Fórmula Empírica e Molecular – Veja como calcular. É Química Enem.

Você lembra como encontrar a proporção dos átomos em uma substância? E a sua fórmula molecular? Vamos relembrar? O Enem está aí! E no final, tem Simulado Enem Online com apenas 10 questões para você testar o que aprendeu! Não deixe de estudar!

A análise da composição de uma substância desconhecida nos permite determinar quais elementos (análise qualitativa) que constituem a molécula e em qual proporção os átomos se encontram (análise quantitativa) na mesma.

fórmula empírica e molecular

É possível fazermos uma análise quantitativa de uma substância através da sua fórmula empírica e molecular.

Mas o que é mesmo a fórmula molecular de uma substância? – A fórmula molecular nos indica o número de átomos de cada elemento que compõe a molécula ou espécie química da substância, bem como e proporção entre eles.

Veja a Fórmula Molecular

Por exemplo: A molécula do peróxido de hidrogênio é formada por dois átomos de hidrogênio e dois átomos de oxigênio. Portanto e sua fórmula molecular é: H2O2

Mas como é possível calcular a fórmula molecular de uma substância? – Para a determinação da fórmula molecular é necessário primeiro obter fórmula empírica dessa mesma substância.

Ops! Fórmula Empírica? Complicou agora?  Que nada o blog do Enem esclarece para você.

Fórmula EmpíricaA fórmula empírica (ou mínima) indica a proporção, em menores números inteiros, entre os átomos dos elementos que formam as substâncias.

Por exemplo: Na glicose (C6H12O6) a proporção dos átomos é de um átomo de carbono, para dois de hidrogênio, para um de oxigênio, ou seja, CH2O (1:2:1).

 

É importante salientar que este tipo de fórmula não é suficiente para identificar uma substância.

Há casos em que a fórmula mínima de uma substância corresponde à fórmula molecular de outra. E há substâncias que podem apresentar a mesma fórmula mínima. Veja no quadro abaixo:

Fórmula Mínima

Veja que a fórmula mínima CH2O é a mesma para todas as substâncias, isto é, ela  expressa que, em todos os casos, os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio estão presentes nas fórmulas moleculares em uma relação de 1:2:1. Além disso, o único que apresenta a fórmula molecular igual à fórmula empírica é o formaldeído.

Complicou? Assista a vídeoaula do Biolugia e veja como calcular a fórmula mínima e molecular de uma substância, não fique para trás!

Achou difícil? O blog do Enem preparou quatro passos para você calcular a de forma simples, confira!

Fórmula Mínima

Quer ver exemplos ?

Assista agora a uma super videoaula de exercícios e explicações da Khan Academy com  o professor Salman Khan e fique fera!

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Dica 2 – Não lembra o que é fórmula percentual? Acesse o link: http://www.brasilescola.com/quimica/formula-percentual-ou-centesimal.htm e não fique  com dúvidas!
Dica 3 – Acesse os links: http://exercicios.brasilescola.com/quimica/exercicios-sobre-formula-minima-ou-empirica.htm#resposta-2652, http://exercicios.brasilescola.com/quimica/exercicios-sobre-formula-molecular.htm#resposta-2763 e faça vários exercícios sobre cálculo de fórmula empírica e fórmula molecular.

Lembrou como fazer o cálculo da fórmula molecular de uma substância? Que tal agora um desafio?

(PUCCamp-SP) Em 0,5 mol de quinina, substância utilizada no tratamento de malária, há 120 g de carbono, 12 g de hidrogênio, 1,0 mol de nitrogênio e 1,0 mol de átomos de oxigênio. Pode-se concluir que a fórmula molecular da quinina (massa molar  = 324 g/mol) é:

a)    C20H12N2O2
b)    C20H24N2O2
c)    C10H12NO
d)    C10H6N2O2
e)   C3H6NO

Resposta: B

Responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Química e teste o que aprendeu:

Fórmula Empírica e Molecular

.

Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula sobre Fórmula Empírica foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .