Veja os tempos da República da Espada. História Enem

Revise sobre o período conhecido como República Velha. Tire todas suas dúvidas de História para o vestibular e no Enem. Veja a presidência dos militares Deodoro da Fonseca, e Floriano Peixoto. Foi a República da Espada. Confira abaixo.

Brasil República – Os tempos do Governo Provisório do Marechal Deodoro da Fonseca e depois com Floriano Peixoto ficaram conhecidos como a República da Espada.  O ciclo durou de 1889 até 1894. Foi o início da República Velha. 

Vamos entender primeiro os antecedentes da Proclamação da República. Confira no resumo do canal do Curso Enem Gratuito, com a professora Ana Cristina Peron:

Após a Proclamação da República, em 1889, foi instituído o governo provisório de Deodoro da Fonseca. Este período foi denominado República da Espada, pois o país foi governado por militares. Este governo dissolveu as estruturas imperiais e denominou as províncias de estados. Deodoro nomeou o Primeiro Ministério da República.Presidentes Militares no começo da RepúblicaCom a troca da moeda do ouro para títulos da dívida pública, houve o aumento da inflação. A política de encilhamento, criada por Rui Barbosa, trouxe aumento dos preços dos gêneros de primeira necessidade, atingindo a economia dos setores populares urbanos, provocando rebeliões e manifestações de protesto.

A Constituição de 1890

 Em junho de 1890, foi formada uma Assembléia Constituinte para a elaboração de uma nova constituição para a República. Havia dois grupos políticos lutando pelo poder: os militares positivistas e o republicanos históricos. O primeiro grupo, era caracterizado pela defesa de um governo forte e autoritário. Já o segundo grupo, era representado pela burguesia cafeeira, que desejava um governo descentralizado.

A constituição foi inspirada pela Constituição norte-americana, que defendia a autonomia dos estados, marcando a descentralização reivindicada pelos cafeicultores. Por essa razão, o país foi denominado Estados Unidos do Brasil.

O Congresso Nacional convoca eleições através do voto direto, para novo presidente. É importante ressaltar que neste momento, apenas os homens alfabetizados poderiam votar.

As eleições ocorreram com os candidatos Prudentes de Morais, do lado dos republicanos históricos, contra Deodoro da Fonseca, do lado dos militares positivistas. A vitória ficou com Deodoro, porém a vice-presidência ficou com o Marechal Floriano Peixoto, da oposição.História Enem Foto oficial de Deodoro da Fonseca, de 1889, presidente do Brasil entre 1889 e 1891. 

O Sistema Eleitoral na Primeira República

Confira com o professor Dudu Volpato, do canal do Curso Enem Gratuito, como eram as regras eleitorais na época. Você vai compreender expressões como “voto de cabresto, ou “voto de curral”.  Confira o ciclo de vai de 1889 até 1930.

Deodoro tenta fechar o congresso

Em 1891, Deodoro lançou o chamado Manifesto à Nação, que nada mais era do que um golpe de Estado, que pretendia dissolver a Câmara e o Congresso. Com esta atitude, boa parte dos militares deixou de apoiar Deodoro, o que acabou resultando na sua renúncia em 23 de novembro de 1891.

100 anos depois… Anote aí para ver também a ‘Nova República’, que é o ciclo inaugurado em 1985 no Brasil. Após o fim da Ditadura Militar de 1964 o país volta à democracia. Veja aula sobre a Nova República, até chegar ao Impeachment de Dilma Rousseff em 2016.

nova república
Veja a história da ‘Nova República’

O governo de Floriano Peixoto

– Assumiu, portanto, Floriano Peixoto. Este contava com grande apoio do Exército e do Partido Republicano Paulista. Possuía também apoio popular, pois representava uma possibilidade de reforma social.

Floriano soube aproveitar este momento de popularidade, tomando medidas importantes como intervir no mercado da carne, baixando o seu preço. Ao mesmo tempo em que Floriano contava com forte apoio, contava também com forte oposição.

Durante o seu governo, vale destacar dois grandes movimentos: A Revolução Federalista, que ocorreu no Rio Grande do Sul, onde disputavam os chimangos e os maragatos. E a Revolta da Armada, que eclodiu em 1893, no Rio de Janeiro, na qual Floriano conseguiu derrotar os rebeldes.

figura_19.jpg Foto oficial do Marechal Floriano Peixoto, presidente do Brasil entre 1891 e 1894.

Os republicanos paulistas deram apoio à Floriano durante as rebeliões do Sul e do RJ. Para manter o poder e a autoridade do presidente, organizaram o Partido Republicano Federal, em 1893, que lançou a candidatura de Prudente de Morais. Este foi eleito pelos votos do equivalente a 6% da população brasileira, considerando que os demais 94% não podiam votar.

Saiba mais sobre a República Velha nesta aula do prof. Felipe, do Curso Enem Gratuito. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios do Blog do Enem – Resolva e compartilhe seu raciocínio e as respostas.

Questão 01 – Quais foram as revoltas ocorridas durante o governo de Floriano Peixoto?

a) Revolução Federalista e Revolta da Armada;

b) Revolta de Canudos e Revolução Praieira;

c) Revolta da Chibata e Revolta do Contestado;

d) Revolução Federalista e Coluna Prestes;

e) Revolta da Armada e Revolta do Forte de Copacabana.

Questão 02 – “Policarpo era um patriota; monarquista conservador, foi ardoroso defensor do governo (forte) de Floriano a favor do qual engajou-se na luta contra a Armada rebelada. Acabou preso, condenado e executado. Teve um triste fim.” (Afonso H. Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo Quaresma). O período da República referido no texto é:

a) a República da Espada.    b) o Estado Novo.    c) a República dos Coronéis.    d) a República Nova.    e) a Fase Populista.

Questão 03 – Seu texto, bastante inspirado na Constituição dos Estados Unidos, adotava os princípios liberais tradicionais: maior equilíbrio entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, maior autonomia para os Estados (as antigas províncias), separação entre o Estado e a Igreja. O direito de voto foi estendido a todos os homens maiores de 21 anos. Não votavam os analfabetos, os soldados, nem as mulheres. Estamos falando da Constituição de

a) 1822    b) 1824    c) 1891    d) 1934    e) 1937

Questão 04 – Proclamada a República inicia-se um novo período na História política do Brasil: “A República Velha ou Primeira República”.  A respeito dos primórdios da República é correto afirmar. A fase e o primeiro presidente da República foram respectivamente:

a) República Oligárquica e  Hermes da Fonseca

b) República da Espada e Deodoro da Fonseca

c) República da Espada e Floriano Peixoto

d) República Oligárquica e  Prudente de Morais

e) República da Espada e Campos Sales.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Dicas do Blog do Enem

Dica 1 – Estude sobre o Período Regencial, o momento histórico de muitos conflitos social e revoltas separatista em mais esta aula de História Enem. Veja aqui.

Dica 2 – Revise tudo sobre o Brasil Império aqui em mais esta aula preparatória para a prova de História Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio
Dica 3 – Relembre tudo sobre a Segunda Revolução Industrial aqui nesta aula preparatória para a prova de História Enem. Estude com o Blog do Enem e fique preparado!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel