Resumo de Física sobre Escalas Termométricas, com simulado

Conversões entre escalas Celsius, Kelvin, e Fahrenheit também podem cair no Enem e vestibulares. Teste o que sabe sobre as escalas termométricas com o Simulado Enem Online de Física. Vem revisar o conteúdo com a gente para se dar bem na prova!

Quer se dar bem no Enem e nos demais vestibulares? Veja um resumo online com aulas gratuitas sobre Escalas Termométricas, e depois responda às 10 questões  do simulado que selecionamos para você sobre dominar ponto de fusão e ponto de ebulição nas diversas escalas, e como fazer a conversão entre elas.

Temperatura – Todos os corpos são formados por átomos e moléculas que se apresentam em um constante estado de vibração, ou seja, têm energia cinética.ponto de fusão destacadaA temperatura é a grandeza física escalar que associamos à energia cinética média das partículas constituintes dos corpos.

Dica importante sobre Escalas Termométricas:

Quanto maior o “grau de agitação” das partículas, maior será a energia cinética média delas e maior a temperatura do corpo, em todas as medições, independente da escala utilizada.

O que é o Termômetro

O termômetro é o aparelho usado para medir, de maneira indireta, a temperatura dos corpos. Em qualquer termômetro, uma temperatura é associada a cada valor de uma grandeza física variável.

Essa grandeza física variável é chamada grandeza termométrica e pode ser, por exemplo, a altura de uma coluna de mercúrio, a pressão de um gás, a resistência elétrica de um condutor ou a luminosidade do filamento incandescente dentre outras, dependendo apenas do tipo de termômetro.

O termômetro de tubo de vidro

O termômetro de tubo de vidro é constituído, basicamente, por um tubo de vidro com diâmetro interno da ordem de décimos de milímetro (tubo capilar) e um reservatório (denominado bulbo) contendo um líquido (geralmente mercúrio ou um álcool com corante).aula01_fig01.jpgNeste tipo de termômetro, a grandeza termométrica utilizada é a altura ou o comprimento da coluna de líquido no interior do tubo de vidro. Então, para cada valor da coluna de líquido associamos um determinado valor de temperatura.

Pontos fixos – Ponto do Gelo e Ponto do Vapor

Os pontos fixos são estados térmicos com temperaturas bem definidas usados para a calibração de um termômetro. Ao se calibrar um termômetro devemos utilizar dois pontos fixos.

No caso do termômetro de tubo de vidro utilizamos o ponto do gelo PG (temperatura de fusão do gelo sob pressão normal) e o ponto do vapor PV (temperatura de ebulição da água sob pressão normal).aula1_fig2.png

Sobre as Escalas Termométricas

Confira agora uma introdução ao tema das Escalas Termométricas com o professor Marcelo, do canal do Curso Enem Gratuito.

As dicas do professor Marcelo:

  1. A medição da temperatura foi algo muito pesquisado por cientistas a partir do século XVII. Após Galileu Galilei, em 1631, inventar o aparelho termoscópio a ar, esses dispositivos foram se tornando cada vez mais sofisticados e precisos.
  2. O uso do termômetro para medir a temperatura fundamenta-se no fato de que, após algum tempo em contato, o sistema e o termômetro adquirem a mesma temperatura, isto é, alcançam o equilíbrio térmico.
  3. Várias escalas termométricas surgiram desde então. As utilizadas hoje são três: A escala de Celsius, a de Fahrenheit e a de Kelvin. É sobre isso que o prof Marcelo vai falar pra você na aula acima. Vale a pena ver uma, duas, três vezes.

 

Atualmente são usadas três escalas termométricas:

  1. a escala Celsius;
  2. a escala Fahrenheit –ambas relativas–; e,
  3. a escala absoluta Kelvin.

Dicas sobre Escalas Termométricas: Qualquer escala absoluta, como a Kelvin, associa o valor 0 (zero) ao estado de energia cinética mínima das partículas que constituem o corpo.

A figura a seguir mostra essas três escalas, assim como as temperaturas adotadas, em cada uma delas, para o primeiro e para o segundo ponto fixo.imagem sobre escalas termométricasPara relacionar as temperaturas entre duas ou mais escalas termométricas devemos estabelecer uma relação de proporcionalidade entre o número de divisões (graus) de cada trecho da escala e o número de divisões (graus) no intervalo fundamental, entre os pontos fixos).

Para estas três escalas termométricas, teremos:aula01_fig01.jpg

Resumo final sobre Escalas Termométricas

Sobre Escalas Termométricas Arbitrárias – Veja como resolver questões assim nas provas de Física:

Com o Simulado Enem Online de Física sobre escalas termométricas você garante o sucesso na hora da prova. Se errar, têm dicas para estudar. Ao final, você confere o seu desempenho e pode compartilhar o resultado com os amigos.

Simulado

Sobre Escalas termométricas

.

.
==

Veja aqui aulões gratuitos de Física:simulado enem sobre Escalas Termométricas

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois desse simulado sobre escalas termométricas, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel