Temas da Redação do Encceja confirmam Problemática Social

Para o Ensino Médio o tema da última prova foi “Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil”. E, para o diploma do Ensino Fundamental, foi “Abandono afetivo do idoso no Brasil". Veja os temas dos anos anteriores, e as dicas das professoras Mercedes Bonorino, e Daniela Garcia. Tudo pra você também mandar bem.

Durante as aulas gratuitas de preparação para a redação do Encceja realizado agora em agosto de 2021 as professoras do Blog do Enem, do Curso do Encceja, e do Curso Enem Gratuito reforçaram que os temas da Redação do Encceja seriam sobre uma problemática nacional, de natureza social. Elas acertaram, e estão de parabéns!

Essa tem sido a tendência dos temas de redação do Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos. Tanto nas provas para a Certificação do Ensino Fundamental, quanto para a Certificação do Ensino Médio.

Foi dentro desta perspectiva que as professoras Mercedes Bonorino, autora da série especial de Redação do Curso do Encceja, e Daniela Garcia, autora da série de aulas do Curso Enem Gratuito para o Encceja, prepararam os estudantes.

Temas da redação do Encceja

Mercedes e Daniela orientaram para observar e refletir a problemática apresentada no tema dentro do contexto da sociedade, da realidade do país.

E, para buscar uma alternativa de encaminhamento para o problema que considerasse políticas públicas e mudanças de cultura ou de atitude na sociedade.

Políticas Públicas, mudanças de cultura e de atitude

Para justificar as políticas públicas ou as mudanças de cultura ou de atitude, que na elaboração dos argumentos, no Desenvolvimento da Redação, que os participantes colocassem uma construção de “causa e consequência”, mostrando aspectos da origem do problema, o que naturalmente possibilitaria uma ligação com a proposta de intervenção apresentada na conclusão.

Veja a lista dos temas recentes da Redação do Encceja, e depois confira as aulas das professoras Mercedes e Daniela com as dicas essenciais da Redação do Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos.temas da redação do Encceja

Temas recentes da Redação do Encceja

Ensino Médio:

  • 2022 – Desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente
  • 2020 – Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil
  • 2019 – A organização do tempo e o acesso às redes sociais
  • 2018 – Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador
  • 2017 – A questão da adoção de crianças e adolescentes no Brasil

Ensino Fundamental

  • 2022 – O papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil
  • 2020 – Abandono afetivo do idoso no Brasil
  • 2019 – Novas formas de consumo consciente
  • 2018 – Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira
  • 2017 – A importância da vacinação para a saúde pública

As dicas certeiras da professora Daniela

Veja como fazer a Redação do encceja:

  1. O tipo de texto pedido pelo Encceja é o texto dissertativo-argumentativo. Sendo assim, você precisa saber o que é dissertar e o que é argumentar.  Dissertar é comentar sobre algum problema.
  2. A prova vai te trazer algum problema, que é a temática da redação, geralmente alguma questão social que vem sendo discutida atualmente.
  3. A primeira coisa que você precisa fazer é comentar sobre o problema trazido pela prova.
  4.  Além disso, você precisa opinar sobre o problema levantado. Para opinar, você precisa utilizar a língua na forma padrão. Além disso, não pode escrever em primeira pessoa, ou seja, usando “eu acho que…”.

 Como organizar o texto?

  1. Basicamente, você vai dividir seu texto em 4 parágrafos: introdução, dois parágrafos de desenvolvimento e conclusão.
  2. Você tem entre 5 e 30 linhas para escrever o texto, mas tente sempre usar o máximo de linhas possível!
  3. Na introdução, você vai mencionar o tema (o problema que a prova trouxe) e dizer o que você acha desse tema.
  4. Além disso, nesse parágrafo você precisa apresentar duas razões para você achar o que acha.

As dicas do Curso de Redação do Encceja

Faça a sua inscrição gratuita para ter acesso a um e-book completo, com um guia de estudos passo a passo para elaborar a redação do Encceja.  Veja aqui a inscrição gratuita no Curso do Encceja.

  1. De modo geral, dissertar significa falar, discutir, debater, refletir, informar alguém a respeito de um assunto.
  2. A dissertação é um tipo de texto verbal em prosa, ou seja, é estruturado por períodos e por parágrafos (diferentemente de um poema ou de uma música, por exemplo, os quais são estruturados em versos e estrofes).
  3. A estrutura da dissertação deve apresentar, no mínimo, três parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  4. Com relação aos aspectos qualitativos, a dissertação pressupõe a capacidade do autor em expor, refletir, analisar e interpretar fatos, informações e opiniões a respeito de um determinado tema.

Veja agora as dicas da professora Mercedes

A professora Mercedes Bonorito preparou um curso completo pra você. Começo, meio e fim, com tudo o que você precisa aprender para mandar bem na Redação do Encceja. Acompanhe com ela:

O que é uma Dissertação?

  1. A dissertação é a base estrutural de vários gêneros discursivos que têm, entre outras finalidades, refletir e informar alguém a respeito de um assunto.
  2. O objetivo da dissertação é informar o leitor a respeito de um assunto, expor dados, pesquisas e opiniões de profissionais que possam esclarecer os leitores sobre o tema na sociedade.
  3. O autor da dissertação tem condições de analisar o eixo temático, expondo pontos positivos e negativos a respeito do assunto para que, assim, o leitor informe-se e posicione-se individualmente.
  4. Isso significa que não há opinião pessoal do autor na dissertação, mas sim elementos que possam contribuir para que o leitor reflita criticamente e formule seus pontos de vista.

Curso Gratuito do Encceja 2022

Você vai encarar o próximo Encceja, para tirar o seu Diploma do Ensino Médio, ou o Diploma do Ensino Fundamental? Então, a dica da hora é fazer já a sua matrícula gratuita no Curso do Encceja 2022.

O Curso é 100% grátis, e têm aulas e simujlados de todas as matérias das provas objetivas, e a orientação completa para a redação do Encceja também.  Inscrições abertas. Faça agora a sua  inscrição gratuita no Curso do Encceja.

Veja como é o Curso do encceja, com as dicas da professora Juliana Evelyn Santos, coordenadora pedagógica da Rede Enem

Agora, é com você!

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Apostilas Encceja, Encceja, Simulado Ciências Humanas, Simulados Encceja Tags:
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel