Lista de exercícios sobre movimento uniforme

O movimento retilíneo uniforme (MRU) é aquele que ocorre com velocidade constante em uma trajetória reta. Teste seus conhecimentos sobre o assunto com exercícios!

O movimento uniforme é um dos conteúdos básicos do ramo da Física chamado cinemática. Se você entender os princípios deste conteúdo e souber utilizar a fórmula, com certeza vai garantir pontos no Enem. Por isso, preparamos uma lista com 10 exercícios sobre movimento uniforme e uma pequena revisão. Assim você treina os cálculos e testa seus conhecimentos!

Resumo sobre movimento uniforme

O movimento uniforme é aquele que possui velocidade constante. Ou seja: no movimento uniforme não há aceleração ou desaceleração. Portanto, a velocidade é sempre a mesma ao longo do tempo. Utilizamos a sigla M.U. para designar esse movimento.

No movimento uniforme, as distâncias percorridas são iguais para tempos iguais e a velocidade média também. Dessa forma, em qualquer intervalo de tempo que selecionemos para calcular, a velocidade média sempre será igual. Entenda melhor com a figura abaixo:

Movimento uniforme

Se o movimento uniforme também for em linha reta e sempre tiver o mesmo sentido, será chamado de movimento retilíneo uniforme, cuja sigla é M.R.U.

A fórmula para calcular o movimento uniforme é a seguinte:

s = s0 + v . t

Na qual:

  • s = posição final
  • so = posição inicial
  • v = velocidade
  • t = tempo

A fim de não esquecer essa fórmula, associe à palavra “sorvete”. Perceba que a palavra sorvete parece com o termo do lado direito da função posição. Seu uso é muito comum em cursinhos preparatórios para lembrar da função.

Videoaula sobre movimento uniforme

A fim de entender como utilizar a fórmula em exercícios sobre movimento uniforme, confira a videoaula do professor Rossetto no canal do Curso Enem Gratuito. Ele também ensina a fazer os gráficos do M.U. e resolve exemplos de exercícios:

Exercícios sobre movimento uniforme

Para finalizar sua revisão, resolva estes 10 exercícios sobre movimento uniforme. No final você confere o gabarito e o seu número de acertos.

.

E aí, como foi o seu desempenho? Para continuar seus estudos sobre cinemática, confira nossa aula com simulado sobre movimento circular uniforme e veja a aula do professor Rossetto sobre o assunto:

Bons estudos!

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Física, Simulados Enem