Resumo com Simulado Enem: o ciclo das Grandes Navegações

Resumo com Enem sobre o Ciclo das Grandes Navegações e as consequências históricas. Os países "descobridores" estabeleceram colônias em diversos continentes. Aqui, foi o Brasil Colônia de Portugal.

O Tema das Descobertas que ocorreram no Ciclo das Grandes Navegações, com as rotas maritimas dos oceanos Atlântico e Pacífico nos séculos XV e XVI mudou  a geografia do planeta. A Europa passou a ser o “Velho Mundo”, e as três Américas, passaram a ser o “Novo Mundo”.

Veja no resumo o que você precisa sa er sobre as  Grandes Navegações e outros temas relacionados ao Colonialismo que os países “descobridores” estabeleceram nas Américas e na África.

O Ciclo das Grandes Navegações

Imagine uma Europa totalmente distinta da que conhecemos hoje, uma Europa de mais de cinco séculos atrás. As nações muçulmanas ocupavam a Península Ibérica e muitas divisas territoriais ainda eram baseadas no direito feudal.

A nobreza detinha privilégios políticos, a Igreja Católica era a religião soberana no Ocidente e nem sequer havia indústrias. Porém, este não era um cenário consolidado.

Transformações políticas, econômicas e culturais vinham manifestando a passagem da Idade Média para a Modernidade. Portugal e Espanha conseguiram após longos séculos romper com o domínio muçulmano, e despontaram como hábeis navegadores nos tempos das caravelas.

Expansão Marítima e Descobertas

Nesta aula, o professor Felipe foca na Península Ibérica, pois ao falar sobre as Grandes Navegações estamos nos referindo a Portugal e Espanha.

Confira agora no resumo do canal do Curso Enem Gratuito  uma aula-show sobre o ciclo das grandes navegações.

O período em que ocorre as grandes navegações é marcado por uma grave crise econômica na Europa. É a chamada crise do século XIV, marcada pela peste negra, pela Guerra dos Cem anos, por ciclos de fome e revoltas camponesas.

A mortalidade foi altíssima na Europa, e isso provocou uma retração do mercado europeu. Além disso, temos aqui uma escassez de metais preciosos para a cunhagem de moedas.

Busca de novos mercados

Diante desse colapso econômico na Europa, havia a necessidade da busca por novos mercados. E estes novos mercados estavam na África (ouro, marfim e escravos) e também no Oriente (especiarias e artigos de luxo).

Agora, para alcançar esses novos mercados, era preciso navegar por novos mares, o Atlântico e o Índico! Eles também precisavam de um patrocinador para essas navegações (que poderiam trazer lucro, porém incerto).

Nesse caso, quem financiou foi o Estado Moderno – que também se consolidou nesse momento (como Inglaterra e França).

Responda para testar o que sabe. Se errar, têm dicas para estudar!

 

Simulado de História

.

.
Mandou bem no simulado sobre o Ciclo das Grandes Navegações.

Dicas para fazer o seu Simulado Enem de História

Existem três maneiras muito eficientes de estudar utilizando o simulado. Mas para isto, você precisa ser sincero sobre um assunto: você já estudou essas questões?

Caso não tenha estudado, aqui seguem as aulas de referência para as questões que você vai ver:

1) Teorias da História: as linhas de interpretação abordadas no Enem

2) A pré-história: o que pode cair na sua prova

3) A expansão marítima e o “achamento” do Brasil

4) O Período Pré-Colonial (1500-1530) e o “Ciclo do Pau-Brasil” 

5) A economia açucareira 

O Ciclo das grandes navegações - simulado enem

Agora, sobre estas duas maneiras.

A primeira seria você estudar as aulas e depois fazer o simulado, descobrir o que você conseguiu absorver do conteúdo. E caso você erre, sempre pode revisar.

Uma segunda maneira, é testar ver o que você já lembra, o que não recomendamos se você estudou pouco.

E finalmente uma terceira forma, que eu particularmente considero muito eficiente. Você pode abrir as questões e pesquisar a resposta. “Mas isso é colar!” –  alguns poderiam dizer, mas te garanto que essa questão iria fixar muito bem, e contaria como um belo estudo!

Não importa o caminho que você escolha, desde que você se empenhe. Escolha o que encaixar melhor com seu ritmo, e bons estudos!!

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. notas de corte do enem horizontal

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel