República Velha – Aula gratuita com Simulado Enem de História

Veja como foi o início da República no Brasil. Logo após o final do Império os militares assumiram os dois primeiros mandatos de presidente da República com os Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

Veja como era a política e o exercício do poder no Brasil  República antes de Getúlio Vargas assumir a presidência em 1930. Tudo mudou em relação ao que era o país desde 1889 e até 1929. Confira.

Em 15 de novembro de 1889 com a derrubada da monarquia pelos militares tem início no Brasil a chamada República Velha, com a presidência do Marechal Deodoro da Fonseca. Este período é também denominado de Primeira República.

Há também a denominação de República da Espada, compreendendo os ciclos do presidente Deodoro da Fonseca e do também presidente militar Floriano Peixoto.

Você sabia que este período da História Política do Brasil (1889 a 1930) se divide em dois momentos distintos? Não? Então preste atenção!

Tomando como referência o controle político do Estado brasileiro é possível identificar duas fases distintas: a República da Espada (1889-1894) e a República Oligárquica ou República do Café com Leite (1894-1930). Esta divisão sintetiza o conjunto de forças que encabeçaram o golpe de 15 de novembro de 1889 composto por líderes militares e civis. Os dois períodos estão contidos na República Velha.

Fique atento! O golpe de 15 de novembro de 1889 que derrubou a Monarquia e deu início à República não contou com a participação popular, mas com o apoio de três grupos políticos: o grupo dos grandes proprietários rurais, o grupo dos militares e o grupo formado de segmentos variados da população urbana.

Os revoltosos liderados pelo militares eram formados por pequenos proprietários, profissionais liberais, jornalistas, professores e estudantes.História EnemA ilustração ao lado de Ângelo Agostini retrata o reconhecimento da república brasileira pelo governo da França em 14 de junho de 1890. Nela vemos a bandeira francesa à esquerda e a bandeira brasileira, à direita.

Para realizar a transição do Império para a República os líderes do movimento compuseram um Governo Provisório sob a chefia do marechal Deodoro da Fonseca.

Deodoro compôs o seu ministério com civis e militares que estavam em alta na cena nacional naquele período:

  • Rui Barbosa – ministro da Fazenda;
  • Quintino Bocaiúva – ministro das Relações Exteriores;
  • Campos Sales – ministro da Justiça;
  • Benjamin Constant – ministro da Guerra;
  • Wandenkolk – ministro da Marinha;
  • Demétrio Ribeiro – ministro da Agricultura;
  • Aristides Lobo – ministro do Interior.

 

A Constituição de 1891 –  Para consolidar o novo regime os membros desse governo reconheciam a necessidade de instituir uma nova Constituição que deveria ser elaborada por uma Assembléia de representantes do povo. A primeira Constituição da República e a segunda do Brasil foi promulgada no dia 24 de fevereiro de 1891.

A nova lei foi aprovada por uma Assembléia Constituinte composta em sua maioria por representantes dos senhores de terra e militares.Observe alguns pontos estabelecidos pela lei:

  • O Brasil passou a ser uma república presidencialista, organizada em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário;
  • As antigas províncias transformaram-se em estados, organizados numa república federativa;
  • Estabeleceu-se o voto direto e universal para os cidadãos maiores de 21 anos e alfabetizados. Mendigos, praças (militares que não tinham patente de oficial), religiosos e mulheres não podiam votar.

 

  • A Igreja separou-se do Estado. Deixou de existir uma religião oficial no Brasil. Instituiu-se o casamento civil e a liberdade de culto para todas as crenças religiosas;
  • Determinou-se o caráter leigo (não religioso) do ensino ministrado nos estabelecimentos públicos;
  • Extinguiu-se a pena de morte;
  • O Brasil passou a se chamar República dos Estados Unidos do Brasil.

 

Atenção: o ideal federativo tanto almejado pelas elites agrárias está presente não apenas na autonomia regional, mas também no nome do país, de uma República Federativa!

Aula Gratuita sobre a República Velha

– Que tal agora aprender um pouco mais sobre este conteúdo? Assista à revisão do Curso Enem Gratuito!

 

Faça agora o Simulado da República Velha

Simulado República Velha

.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem.

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja