Resumo e lista de exercícios sobre Machado de Assis

As Obras de Machado de Assis são os maiores clássicos do Realismo no Brasil. Elas estão entre as mais importantes da literatura brasileira. Veja nos resumos para o Enem os personagens e a trama de Dom Casmurro, e de Memórias Póstumas de Brás Cubas. Capitu traiu ou não traiu Bentinho? Confira agora:

Ele é considerado um dos maiores escritores da língua portuguesa. Criou personagens clássicos como Quincas Borba, Bentinho e Capitu. Por isso mesmo, cai direto nos principais vestibulares e no Enem.

Pensando nisso, reunimos uma lista com 10 exercícios sobre Machado de Assis para você treinar para as provas! Não deixe de conferir também o resumo e as videoaulas!

Machado de Assis fundou a prestigiada Academia Brasileira de Letras. Veja só o que ele criou, e que entrou para a história como sinônimo de reconhecimento e de prestígio para os escritores que se tornam “imortais”.

Resumo sobre Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 e morreu em 29 de setembro de 1908. Era filho de Francisco José Machado de Assis e de Leopoldina Machado de Assis, e era neto de escravos alforriados.

Cresceu no morro do Livramento, no Rio de Janeiro. Aos 16 anos começou a trabalhar em uma tipografia e publicou os primeiros versos no jornal “A Marmota”. Em 1860, foi convidado por Quintino Bocaiúva para colaborar com o jornal “Diário do Rio de Janeiro”.

Na década de 1870, Machado publicou os poemas “Falenas” e “Americanas”, além dos “Contos Fluminenses” e “Histórias da meia-noite”. O público e a crítica consagraram seus méritos de escritor. Publicou os romances: “Ressurreição” (1872);

“A Mão e a Luva” (1874); “Helena” (1876); “Iaiá Garcia” (1878). Essas obras ainda estão ligadas à literatura romântica e formam a chamada primeira fase de Machado de Assis.

Fotos de Machado de Assis
Fonte: Campanha da Faculdade Zumbi dos Palmares / Irmãos Bernardelli

Na década de 1880, a obra de Machado de Assis criou uma verdadeira revolução em termos de estilo e de conteúdo, inaugurando o Realismo no país. Os romances “Memórias póstumas de Brás Cubas” (1881); “Quincas Borba” (1891); “Dom Casmurro” (1899) e os contos “Papéis avulsos” (1882).

Depois, “Histórias sem data” (1884), “Várias histórias” (1896) e “Páginas recolhidas” (1899), entre outros, revelam o autor em sua plenitude. O espírito crítico, a grande ironia, o pessimismo e uma profunda reflexão sobre a sociedade brasileira são as suas marcas mais características.

Vida e obra de Machado de Assis

Para saber mais sobre a trajetória de Machado de Assis, assista à videoaula da professora Camila, do canal do Curso Enem Gratuito:

Depois dos exercícios sobre Machado de Assis você vai encontrar mais conteúdo sobre o autor. Não deixe de conferir para chegar preparado nas questões de Literatura!

Exercícios sobre Machado de Assis

.

Obras de Machado de Assis

“Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas.”

Eis a dedicatória da obra que inaugurou o Realismo no Brasil: Memórias Póstumas de Brás Cubas. Publicada em 1881, a obra foi considerada um romance original e diferente de tudo aquilo que já havia sido publicado por aqui. É unânime que Machado de Assis é o principal autor do Realismo brasileiro, consagrado pelo sucesso dos romances pertencentes ao referido movimento literário.

Para saber mais sobre este e outros romances de Machado de Assis, confira o vídeo da professora Camila:

Personagens Clássicos de Machado

Nos exercícios sobre Machado de Assis você deve ter se deparado com vários nomes de personagens conhecidos. Para relembrá-los de forma rápida, confira este pequeno resumo:

  • Brás Cubas: o personagem de Memórias Póstumas de Brás Cubas é um defunto-auto. Era um legítimo representante da elite brasileira do século XIX. Após sua morte, decide contar suas memórias. Assim, não tem a necessidade de mentir sobre os fatos ou pessoas. É pessimista, irônico, individualista, ambicioso, falso, hipócrita e interesseiro.
  • Bentinho: Bento Santiago, da obra Dom Casmurro, é o narrador e pseudo-autor da obra. Na velhice, momento da narração, era um homem fechado, solitário e triste. As lembranças de um passado amargo o tornaram uma pessoa reclusa. Desde menino, Bentinho foi mimado pela mãe e demais parentes, o que o fez um homem inseguro e dependente, incapaz de tomar decisões por conta própria e resolver seus problemas.
  • Capitu: a insegurança de Bentinho foi, sem dúvida, o fato gerador dos ciúmes da suspeita de adultério pela esposa Capitu com o seu amigo Escobar, que perturbavam seus pensamentos. Capitu era entendia por Bentinho como dissimulada e poderia, então, carregar este segredo dentro de si.
  • Quincas Borba: do romance de mesmo nome, é um filósofo considerado louco. É adepto da doutrina do humanitismo, já demonstrada em Memórias Póstumas de Brás Cubas, livro em que esse personagem também faz parte. Torna-se amigo de Rubião após casar-se com sua irmã, já falecida. Como forma de agradecimento por este lhe ter dedicado cuidados e atenção a seus ensinamentos, deixa-o como herdeiro de sua fortuna e do seu fiel cachorro.

Contos de Machado

Além de romances, Machado de Assis escreveu vários contos importantes e que podem cair nas provas. Então não deixe de assistir a esta última videoaula:

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Simulado Literatura, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel