Sinais de Pontuação: veja aula gratuita com Simulado Enem de Gramática

Uma vírgula muda tudo, não é mesmo? Mas, você sabe como usar a vírgula de forma correta na Redação do Enem, e também para interpretar e responder as questões objetivas? Confira aula gratuita sobre os Sinais de Pontuação e depois teste seus conhecimentos com o Simulado Enem de Gramática!

Veja um resumo sobre os sinais de pontuação para mandar bem no Enem, no Encceja e nos Vestibulares. Confira o que mais cai, e depois responda as questões do Simulado para testar seu nível.

A resposta é bem simples: Os sinais de pontuação são recursos gráficos próprios da linguagem escrita eque  tentam reproduzir aquilo que fazemos oralmente através de pausas, entonações ou inflexões.

Os sinais de pontuação tentam reproduzir a riqueza melódica da oralidade. Obviamente isso não é totalmente possível. Mas, uma parte sim.

E, para transmitir corretamente os subtextos de uma mensagem é preciso dominar o uso dos sinais de pontuação para fazer com que o leitor compreenda corretamente aquela parte do texto que vai além das palavras.

A Vírgula (,):

  • A virgula é usada para:
  • a) separar termos que possuem mesma função sintática na oração: O menino berrou, chorou, esperneou e, enfim, dormiu, como no exemplo: Nessa oração, a vírgula separa os verbos.
  • b) isolar o vocativo: Então, minha cara, não há mais o que se dizer!
  • c) isolar o aposto: O João, ex-integrante da comissão, veio assistir à reunião.
  • d) isolar termos antecipados, como complemento ou adjunto. Exemplos: 1. Uma vontade indescritível de beber água, eu senti quando olhei para aquele copo suado! (antecipação de complemento verbal);  2. Nada se fez, naquele momento, para que pudéssemos sair! (antecipação de adjunto adverbial).
  • e) separar expressões explicativas, conjunções e conectivos: isto é, ou seja, por exemplo, além disso, pois, porém, mas, no entanto, assim, etc.
  • f) separar os nomes dos locais de datas: Brasília, 30 de janeiro de 2009.
  • g) isolar orações adjetivas explicativas: O filme, que você indicou para mim, é muito mais do que esperava.
  • h) veja exemplos onde a posição da vírgula muda todo o sentido: 1) Isso só ele resolve x Isso só, ele resolve; 2) Não queremos saber x  Não, queremos saber;  3) Não tenha clemência x Não, tenha clemência.
  • i) Gostou das surpesas da vírgula? Então, compartilhe esta aula com os colegas!

 Os Pontos

  • Ponto-final (.): É usado ao final de frases para indicar uma pausa total:
  • a) Não quero dizer nada.
  • b) Eu amo minha família.
  • c) E, o ponto finalvale também nas abreviaturas: Sr., a. C., Ltda., vv., num., adj., obs.

 

Ponto de Interrogação (?):

  • O ponto de interrogação é usado para:
  • a) Formular perguntas diretas: Você quer ir conosco ao cinema? Desejam participar da festa de confraternização?
    b) Para indicar surpresa, expressar indignação ou atitude de expectativa diante de uma determinada situação.
  • Veja os exemplos de uso do Ponto de Interrogação:
  • O quê? não acredito que você tenha feito isso! (atitude de indignação)
  • Não esperava que fosse receber tantos elogios! Será que mereço tudo isso? (surpresa)
  • Qual será a minha colocação no resultado do concurso? Será a mesma que imagino? (expectativa).

Ponto de Exclamação (!): Esse sinal de pontuação é utilizado nas seguintes circunstâncias:

a) Depois de frases que expressem sentimentos distintos, tais como: entusiasmo, surpresa, súplica, ordem, horror, espanto: Exemplos: Iremos viajar! (entusiasmo); Foi ele o vencedor! (surpresa); Por favor, não me deixe aqui! (súplica); Que horror! Não esperava tal atitude.  (espanto), Seja rápido! (ordem).

b) Depois de vocativos e algumas interjeições: Ui! que susto você me deu. (interjeição), Foi você mesmo, garoto! (vocativo).
c) Nas frases que exprimem desejo: Oh, Deus, ajude-me!

Observações dignas de nota:* Quando a intenção comunicativa expressar, ao mesmo tempo, questionamento e admiração, o uso dos pontos de interrogação e exclamação é permitido. Observe: Que que eu posso fazer agora?!

* Quando se deseja intensificar ainda mais a admiração ou qualquer outro sentimento, não há problema algum em repetir o ponto de exclamação ou interrogação. Note: Não!!! – gritou a mãe desesperada ao ver o filho em perigo.

Sinais de Pontuação

Ponto e vírgula (;): É usado para:

  • a) separar itens enumerados: A Matemática se divide em: geometria; álgebra; trigonometria; financeira.
    b) separar um período que já se encontra dividido por vírgulas:
  • Exemplos: Ele não disse nada, apenas olhou ao longe, sentou por cima da grama; queria ficar sozinho com seu cão.

Dois-pontos (:): É usado quando:

  • a) se vai fazer uma citação ou introduzir uma fala: Ele respondeu: não, muito obrigado!
    b) se quer indicar uma enumeração.
  • Exemplo: Quero lhe dizer algumas coisas: não converse com pessoas estranhas, não brigue com seus colegas e não responda à professora.

 Aspas (“”): São usadas para indicar:

  • a) citação de alguém: “A ordem para fechar a prisão de Guantánamo mostra um início firme. Ainda na edição, os 25 anos do MST e o bloqueio de 2 bilhões de dólares do Oportunity no exterior” (Carta Capital on-line, 30/01/09)
    b) expressões estrangeiras, neologismos, gírias: Nada pode com a propaganda de “outdoor”.

Reticências (…):

As Reticências são usadas para indicar supressão de um trecho, interrupção ou dar ideia de continuidade ao que se estava falando:

  • a) (…) Onde está ela, Amor, a nossa casa, O bem que neste mundo mais invejo? O brando ninho aonde o nosso beijo. Será mais puro e doce que uma asa? (…)
    b) E então, veio um sentimento de alegria, paz, felicidade…
    c) Eu gostei da nova casa, mas do quintal…

Parênteses ( ):

  • Os parênteses são usados quando se quer explicar melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicações.
  • Exemplo: Ele comeu, e almoçou, e dormiu, e depois saiu. (o e aparece repetido e, por isso, há o predomínio de vírgulas).

Travessão (–): O travessão é indicado para:

  • a) Indicar a mudança de interlocutor em um diálogo:
    – Quais ideias você tem para revelar?
    – Não sei se serão bem-vindas.
    – Não importa, o fato é que assim você estará contribuindo para a elaboração deste projeto.
  • b) Separar orações intercaladas, desempenhando as funções da vírgula e dos parênteses: Precisamos acreditar sempre – disse o aluno confiante – que tudo irá dar certo. Não aja dessa forma – falou a mãe irritada – pois pode ser arriscado.
    c) Colocar em evidência uma frase, expressão ou palavra: O prêmio foi destinado ao melhor aluno da classe – uma pessoa bastante esforçada.  Gostaria de parabenizar a pessoa que está discursando – meu melhor amigo.

Responda agora as questões do simulado:

Sinais de pontuação – Simulado

.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

 

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois desta prova sobre os sinais de pontuação, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel