Seus olhos embotados de cimento e lágrima / Sentou pra descansar como se fosse sábado / Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe

O Encontro Vocálico – Resumo de Fonemas

Denomina-se como Encontro Vocálico quando vogais e semivogais são pronunciadas uma após a outra. Vamos conferir quais são os tipos de encontros vocálicos!

Ditongo: Uma vogal e uma semivogal (chamado de ditongo crescente) ou vogal e semivogal (ditongo decrescente) na mesma sílaba. Exemplos de ditongos:

Matéria (DC)

Pai (DD)

Tritongo: Uma semivogal + Vogal + Semivogal.

Exemplo: Uruguai

Lembre-se: Ditongos e Tritongos podem ser orais (se pronunciados pela boca) ou nasais (em parte pronunciados pelo nariz). AM e EM/EM pode ser ditongo ou tritongo no final de palavras.

Hiato: Encontro de duas vogais em sílabas diferentes.

Ex.: Su – a – do

Consoantes: Sons que, após se formarem nas cordas vocais, chegam ao exterior com alguma interrupção em seu caminho. Todas as letras menos as vogais.

Ex.: Motor

ENCONTRO CONSONANTAL: Encontro de duas ou mais consoantes em uma palavra.

Ex.: BícepsFonemas - Português

Você sabe contar o número de fonemas de uma palavra? Vamos relembrar?

Número de Fonemas

No geral, o número de letras é igual ao número de fonemas de uma palavra. No entanto, podem ocorrer casos em que o número pode ser maior ou menor. Por isso, preste atenção nos:

Dígrafos:

São duas letras que formam um só fonema.

Vamos conferir uma tabela de dígrafos!

SS

RR

GU*

SC*

LH

NH

CH

QU*

XC*

AM/NA = ã

EM/EM = ẽ

IM/IN = ĩ

OM/ON = õ

UM/UM = ũ

* As sílabas em que as letras se pronunciam separadamente, como água, não constituem dígrafos.

Exs: Assado, Quarto

As Sílabas:

Sílaba é o fonema, ou conjunto de fonemas, que são pronunciados em uma única emissão de voz. Quanto a seu número, podem ser divididas em:

1 sílaba = Monossílaba –

2 sílabas = Dissílaba – Pudim

3 sílabas = Trissílaba – Me-la-do

4 sílabas = Polissílaba – An-ti-cons-ti-tu-ci-o-na-lis-si-ma-men-te

Sílaba Tônica: A sílaba que é pronunciada com mais intensidade que as demais da palavra.

Oxítona: Palavra em que a sílaba tônica é a última. Ex.: Mulher

Paroxítona: Palavra em que a sílaba tônica é a penúltima. Ex.: Rubrica

Proparoxítona: Palavra em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Ex.: Ônibus

Lembre-se: Toda sílaba acentuada graficamente é a tônica, mas nem toda tônica é acentuada. Todas as proparoxítonas são acentuadas.

Teste o que sabe sobre Fonemas com o Simulado Enem Online de Gramática. Se errar, têm dicas para você estudar! Veja.

Resumo de Fonemas – Simulado

.

.
==
Gabaritou no simulado sobre o Resumo de Fonemas? Se ainda não acertou pelo menos 70% das questões, veja nos aulões gratuitos a seguir mais dicas sobre Fonemas.
 Simulado sobre Fonemas

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem.

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Resumo de Fonemas

Você mandou muito bem chegando até aqui. Concluiu a revisão no Resumo de Fonemas. Parabéns!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel