Classificação das Substâncias Químicas: cai no Enem e nos vestibulares. Veja!

Hora de cair na real: as Substâncias químicas são moléculas, que podem ser representadas por fórmulas, como a água, H2O. As substâncias químicas são formadas por Elementos Químicos, ou seja, aqueles que integram a tabela periódica. Você já sabe tudo, ou topa uma revisão? – Vem! 

  • Para começar o ‘esquenta’ do seu cérebro em relação à classificação das Substâncias químicas, grave bem que existem dois tipos de substâncias:
  • Substâncias Simples; e,
  • Substâncias Compostas.

 

Substâncias simples: São aquelas formadas por um único elemento químico. Podemos ainda classifica-las em três grupos: Monoatômicas, diatômicas e triatômicas.

  1. Monoatômicas: São substâncias formadas por um único átomo, como é o caso do Helio (He), do Ferro (Fe) e do Alumínio (Al);
  2. Diatômicas: São substâncias formadas por dois átomos como o Oxigênio (O2) e do hidrogênio (H2);
  3. Triatômicas: São aquelas substâncias formadas por três átomos como por exemplo o Ozônio (O3).

Veja as Substâncias Compostas:

O estudo da Química denomina por Substâncias Compostas aquelas cujas moléculas são formadas por dois ou mais elementos químicos ou íons. substâncias iônicas

Dentro as muitas substâncias compostas existentes, temos como exemplos a água, que é formada por dois hidrogênios e um oxigênio e também o dióxido de carbono (gás carbônico) formado por por um átomo de carbono e dois átomos de oxigênio.

Veja mais alguns exemplos de substâncias químicas compostas. Fique ligado! Cai no Enem e também nos vestibulares.substâncias quimicas

Dica do blog – Relembre as principais unidades de medidas mais utilizadas nas questões de química dos vestibulares de todo Brasil e no Enem. Acesse o nosso link e veja tudo sobre as unidades e suas conversões. Aproveite essa oportunidade! https://blogdoenem.com.br/unidades-de-medidas-quimica/Unidades de Medidas Químicas

Você lembra o que é alotropia? Vamos relembrar. 

Alotropia é quando o mesmo elemento químico pode originar substâncias diferentes. Substâncias químicasVocê pode observar o fenômeno da Alotropia na imagem acima: o Carbono que tem como formas alotrópicas o grafite, o diamante e o fulereno.

 

O mesmo fenômeno  alotrópico também pode ocorrer com outros elementos, como o Oxigênio, nas formas de O2, parte do ar disponível na atmosfera e O3 (ozônio).Substâncias químicas

 

Aula Gratuita sobre as Substâncias Químicas

Entenda mais sobre as substâncias químicas e sua classificação assistindo a uma videoaula de exercícios muito interessante do Kuadro. Vamos lá! É para você sair na frente!

 

Saiba mais sobre as substâncias químicas assistindo ao vídeo do professor Sobis do Curso Enem Gratuito e fique ainda mais por dentro desse assunto. Não deixe de conferir! Cai nas provas dos vestibulares e também no Enem!

Agora um desafio para você sobre substâncias químicas!

(Ufac) Com relação às substâncias O2, H2, H2O, Pb, CO2, O3, CaO e S8, podemos afirmar que:

a) todas são substâncias simples.
b) somente O2, H2 e O3 são substâncias simples.
c) todas são substâncias compostas.
d) somente CO2, CaO e S8 são substâncias compostas.
e) as substâncias O2, H2, Pb, O3 e S8 são simples..

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel