A Revolução Francesa – Resumo com Simulado Enem de História

Revise História com o simulado de Revolução Francesa que preparamos para você. Veja o que você sabe e reforce o que não souber, com resumo e videoaula sobre o tema.

A Revolução Francesa é um dos mais importantes marcos das relações políticas. Ela é tão destacada que, na lógica do eurocentrismo e da História do Ocidente, assinala a mudança do que chamamos de História Moderna para História Contemporânea. Veja um pequeno resumo e responda ao Simulado Enem Online.

A Revolução Francesa eclodiu em 1789, colocando fim num longo periodo denominado Antigo Regime, em que o poder na França esteve organizado nos séculos XVI, XVII, e até praticamento o final do século XVIII. Eram os tempos do Absolutismo.

O grande marco simbólico da Revolução Francesa é a ‘Queda da Bastilha’, ocorrida  no dia 14 de julho de 1789. A ‘Bastilha’ era o local onde os reis absolutistas confinavam os inimigos do Antigo Regime.  Veja na imagem uma representação da Queda da Bastilha.A invasão popular da antiga prisão sinaliza a chegada dos novos tempos com a Revolução Francesa.

O dito Antigo Regime determinava as relações sociais, políticas e econômicas desde o ocaso da Idade Média, concentrando o poder nas mãos dos Reis Absolutistas. Luís XVI era o rei da França. Ele foi deposto durante a Revolução Francesa. Em seguida foi preso e condenado à morte pelos revolucionários, sendo executado em 1793.

O Antigo Regime definia as bases do mercantilismo, mantendo privilégios com origens feudais para as duas classes sociais de elite, clero e nobreza.

Por sua vez, a França do século XVIII era o país mais populoso da Europa, com cerca de 24 milhões de habitantes distribuídos entre os três estamentos sociais, onde o terceiro estado literalmente bancava através do pagamento de tributos as despesas e “boa vida” das elites, isentas de impostos. Veja na imagem acima a pintura “A liberdade guiando o Povo”, de Eugene Delacroix, uma representação da ruptura que foi a Revolução Francesa em relação ao Antigo Regime.

No plano filosófico o Iluminismo, doutrina filosófica baseada em valores burgueses, fazia duras críticas ao Antigo Regime (Absolutismo e Mercantilismo) e aos antigos privilégios feudais, tornava-se cada vez mais popular entre a burguesia francesa.

Aula Gratuita sobre a Revolução Francesa com o professor Felipe, do Curso Enem Gratuito.

Então, gostou da aula?

Agora, vem responder o Simulado Enem de Revolução Francesa:

Revolução Francesa

.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja