Velocidade, Aceleração, Tempo e Espaço. Simulado de Física – Cinemática

MRU + MRUV caem direto no Enem e nos vestibulares. Teste o que sabe sobre Cinemática com o simulado Enem de Física. Vem revisar o conteúdo com a gente para se dar bem na prova. Aula gratuita com dicas e Simulado.

Aprenda Física para o Enem e o Vestibular com o carro mais veloz do mundo. Entenda com ele os conceitos de Velocidade, Aceleração e Movimento! Tudo para detonar no Enem! Veja aula gratuita e responda ao Simulado no final do post.

Se você acha que o carro mais veloz do mundo é uma Ferrari ou uma Lamborghini, errou feio. É um Bugatti Veyron Super Sport! Sua velocidade máxima é 431 Km/h. Mais impressionante ainda: sua aceleração é de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos. Isso é Movimento!

Estranhou? É, eu também acreditava que os modelos italianos eram os mais velozes, mas não são. carro mais veloz do mundoMas você já parou pra pensar no que isto significa a marca absurda de 431 Km/h em um automóvel? Quer dizer que se fosse possível, colocar um carro, em sua velocidade máxima, de forma constante durante uma hora, este carro iria percorrer a incrível distância de 431 quilômetros.

Seria como ir da cidade de São Paulo a cidade do Rio de Janeiro (PASME!) em apenas 1 hora! Têm muitas questões do Enem que exigem cálculos assim em MRU e em MRUV.

Mas, mesmo que você não saiba muito de física, você já sabe que manter um carro, no seu limite de velocidade de maneira constante, durante uma hora, não é possível.

Ainda mais com as nossas estradas brasileiras, não é? Hehehe. Mas, o mais importante aqui é aprendermos o que realmente significam os conceitos de velocidade e de aceleração.

Muitas pessoas confundem Velocidade e Aceleração, e acham que ambas significam a mesma coisa. Você sabe a diferença? Não? Então chega mais e aprenda tudo sobre velocidade, aceleração e movimento!

Aula Gratuita – MRU

Confira com o professor Márcio Rosseto, do canal Curso Enem Gratuito, uma aula=show para você gabaritar nas questões da Física dos Movimentos no próximo Enem.

No final do post tem o Simulado para você testar seu nível.

Velocidade:

Em Física, velocidade é a relação entre uma determinada distância percorrida e o tempo gasto para percorrer esta distância. Este trajeto é medido em metros e o tempo em segundo (m/s), no SI (Sistema Internacional de Unidades), também pode ser convertido para quilômetros para a distância, e horas para o tempo gasto.

velocidade é uma grandeza vetorial representada por um vetor que possui direção, sentido e módulo.VelocímetroVelocímetro

Para você entender melhor, existe uma fórmula para o cálculo da velocidade, e que você pode aplicar em diversas questões do Enem.FIS34

  • Para você entender melhor, leia assim:
  • Fórmula da Velocidade: ∆S = Variação de espaço ou distância
  • ∆T = Variação do Tempo percorrido
  • m/s = Metros dividido por Segundo

 

Dica do Blog: Bem como o que chamamos de macete, para transformar a Velô (velocidade para os não-íntimos) de Quilômetros por Hora (km/h) para Metros por Segundo (m/s) FISC43km/h = Quilômetros dividido por Hora.

 

Existem alguns tipos de velocidade. É isso mesmo, Tipos de Velocidade. A velocidade que acabei de apresentar através da formula acima, é a mais comum, e é chamada de Velocidade Média.

Veja uma aula sobre a velocidade escalar média:

Porém, existe um outro “tipo de velocidade” o qual vamos ver logo depois da aula-resumo sobre Movimento Retilíneo Uniforme. Veja a seguir:

Velocidade Relativa:

Amigo(a0, observe a imagem lá embaixo, você vai ver dois móveis A B movendo-se em um mesmo percurso. Para esta situação, nós dizemos que suas velocidades são respectivamente vA e vB.

Em física, definimos velocidade escalar relativa de A em relação a B,  como sendo a diferença entre as velocidade escalares do móvel A e do móvel B. Daí temos a expressão:  vAB= vA– vB

Com isso, podemos concluir que tudo se passa como se o móvel B estivesse parado e o móvel A, em relação a ele, estivesse se movendo com uma velocidade escalar vAB.

Em muitos exercícios de cinemática, o sinal da velocidade relativa não é muito usado, ou seja, interessa o seu valor em módulo. LEMBRETE: O valor em MÓDULO, é sempre positivo.

Para o cálculo do valor em módulo da velocidade relativa, utilize duas regras práticas:

1° caso: se os dois móveis estiverem andando no mesmo sentido, o valor da velocidade relativa é dado pelo módulo da diferença entre os módulos das duas velocidades escalares. Observe como fica:

|vrel |= |vA |- |vB |

2° caso: se os dois móveis estiverem andando em sentidos contrários, o valor absoluto da velocidade relativa é dado pela soma dos módulos das duas velocidades escalares. Assim, temos: 

|vrel |= |vA |+ |vB |FISC5

 

VA = Velocidade do móvel A                     VRel = Velocidade Relativa

VB = Velocidade do móvel B

É amigo(a), mas ainda resta outro problema: a Aceleração. Sim, pois muita gente acredita que a aceleração é a mesma coisa que velocidade. Mas não é! A aceleração depende da velocidade, ou seja, se não houver velocidade não existe aceleração. Além desta relação de dependência, os dois conceitos, envolvem outro assunto chamado MOVIMENTO.

Dica 1:  Você sabe o que significa “Movimento”? Não? Então acesse o seguinte post do Blog do Enem https://blogdoenem.com.br/fisica-enem-cinematica/

Aceleração:

Ao observarmos um determinado automóvel, se deslocando percebemos que ele muda de velocidade com o passar do tempo. Quando a sua velocidade aumenta dizemos que o movimento é uniformemente acelerado.

Ou seja, ele se desloca de uma forma padrão, porém acelerada. O mesmo acontece quando ele diminui sua velocidade, dizemos então, que ele está em movimento uniformemente retardado, ou seja, ele também esta se deslocando de uma maneira padrão, porém de forma desacelerada.

Dica 2: Movimento uniformemente acelerado ou retardado, são conceitos importantíssimos dentro da Cinemática.

Parte da física que estuda os movimentos. Caso você tenha alguma dificuldade, em compreender este conteúdo, não hesite, vá até o Blog do Enem e relembre este e outros conceitos em https://blogdoenem.com.br/fisica-enem-cinematica/FIS6

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO

T1 = Tempo gasto no primeiro instante               V1 = Velocidade do primeiro momento

T2 = Tempo gasto no segundo instante             V2 = Velocidade do segundo momentoFIS7

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE RETARDADO

m/s = Metros dividido por Segundos

s = Segundos

Aula Gratuita de MCU – Movimento Circular Uniforme.

Agora que você já revisou o conteúdo, responda às 10 questões do simulado Enem de Física sobre Cinemática.

 

Simulado Cinemática

.

.
====

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Cinemática, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão ds questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel