A Revolução Francesa – Resumo com Simulado Enem de História

Revise História com o simulado de Revolução Francesa que preparamos para você. Veja o que você sabe e reforce o que não souber, com resumo e videoaula sobre o tema.

A Revolução Francesa é um dos mais importantes marcos das relações políticas. Ela é tão destacada que, na lógica do eurocentrismo e da História do Ocidente, assinala a mudança do que chamamos de História Moderna para História Contemporânea. Veja um pequeno resumo e responda ao Simulado Enem Online.

A Revolução Francesa eclodiu em 1789, colocando fim num longo periodo denominado Antigo Regime, em que o poder na França esteve organizado nos séculos XVI, XVII, e até praticamento o final do século XVIII. Eram os tempos do Absolutismo.

O grande marco simbólico da Revolução Francesa é a ‘Queda da Bastilha’, ocorrida  no dia 14 de julho de 1789. A ‘Bastilha’ era o local onde os reis absolutistas confinavam os inimigos do Antigo Regime.  Veja na imagem uma representação da Queda da Bastilha.A invasão popular da antiga prisão sinaliza a chegada dos novos tempos com a Revolução Francesa.

O dito Antigo Regime determinava as relações sociais, políticas e econômicas desde o ocaso da Idade Média, concentrando o poder nas mãos dos Reis Absolutistas. Luís XVI era o rei da França. Ele foi deposto durante a Revolução Francesa. Em seguida foi preso e condenado à morte pelos revolucionários, sendo executado em 1793.

O Antigo Regime definia as bases do mercantilismo, mantendo privilégios com origens feudais para as duas classes sociais de elite, clero e nobreza.

Por sua vez, a França do século XVIII era o país mais populoso da Europa, com cerca de 24 milhões de habitantes distribuídos entre os três estamentos sociais, onde o terceiro estado literalmente bancava através do pagamento de tributos as despesas e “boa vida” das elites, isentas de impostos. Veja na imagem acima a pintura “A liberdade guiando o Povo”, de Eugene Delacroix, uma representação da ruptura que foi a Revolução Francesa em relação ao Antigo Regime.

No plano filosófico o Iluminismo, doutrina filosófica baseada em valores burgueses, fazia duras críticas ao Antigo Regime (Absolutismo e Mercantilismo) e aos antigos privilégios feudais, tornava-se cada vez mais popular entre a burguesia francesa.

Aula Gratuita sobre a Revolução Francesa com o professor Felipe, do Curso Enem Gratuito.

Então, gostou da aula? Veja a relação entre o Iluminismo e a Revolução Francesa.

A Revolução Francesa e o Iluminismo

No plano filosófico, o Iluminismo, doutrina filosófica baseada em valores burgueses, fazia duras críticas ao Antigo Regime (Absolutismo e Mercantilismo) e aos antigos privilégios feudais, tornava-se cada vez mais popular entre a burguesia francesa

. Veja aqui uma aula sobre o Iluminismo, para você perceber como a força daquela geração de pensadores formulou ideias que ajudaram a mudar o mundo: Os IluministasO estado fiscal da França pré-revolucionária era precário, a balança comercial do país permanecia constantemente desfavorável, ou seja, as despesas eram superiores as receitas em até 100 milhões de libras esterlinas anualmente.

Além disso, invernos rigorosos seguidos de secas igualmente prejudiciais afetavam diretamente a produção de alimentos, gerando um ambiente de fome e miséria extremas para a população mais pobre. Soma-se a isso a derrota francesa frente aos ingleses na Guerra dos 7 anos, causando perda de territórios coloniais importantes para a “saúde” financeira da França.

Não bastasse isso, o governo Francês investiu recursos financeiros e humanos no processo de independência dos Estados Unidos da América, colaborando para o endividamento do país.

Desta forma, o terceiro estado, que compunha a maioria da população francesa, uma vez que dos cerca de 24 milhões de franceses, apenas 120 mil pertenciam ao clero e por volta de 380 mil eram nobres, cada vez mais cobrava mudanças reais quanto ao sistema de tributação.Veja na imagem acima o Terceiro Estado carregando o Segundo e o Primeiro nas costas.

A nobreza e o clero possuíam o equivalente a 90% das terras, além de monopolizar a educação (clero), monopolizar os postos de oficiais do exército (nobres) e conservar outros privilégios sociais, como por exemplo a isenção de impostos.

Agora, vem responder o Simulado Enem de Revolução Francesa:

Revolução Francesa

.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja