República Velha: Aula gratuita e simulado de História

Estude as características da República Velha no Brasil, o período que foi da Proclamação da República em 1889 até o início do governo de Getúlio Vargas. Logo após o final do Império, os militares assumiram os dois primeiros mandatos de presidente da República com os Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

A República Velha no Brasil

Veja como era a política e o exercício do poder no Brasil nos primeiros anos após a proclamação da república. No período conhecido como República Velha ou Primeira República, os dois primeiros presidentes foram militares. Com a chegada do primeiro presidente civil, o Prudente de Morais, começaria uma política que ficaria conhecida como “café com leite”. Leia a aula e resolva o simulado para entender mais!

Em 15 de novembro de 1889, com a derrubada da monarquia pelos militares, teve início no Brasil a chamada República Velha. Este período é também denominado de Primeira República. A partir da proclamação da república, foi estabelecido um governo provisório com o Marechal Deodoro da Fonseca como presidente.

Tomando como referência o controle político do Estado brasileiro é possível identificar duas fases distintas. A primeira delas foi a República da Espada (1889-1894) e a segunda foi República Oligárquica ou República do Café com Leite (1894-1930). Essa divisão sintetiza o conjunto de forças que encabeçaram o golpe de 15 de novembro de 1889 composto por líderes militares e civis. Os dois períodos estão contidos na República Velha.

Ilustração representando a república brasileira ao lado da francesa - República velha.
A ilustração de Ângelo Agostini retrata o reconhecimento da república brasileira pelo governo da França em 14 de junho de 1890. Nela, vemos a bandeira francesa ao lado da bandeira brasileira.

Apesar de sairmos de uma monarquia  para uma república, o golpe de 15 de novembro de 1889 não contou com a participação popular. Ele foi realizado por três grupos políticos: grandes proprietários rurais, militares e segmentos variados da população urbana. Neste último grupo estavam presentes pequenos proprietários, profissionais liberais, jornalistas, professores e estudantes.

Entenda melhor como foi a proclamação da república com a videoaula do Curso Enem Gratuito:

O governo do Marechal Deodoro da Fonseca

Para realizar a transição do Império para a República, os líderes do movimento compuseram um Governo Provisório. Ele foi presidido por um membro do Exército, o marechal Deodoro da Fonseca. Assim, o primeiro presidente da República Velha compôs o seu ministério com civis e militares que estavam em alta na cena nacional:

  • Rui Barbosa – ministro da Fazenda;
  • Quintino Bocaiúva – ministro das Relações Exteriores;
  • Campos Sales – ministro da Justiça;
  • Benjamin Constant – ministro da Guerra;
  • Wandenkolk – ministro da Marinha;
  • Demétrio Ribeiro – ministro da Agricultura;
  • Aristides Lobo – ministro do Interior.

Como era preciso consolidar o novo regime, os membros desse governo reconheciam a necessidade de instituir uma nova Constituição. As leis deveriam ser elaborada por uma assembleia de representantes do povo, a Assembleia Constituinte. Portanto, a primeira Constituição da república e a segunda do Brasil foi promulgada em fevereiro de 1891.

Ilustração representando a Assembleia Constituinte de 1891 - república velha
Ilustração representando a Assembleia Constituinte de 1891.

A nova lei foi aprovada por uma Assembléia Constituinte composta em sua maioria por latifundiários e militares. Observe alguns pontos estabelecidos pelas leis da República Velha:

  • O Brasil passou a ser uma república presidencialista, organizada em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
  • As antigas províncias transformaram-se em estados, organizados numa república federativa.
  • Estabeleceu-se o voto direto e universal para os cidadãos maiores de 21 anos e alfabetizados. Mendigos, praças (militares que não tinham patente de oficial), religiosos e mulheres não podiam votar.
  • A Igreja separou-se do Estado. Deixou de existir uma religião oficial no Brasil. Instituiu-se o casamento civil e a liberdade de culto para todas as crenças religiosas.
  • Determinou-se o caráter leigo (não religioso) do ensino ministrado nos estabelecimentos públicos.
  • Extinguiu-se a pena de morte.
  • O Brasil passou a se chamar República dos Estados Unidos do Brasil.

Aproveite para ver a aula gratuita sobre a Constituição de 1891

O governo de Floriano da Fonseca

Juntamente à Assembleia Constituinte, ocorreram eleições indiretas para a presidência. Deodoro foi eleito como presidente e continuou no cargo. O Marechal Floriano Peixoto foi eleito como seu vice-presidente. Apesar de ter obtido a maior parte dos votos, Deodoro possuía tendências monarquistas e autoritárias e enfrentou dificuldades em governar. Por isso, não chegou a concluir seu mandato, abdicando do cargo.

Dessa forma, quem assumiu seu lugar Floriano Peixoto, que ficou conhecido como marechal de ferro. A alcunha teve origem no autoritarismo com que governou, reprimindo duramente diversas revoltas contra o governo. A principal delas foi a Revolta Federalista, que iniciou em 1893 no Rio Grande do Sul. Seu mandato teve fim com as eleições em 1894, quando Prudente de Morais foi eleito e deu início à segunda fase da República Velha.

Para relembrar como foi esta fase seguinte, assista à aula do prof. Felipe sobre a República Oligárquica:

Faça agora o Simulado da República Velha:

Simulado República Velha

.

Depois de terminar de resolver as questões, escolha mais um Simulado para fazer

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Após estudar a República Velha, faça mais um Simulado Enem para treinar para as provas e revise os assuntos das questões que você errar. Afinal, testando seus conhecimentos com questões do Enem e vestibulares você corrige as suas falhas e aumenta as chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica, é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos. Nas universidades mais concorridas, as notas de corte do Enem para esses cursos passam de 800 pontos. Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. notas de corte enemCurso Enem Gratuito

Além desta coleção de provas do Simulado Enem Online, nossa equipe de professores criou também um curso gratuito. Ele possui um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação. Além disso, ainda tem um plano de estudos para você conseguir se organizar.Tudo isso está disponível gratuitamente no Curso Enem Gratuito.

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel