Resumo da Revolução Francesa, com Simulado de História

Confira como foi a Revolução Francesa e tudo o que mudou a partir deste marco histórico. Veja o resumo que preparamos para você e responda ao Simulado Online. Teste o seu nível e aprenda o que não souber com aulas gratuitas. Vem, pra gabaritar no Enem!

A Revolução Francesa é um dos mais importantes marcos das relações políticas. Ela é tão destacada que, na lógica do eurocentrismo e da História do Ocidente, assinala a mudança do que chamamos de História Moderna para História Contemporânea. Na raiz dos pensamentos que levaram ao movimento está o Iluminismo. Veja agora no resumo da Revolução Francesa, com simulado.

A Revolução Francesa eclodiu em 1789, colocando fim num longo período denominado Antigo Regime. Naquela fase o poder na França estava concentrado na monarquia. Foi organizado assim nos séculos XVI, XVII, e até praticamento o final do século XVIII estava mantido.

O dito Antigo Regime determinava as relações sociais, políticas e econômicas desde o ocaso da Idade Média, concentrando o poder nas mãos dos Reis. Eram os tempos do Absolutismo.

Resumo da Revolução Francesa

O grande marco simbólico da Revolução Francesa é a ‘Queda da Bastilha’, ocorrida  no dia 14 de julho de 1789. A ‘Bastilha’ era o local onde os reis absolutistas confinavam os inimigos do Antigo Regime. Os revoltosos invadiram a Bastilha e libertaram os prisioneiros, como um ato em desfio ao Antigo Regime. Por isso você encontra o episódio no Resumo da Revolução Francesa.

Veja na imagem uma representação da Queda da Bastilha. Era uma prisão medieval e que tinha apenas sete prisioneiros encarcerados ali. Porém, o valor simbólico é que se tornou mais relevante para a revolta contra o Antigo Regime.  Resumo da Revolução FrancesaA invasão popular da antiga prisão sinaliza a chegada dos novos tempos com a Revolução Francesa. O evento repercutiu por toda a Europa como um marco de novos tempos. Nos registros históricos há também o nome de Tomada da Bastilha para o mesmo episódio.

Luís XVI era o rei da França no momento da Revolução Francesa. Ele foi deposto durante o movimento. Em seguida, foi preso e condenado à morte pelos revolucionários, sendo executado em 1793.

O Antigo Regime definia as bases do mercantilismo, mantendo privilégios com origens feudais para as duas classes sociais de elite, clero e nobreza.

Por sua vez, a França do século XVIII era o país mais populoso da Europa, com cerca de 24 milhões de habitantes distribuídos entre os três estamentos sociais, onde o terceiro estado literalmente bancava através do pagamento de tributos as despesas e “boa vida” das elites, isentas de impostos. Veja na imagem acima a pintura “A liberdade guiando o Povo”, de Eugene Delacroix, uma representação da ruptura que foi a Revolução Francesa em relação ao Antigo Regime.

No plano filosófico o Iluminismo, doutrina filosófica baseada em valores burgueses, fazia duras críticas ao Antigo Regime (Absolutismo e Mercantilismo) e aos antigos privilégios feudais, tornava-se cada vez mais popular entre a burguesia francesa.

Introdução à Revolução Francesa

Aula Gratuita sobre a Revolução Francesa com o professor Felipe Oliveira , do Canal do Curso Enem Gratuito.

Então, gostou da aula? Veja a relação entre o Iluminismo e a Revolução Francesa.

A Revolução Francesa e o Iluminismo

No plano filosófico, o Iluminismo, doutrina filosófica baseada em valores burgueses, fazia duras críticas ao Antigo Regime (Absolutismo e Mercantilismo) e aos antigos privilégios feudais, tornava-se cada vez mais popular entre a burguesia francesa.

A Crise Fiscal ajudou a derrubar a Monarquia

O estado fiscal da França pré-revolucionária era precário, a balança comercial do país permanecia constantemente desfavorável, ou seja, as despesas eram superiores as receitas em até 100 milhões de libras esterlinas anualmente.

Além disso, invernos rigorosos seguidos de secas igualmente prejudiciais afetavam diretamente a produção de alimentos, gerando um ambiente de fome e miséria extremas para a população mais pobre. Soma-se a isso a derrota francesa frente aos ingleses na Guerra dos 7 anos, causando perda de territórios coloniais importantes para a “saúde” financeira da França.

Não bastasse isso, o governo Francês investiu recursos financeiros e humanos no processo de independência dos Estados Unidos da América, colaborando para o endividamento do país.

Desta forma, o terceiro estado, que compunha a maioria da população francesa, uma vez que dos cerca de 24 milhões de franceses, apenas 120 mil pertenciam ao clero e por volta de 380 mil eram nobres, cada vez mais cobrava mudanças reais quanto ao sistema de tributação.Veja na imagem acima o Terceiro Estado carregando o Segundo e o Primeiro nas costas.

A nobreza e o clero possuíam o equivalente a 90% das terras, além de monopolizar a educação (clero), monopolizar os postos de oficiais do exército (nobres) e conservar outros privilégios sociais, como por exemplo a isenção de impostos.

O Iluminismo e a Revolução Francesa

Antes de responder ao Simulado sobre a Revolução Francesa veja este resumo simples e rápido sobre o Iluminismo com o professor Felipe, do canal Curso Enem Gratuito.

Somente assim você vai compreender porque o Lema da França passou a ser Liberdade, Igualdade, e Fraternidade.

Muito bom este resumo. Uma aula-show de verdade.

Conhecer o Iluminismo ajuda muito para você compreender como a Europa saiu da Idade Média para o Renascimento, tendo na sequência dos séculos seguintes um debate filosófico e político permanente que gerou o Iluminismo.

Os ideais iluministas estavam na raiz intelectual da Revolução Francesa, e entraram para a história com o lema Liberdade, Igualdade, e Fraternidade.

Paródia da Revolução Francesa

Agora é hora de se divertir aprendendo. Veja com o professor Felipe uma paródia bem engraçada sobre o que acontecia na França antes do movimento, e o que aconteceu durante o movimento. É uma canção que faz o resumo da Revolução Francesa.

Valeu aí aprender com bom-humor?

Agora, vem responder o Simulado Enem depois do resumo da Revolução Francesa:

 

Revolução Francesa

.

.
========

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel