O Sistema Solar e a ordem dos planetas: resumo com simulado

Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são os mais próximos do Sol. Veja todos os planetas, o Big Bang na origem do universo, e os fenômenos dos Meteoros que se "queimam" ao entrar na Atmosfera terrestre.

O Sistema Solar é o conjunto formado pelo Sol e todos os corpos celestes que estão atraídos pela sua força gravitacional. A energia do Sol é gerada através da fusão nuclear  de hidrogênio em hélio, com forte liberação de energia.

Hoje, o Sistema Solar conta com 8 planetas, ordenados a partir da distância em que estão do Sol,  contados da menor para a maior. Durante muitos anos Plutão era considerado um planeta também.

Porém, em 2006, após várias discussões, Plutão foi reclassificado para a condição de um planeta anão. Cabe ressaltar, que desde 1930, Plutão era considerado um planeta. Porém, ele tinha características e tamanho que não tão semelhantes aos planetas. Resultado: foi rebaixado em 2006.

A Ordem dos Planetas e a distância do Sol:

  1. Mercúrio – 57,9 milhões de km
  2. Vênus – 108,2 milhões de km
  3. Terra – 149,6 milhões de km
  4. Marte – 227,9 milhões de km
  5. Júpiter – 778,3 milhões de km
  6. Saturno – 1 bilhão e 430 milhões de km
  7. Urano – 2 bilhões e 870 milhões de km
  8. Netuno – 4 bilhões e 500 milhões de km

O Sistema Solar, de acordo com a teoria mais aceita hoje em dia, teve origem a partir de uma nuvem molecular que, por alguma perturbação gravitacional, entrou em colapso e formou a estrela central, enquanto seus remanescentes geraram os demais corpos.Em sua configuração atual, todos os componentes descrevem órbitas praticamente elípticas ao redor do Sol, constituindo um sistema dinâmico onde os corpos estão em mútua interação mediada sobretudo pela força gravitacional.

O Sistema Solar

A sua estrutura tem sido objeto de estudos desde a antiguidade, mas foi somente há cinco séculos que a humanidade reconheceu o fato de que o Sol, e não a Terra, constitui o centro do movimento planetário. Muitas pessoas morreram queimadas no fogueira ao defender que a Terra é que girava ao redor do Sol.

O caso mais emblemático é de Giordano Bruno, um frade, queimado vivo numa praça em Roma, sob ordens da Igreja Católica, por defender o Heliocentrismo – o Sol como o centro do nosso Sistema, e não a Terra.

Porém, menos de um século após a morte de GirdanoBruno Galileu Galilei, com uma luneta aperfeiçoada, obteve as provas de observação para confirmar o Heliocentrismo. Ele foi punido pela Igreja com o “silêncio obsequioso”, sendo condenado a morar em local reservado e sem poder difundir suas ideias.

Porém, a ciência já tinha os dados de Galileu, queos tinha deixado escritos, e eles foram difundisos independente da censura da Igreja. O Sitema Solar, enfim, estava comprovado.

Desde então, a evolução dos equipamentos de pesquisa, como telescópios, possibilitou uma maior compreensão do sistema solar.

Entretanto, detalhes sem precedentes foram obtidos somente após o envio de sondas espaciais a todos os planetas, que retornam imagens e dados com uma precisão nunca antes alcançada.

Aula Gratuita sobre o Sistema Solar

Confira com o professor Rafael Carrieri um resumo show sobre o nosso Sistema Solar. Ele é do Curso Enem Gratuito. Veja:

Aprendeu com o resumo do prof. Carrieri? Ele é mesmo muito show.

Tecnologia de Exploração do Espaço

Mesmo com todo o avanço tecnológico, ainda não se tem ideia exata de quantos corpos celestes existem, mas ainda são considerados incontáveis. Os meteoroides são os que mais preocupam a Terra, pois quando entram na atmosfera terrestre, entram em combustão, mudando a sua nomenclatura para meteoros.

Essa combustão é o sistema de defesa da Terra, mas alguns asteroides chegam a superfície do planeta. Você encontra diversos vídeos no Youtube mostrando a entrada de pequenos meteoroides na atmosfera da terra, provocando um grande clarão pela queima que acontece.

Lembrando, que a maior parte da superfície terrestre é formada por oceanos, então, a maior parte dos meteoroides que não se queimam totalmente durante a entrada em nossa atmosfera viram “meteoritos”, e acabam caindo nos oceanos.

A Origem do Universo e o Sistema Solar

E aí, ficou alguma dúvida sobre o Sistema Solar? Acompanhe a videoaula a seguir, com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito.

Entenda A Origem do Universo e o Sistema Solar, com o professor Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito. Depois responda os exercícios do Simulado Enem de geografia. Bons estudos!.

A teoria do Big Bang é aceita pelas ciências. E você, também está no Big Bang, ou é adepto das teorias Criacionistas? Coloque a sua opinião no Facebook da Rede Enem para debater com a galera.

Agora, depois do resumo sobre A Origem do Universo, e responda ao Simulado Online.

Agora, teste o seu nível nas questões do Sistema Solar no Simulado Enem & Encceja

Sistema Solar

.

.
.===========================

Veja aqui aulões gratuitos de Geografia:

O Sistema Solar

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Curso Enem Gratuito

 

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem

. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito. Agora, é com você.

 

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Parabéns, você chegou ao final da revisão sobre o Sistema Solar

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel