Dedução matemática – Simulado Encceja

Veja como se garantir no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, com este simulado de Matemática que preparamos para você. Teste seus conhecimentos sobre dedução e outros temas relevantes que podem cair na prova e fique a um passo do seu diploma do Ensino Médio. Se você errar, têm dicas para estudar!

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma porta aberta para quem precisa conquistar o Certificado do Ensino Médio. Veja como mandar bem na prova com este simulado sobre Dedução matemática.

É importante que você conheça os procedimentos dos diferentes métodos científicos para conseguir estudar sem dificuldades.

Método científico, resumidamente falando, pode ser definido como uma rotina de procedimentos para averiguar uma ideia e chegar a uma conclusão cientificamente aceita. Existem vários tipos de métodos, mas podemos classificá-los em dois grupos principalmente: métodos dedutivos e métodos indutivos.

Veja o Método Dedutivo

No método dedutivo, o indivíduo faz uma série de observações sobre determinada ocorrência e deduz uma conclusão a partir dessas observações. Neste método, o pesquisador observa generalidades para chegar a conclusões para casos particulares. Podemos exemplificar os passos do método dedutivo da seguinte maneira: “todas as aves possuem penas, as galinhas têm penas, logos elas são aves.”

Você deve estar pensando “tudo bem, a conclusão está correta”. Mas, veja, se observação sobre as aves fosse a seguinte: “todas as aves voam, as galinhas não voam, logo elas não são aves”. Observe que a partir dessa observação generalizada chegamos a uma conclusão errônea sobre um caso em particular, pois as galinhas são aves, apesar de não voarem.

Sendo assim, o método dedutivo tem caído em desuso, uma vez que a dedução de uma conclusão a partir de observações depende da interpretação de cada indivíduo.

Veja o resumo que preparamos para você sobre o Método Indutivo.

Esse método é praticamente o oposto do método dedutivo. No método indutivo várias hipóteses são testadas, observando um número razoável de casos particulares para chegar a uma conclusão generalizada.

No Método Indutivo a hipótese é testada a partir de uma série de etapas e experimentos controlados para chegar a determinada conclusão.

As principais etapas do método indutivo são: observação de um fato; formulação de um problema ou uma “pergunta” para algo que precisa ser explicado; elaboração de hipóteses ou respostas possíveis para o problema levantado; realização de experimentos para testar a hipótese ou as diferentes hipóteses; análise dos resultados seguida de conclusão a partir dos dados coletados.

Dessa maneira, segue-se um certo padrão, que valida os resultados e coleta uma série de dados que podem corroborar para comprovar as conclusões. Por tal motivo, o método indutivo é o mais utilizado atualmente.

Atenção: Para explicar suas conclusões a partir de fenômenos observados, os cientistas utilizam leis e teorias. É importante saber as principais diferenças entre esses termos, veja só:

Leis: As leis são generalizações que descrevem fenômenos regulares que se repetem sob determinadas condições. Podemos ter como exemplo as Leis de Mendel, que descrevem mecanismo de hereditariedade.

Teorias: Muitas pessoas utilizam o termo “teoria” como sinônimo para “hipótese”, o que está errado – cientificamente falando. Hipótese é o termo utilizado para uma possível resposta, não necessariamente correta, para explicar determinado fenômeno.

Já o termo “teoria”, cientificamente falando, é utilizado para designar um conjunto de leis, conceitos e modelos para explicar variados fenômenos. Um exemplo de teoria é o conjunto de conhecimentos obtidos por Darwin para explicar a evolução.

Agora, resolva o Simulado Encceja de Matemática para você se dar bem na hora da prova e garantir o Certificado do Ensino Médio! Veja:

Dedução – Simulado Encceja Matemática

.

Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o Certificado do Ensino Médio pela prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Veja como participar para alcançar este objetivo e depois fazer a Faculdade.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Baixe as apostilas gratuitas disponibilizadas pelo MEC clicando aqui:

Encceja: Apostilas Gratuitas para tirar o Certificado do Ensino Médio

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma:

Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular. Tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.Encceja

Como é o Exame de Certificação do Ensino Médio:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. É como se fosse o conhecimento aplicado às coisas da vida, do cotidiano. Os conteúdos da prova de Certificação do Ensino Médio são praticamente os mesmos do Enem, mas com foco no dia a dia. Curso Enem GratuitoVeja aqui o Curso Enem Online, gratuito, que têm os mesmos conteúdos do Encceja, e ajuda você a conquistar o Certificado do Ensino Médio para seguir adiante. Confira também os Simulados do Encceja, mais abaixo nesta página.

Quantos pontos precisa para passar no Encceja?

Não é nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. A nota máxima é de 180 pontos, e se você fizer pelo menos 100, já passou. É como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos. Não é difícil. E, na Redação, a nota vai até 10, e você passa com 5 (cinco).

As  30 questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro Áreas do Exame são de contextualização dos conteúdos científicos relacionados ao desenvolvimento na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.  As Áreas de conteúdo são as mesmas do Enem: Linguagens; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e, Matemática.  E, a redação é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos. Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Como fazer a inscrição no Encceja?

É tudo muito simples para tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis.  Veja aqui o site oficial de informações do Encceja.  As inscrições podem ser feitas neste link.inscrições do Encceja O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação.