O Sistema Solar – resumo de Geografia com Simulado Online

Confira um resumo rápido sobre as características do Sistema Solar, a ordem dos Planetas, e os fenômenos dos Meteoros que se "queimam" ao entrar na Atmosfera da Terra. Veja a aula gratuita e teste seus conhecimentos no Simulado de Geografia.

O Sistema Solar é o conjunto formado pelo Sol e todos os corpos celestes que estão atraídos pela sua força gravitacional. A energia do Sol é gerada através da fusão de hidrogênio em hélio.

Hoje, o Sistema Solar conta com 8 planetas, ordenados a partir da distância em que estão do Sol,  contados da menor para a maior. Durante muitos anos Plutão era considerado um planeta também.

Porém, em 2006, após várias discussões, Plutão foi reclassificado para a condição de um planeta anão. Cabe ressaltar, que desde 1930, Plutão era considerado um planeta, porém, com as características e tamanho não tão semelhantes aos planetas, foi “rebaixado” à planeta anão.

Os Planetas e a distância do Sol:

  1. Mercúrio – 57,9 milhões de km
  2. Vênus – 108,2 milhões de km
  3. Terra – 149,6 milhões de km
  4. Marte – 227,9 milhões de km
  5. Júpiter – 778,3 milhões de km
  6. Saturno – 1 bilhão e 430 milhões de km
  7. Urano – 2 bilhões e 870 milhões de km
  8. Netuno – 4 bilhões e 500 milhões de km

O Sistema Solar, de acordo com a teoria mais aceita hoje em dia, teve origem a partir de uma nuvem molecular que, por alguma perturbação gravitacional, entrou em colapso e formou a estrela central, enquanto seus remanescentes geraram os demais corpos.Em sua configuração atual, todos os componentes descrevem órbitas praticamente elípticas ao redor do Sol, constituindo um sistema dinâmico onde os corpos estão em mútua interação mediada sobretudo pela força gravitacional.

A sua estrutura tem sido objeto de estudos desde a antiguidade, mas somente há cinco séculos a humanidade reconheceu o fato de que o Sol, e não a Terra, constitui o centro do movimento planetário.

Desde então, a evolução dos equipamentos de pesquisa, como telescópios, possibilitou uma maior compreensão do sistema solar.

Entretanto, detalhes sem precedentes foram obtidos somente após o envio de sondas espaciais a todos os planetas, que retornam imagens e dados com uma precisão nunca antes alcançada.

Aula Gratuita sobre o Sistema Solar

Confira com o professor Rafael Carrieri um resumo show sobre o nosso Sistema Solar. Ele é do Curso Enem Gratuito. Veja:

Aprendeu com o resumo do prof. Carrieri? Ele é mesmo muito show.

Tecnologia de Exploração do Espaço

Mesmo com todo o avanço tecnológico, ainda não se tem ideia exata de quantos corpos celestes existem, mas ainda são considerados incontáveis. Os meteoroides são os que mais preocupam a Terra, pois quando entram na atmosfera terrestre, entram em combustão, mudando a sua nomenclatura para meteoros.

Essa combustão é o sistema de defesa da Terra, mas alguns asteroides chegam a superfície do planeta. Você encontra diversos vídeos no Youtube mostrando a entrada de pequenos meteoroides na atmosfera da terra, provocando um grande clarão pela queima que acontece. Veja o que aconteceu no Rio Grande do Sul, em 2018:

Lembrando, que a maior parte da superfície terrestre é formada por oceanos, então, a maior parte dos meteoroides que não se queimam totalmente durante a entrada em nossa atmosfera viram “meteoritos”, e acabam caindo nos oceanos.

E aí, ficou alguma dúvida? Acompanhe as videoaulas a seguir. Entenda A Origem do Universo e o Sistema Solar, com o professor Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito. Depois responda os exercícios do Simulado Enem de geografia. Bons estudos!.

A teoria do Big Bang é aceita pelas ciências. E você, também está no Big Bang, ou é adepto das teorias Criacionistas? Coloque a sua opinião no Facebook da Rede Enem para debater com a galera. Agora, responda ao Simulado Online.

Agora, teste o seu nível nas questões do Simulado Enem & Encceja

 

Sistema Solar

.

.
.===========================

Veja aqui aulões gratuitos de Geografia:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja