Resumo com Exercícios de Tipologia Textual

Treine para a prova de Linguagens do Enem com o Resumo de Português e a lista de Exercícios de Tipologia Textual!

Exercícios de Tipologia Textual são bem importantes para conquistar um bom desempenho tanto no Enem quanto nos vestibulares. Dessa forma, preparamos um resumo e separamos uma lista completa com exercícios do tema para você chegar ainda mais preparados nos seus exames. Mas antes, que tal conferir um resumo?

Resumo de Tipologia Textual

A Tipologia Textual nada mais é do que uma classificação dos textos que temos. Sendo assim, todos os textos verbais e não-verbais se enquadram em um dos exemplos da Tipologia Textual. Abaixo, temos as 5 classificações utilizadas:

  • Narrativo
  • Descritivo
  • Expositivo
  • Argumentativo
  • Injuntivo

Vamos conhecer cada um desses tipos textuais abaixo.

Tipo textual narrativo

Podemos definir a narração como uma modalidade textual em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Existem vários exemplos de texto narrativos que podemos citar aqui, como os contos, a notícia, piadas, ata de reunião de condomínio, entre outros.

Descritivo

Quando, por exemplo, dentro de uma narrativa há a descrição da personagem ou da sua roupa, temos o tipo textual descritivo. Além disso, podemos citar outros exemplos como uma lista descrevendo os seus itens, um relatório de uma empresa que seja descritivo, entre outros.

Expositivo

É aquela que vai expor e informar sobre um assunto, por exemplo, uma notícia informando a crise hídrica que ocorre no Brasil. Portanto, as notícias e reportagens entram no tipo textual expositivo. Notou que a notícia apareceu aqui e também no tipo Narrativo? É justamente porque um texto pode ter mais de uma tipologia! Então fique atento sempre durante a sua leitura.

Argumentativo

Um exemplo de texto argumentativo clássico é a sua redação do Enem. Afinal, dentro desta construção textual você terá que argumentar e dar a sua opinião sobre o tema pedido. Além disso, um artigo de opinião e um editorial de jornal também se enquadram nessa tipologia.

Injuntivo

Por fim, o texto injuntivo tem como objetivo fazer você tomar uma decisão ou uma ação. Ela também é chamada de texto instrucional. Exemplo: um cartaz pedindo para você se vacinar e utilizar máscara. Ou seja, está te convidando para tomar uma ação. Além disso, a propaganda também é um ótimo exemplo de texto injuntivo.

Aula sobre Tipologia Textual

Agora que você já revisou o tema, que tal conferir a aula da prof. Mercedes sobre o tema?

Lista de exercícios de Tipologia Textual

.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel