O Pensamento Mítico – Resumo de Filosofia Enem com Simulado

No princípio era o caos, segundo a narração mítica sobre a origem do mundo. E, as narrativas da criação variam conforme a origem mítica na religião, etnias ou região. Veja no resumo.

Veja diferença entre Mito e Superstição, assista a uma aula gratuita sobre a Origem da Filosofia, e depois responda às questões do Simulado. Vale para o Enem, o Encceja, e os vestibulares.

Os Mitos têm como característica fazer parte de como um determinado grupo cultural (étnico, religioso, geográfico, etc.) constrói e reproduz para os seus membros explicações sobre a origem do universo, da vida, ou de aspectos relacionados com a fertilidade, a virilidade, os ciclos da natureza entre outros fenômenos.

A mitologia grega, por exemplo, tem em cada um dos seus ‘deuses’ do Olimpo uma representação de aspectos psicológicos do comportamento humano ou de uma força da natureza. Por outro lado, as Superstições ocorrem no universo das crendices populares, sem ancoragem em construções simbólicas, culturais ou filosóficas para o entendimento da vida.

Mitos
Filosofia Enem

Não passar por baixo de uma escada por medo de azar, é superstição. Achar que ver um gato preto cruzar uma rua de noite também dá azar, é mera superstição. A crença popular de que a sexta-feira 13 é um dia maldito, portanto, é mera superstição. Afinal, a superstição ocorre ao depositar uma crença em maus presságios, a temer coisas inócuas ou por criar associações sem base lógica a partir de eventos ou coincidências fortuitas.

Os mitos fazem parte da história do mundo, fazem parte do que chamamos de herança cultural. Um dos grande estudiosos contemporâneos sobre os Mitos foi o psicólogo norte-americano Joseph Cambpel (foto abaixo).

Campbel trouxe os Mitos para mais próximo à vida cotidiana ao mostrar como utilizamos diversos mitos para desenhar a nossa trajetória de vida.

Ele é autor do clássico livro ‘A Jornada do Herói’, que serviu de inspiração para construir a trama e o perfil psicológico dos personagens principais da série de filmes Guerra nas Estrelas. No Brasil, a psicóloga Theresa Crhistina Oliveira Coimbra (foto acima) coordena a Mesa Redonda da Fundação Jospeh Campblel para os estudos sobre Mitos.

oseph-Cambel-Theresa-Coimbra

Para Joseph Campbell os Mitos não seriam assim tão distantes, no campo das explicações para a compreensão de fenômenos não alcançáveis pela razão.

Mitos fornecem pistas para a a sensação real de estarmos vivos, com ressonância na realidade mais íntima de cada pessoa para o encontro do que se procura dentro de cada um. A saga do herói, por exemplo, envolve a superação de obstáculos e mesmo perdas ao longo do caminho para alcançar o objetivo.

Por outro lado, a literatura clássica sobre Mitos os colocam na esfera da “A herança cultural de um povo. Um conjunto de valores transmitidos, através do processo de socialização entre gerações, e que são característicos da identidade de um povo.

Desta forma, de um modo dinâmico vai sendo criada por uma interação de diferentes elementos geográficos, ambientais, sociais e outros fatores externos e que, de uma perspectiva antropológica, irá afetar os modos de ser, pensar e agir de uma pessoa.” Fonte: http://heranculturais.blogspot.com.br/

Os Mitos e a Filosofia

Mas, você deve estar se perguntando: O que os mitos têm a ver com a filosofia? A resposta é TUDO! Já explico o por que: Que o ser humano é curioso por natureza já sabemos. Em outras palavras essa vontade de conhecer/entender é inato a ele, faz parte da sua natureza.Hoje se temos alguma dúvida, qualquer dúvida, temos vários meios de informação (internet, livros, mídia, escola, as próprias pessoas e por aí vai) para encontrar a resposta/explicação de que precisamos, porém na antiguidade não era assim, ou melhor, não era totalmente assim.

Então, quando o homem tinha dúvidas, essas dúvidas eram respondidas através das religiões existentes naquela época, e o meio pelo qual se dava essa explicação eram os mitos (do grego MYTHÓS: “discurso, mensagem palavra, assunto, invenção, lenda, relato imaginário”) as famosas histórias fantasiosas acerca das ações dos deuses.

Que fique claro, os mitos foram criados com um único objetivo: explicar algo ou alguma coisa que estivesse tirando a paz desses homens.

Aula Gratuita: A Origem da Filosofia

Veja agora com o professor Alan, do canal Curso Enem Gratuito uma aula -resumo sobre a Origem da Filosofia. Depois, teste seu nível no Simulado Online.

Responda agora às questões do Simulado Enem Online:

Simulado Pensamento Mítico

.

Veja aqui aulões gratuitos de Filosofia:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel