Resumo com lista de exercícios sobre Movimento Uniforme

Veja as diferenças entre Movimento Uniforme (MU); e o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). Entenda o que é uma velocidade constante em uma trajetória reta. Confira no resumo e teste seu nível nos exercícios.

O movimento uniforme é um dos conteúdos básicos do ramo da Física chamado cinemática. Se você entender os princípios deste conteúdo e souber utilizar a fórmula, com certeza vai garantir pontos no Enem.

Por isso, preparamos uma lista com 10 exercícios sobre movimento uniforme e uma pequena revisão. Assim você treina os cálculos e testa seus conhecimentos!

Resumo sobre Movimento Uniforme

O movimento uniforme é aquele que possui velocidade constante. Ou seja: no movimento uniforme não há aceleração ou desaceleração. Portanto, a velocidade é sempre a mesma ao longo do tempo. Utilizamos a sigla M.U. para designar esse movimento.

Introdução ao Movimento Uniforme

Veja com o professor Antônio Martins, o Tonho da Física no canal do Curso Enem Gratuito, as dicas para você não cair nas pegadinhas de MU nas provas do Enem ou do Vestibular. Aprenda as diferenças entre MU; MRU; e MRUV. Muita gente se perde aí. Não vacile, confira:

No movimento uniforme, as distâncias percorridas são iguais para tempos iguais e a velocidade média também. Dessa forma, em qualquer intervalo de tempo que selecionemos para calcular, a velocidade média sempre será igual. Entenda melhor com a figura abaixo:

Movimento uniforme

Se o movimento uniforme também for em linha reta e sempre tiver o mesmo sentido, será chamado de movimento retilíneo uniforme, cuja sigla é M.R.U.

A fórmula para calcular o movimento uniforme é a seguinte:

s = s0 + v . t

Na qual:

  • s = posição final
  • so = posição inicial
  • v = velocidade
  • t = tempo

A fim de não esquecer essa fórmula, associe à palavra “sorvete”. Perceba que a palavra sorvete parece com o termo do lado direito da função posição. Seu uso é muito comum em cursinhos preparatórios para lembrar da função.

Resumo sobre movimento uniforme

A fim de entender como utilizar a fórmula em exercícios sobre movimento uniforme, confira a videoaula do professor Rossetto no canal do Curso Enem Gratuito. Ele também ensina a fazer os gráficos do M.U. e resolve exemplos de exercícios:

Veja agora o Movimento Uniformemente Variado

Muita gente erra nas questões de Física quando confunde MU com MRU, ou MRU com MRUV.

Para você não correr este risco, e nem ficar preso nas pegadinhas que podem aparecer nos Enunciados, o professor Antônio Martins, o Tonho, preparou um resumo especial.

Confira agora o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado:

Exercícios sobre movimento uniforme

Para finalizar sua revisão, resolva estes 10 exercícios sobre movimento uniforme. No final você confere o gabarito e o seu número de acertos.

.

E aí, como foi o seu desempenho? Para continuar seus estudos sobre cinemática, confira nossa aula com simulado sobre movimento circular uniforme e veja a aula do professor Rossetto sobre o assunto:

Bons estudos!

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Física, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel