Parnasianismo – Resumo com Simulado de Literatura

Veja Olavo Bilac e o compromisso dos parnasianistas com excelência da forma, com a beleza da métrica na rima perfeita. Confira o resumo gratuito com o simulado para testar o seu nível para mandar bem na Literatura do Enem, do Encceja, e dos vestibulares. Vem!

O Parnasianismo é uma manifestação poética que ocorre na mesma época do Realismo no Brasil. Mas, foi apenas na linha do tempo que eles compartilharam a existência. Os dois movimento não mantinham praticamente nada em comum. Veja:

Originado na França, o Parnasianismo esteticamente se considera a “arte pela arte”, ou “a arte sobre a arte”, com os poetas distantes das transformações do fim do século XIX e começo do século XX. No Brasil o grande destaque foi Olavo Bilac com as clássicas estrofes de Ora (direis) ouvir estrelas… Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura;
Ouro nativo, que, na ganga impura,
A bruta mina entre os cascalhos vela..

O novo jeito estético é manifestado a partir do fim da década de 1870, indo até a Semana de Arte Moderna (em certos casos foi além de 1922 e, inclusive hoje em dia, pode-se notar resquícios característicos do parnasianismo em muitos sonetos contemporâneos).

A Certidão de Nascimento do Parnasianismo no Brasil tem a data de 1882, com a obra de Teófilo Dias. Veja os registros:

Início: Fanfarras, de Teófilo Dias, em 1882
Contexto histórico:
Contemporâneo do Realismo – Naturalismo

Características do Parnasianismo: Estilo especificamente poético, desenvolveu-se junto com o Realismo – Naturalismo. A maior preocupação dos poetas parnasianos é com o fazer poético. Arte pela arte. Poesia descritiva sem conteúdo; vocabulário nobre; objetividade.

Os poetas parnasianos são considerados “os mestres do passado”. Por suas manias de precisão foram criticados severamente pelos poetas do 1º Tempo Modernista.
Destacou-se:
Olavo Bilac (poeta representante do Parnasianismo) – Profissão de Fé.

Aula Gratuita: O Parnasianismo na Literatura Brasileira

Veja um resumo simples e rápido sobre o Parnasianismo no Brasil. O professor Rollo, do canal Curso Enem Gratuito, deu um show. Veja:

Gostou do resumo? Muito bom!

As Características do Parnasianismo

A poética parnasiana, posicionada contra o comportamento romântico, se baseava no binômio objetividade temática/oculto da forma: a primeira surge negando o sentimentalismo romântico, tentando alcançar a impassibilidade, assim como a impessoalidade.

A oposição ao subjetivismo decadente era resultado de uma poesia universalista, cheia de descrições objetivas e impessoais. Já o racionalismo, que foi retomado junto das formas perfeitas da Antiguidade Clássica, fez com que surgisse uma poesia voltada para a filosofia, porém bastante artificial.

Sobre a produção literária, são conhecidos escritores como Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac. O culto da forma tem-se como característica mais marcada da poética parnasiana. Sua forma fixa representada pelos sonetos, a métrica dos versos chamados alexandrinos, ou seja, 12 sílabas poéticas, além dos decassílabos perfeitos.

A rima, empregada com perfeição, é rica e clara. Todas essas características se contrapõem aos versos livres e brancos. Resumindo, como afirma Olavo Bilac, é o endeusamento da Forma:

Quero que a estrofe cristalina. 

Dobrado ao jeito

Do ourives, saia da oficina

Sem um defeito..

Assim, procedo. Minha pena

Segue esta norma.

Por te servir, Deusa Serena.

Serena Forma.

Importante: o Parnasianismo é, na poesia, o que a prosa é no Realismo. Ou seja, se opõe ao estilo romântico, pois buscava a perfeição na forma e trabalhava temas universais.

Então, leve em conta que, o Parnasianismo, como poesia realista, tem as seguintes características:

  • Poesia aristocrática
  • A arte é luxo
  • Rigor formal
  • Panteísmo
  • O poeta descreve
  • Volta à cultura clássica
  • Poema frio
  • Positivismo
  • Impassividade
  • Afastamento
  • Preferência pelo soneto
  • Aniquilamento do eu
  • A beleza do poema está na forma

Não deixe de exercitar o conteúdo! Abaixo seguem alguns exercícios para colocar em prática o tema desse post:

Simulado Parnasianismo

.

.
====

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.  Agora que você já revisou o Parnasianismo, escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel