A Sociologia como Ciência: resumo com simulado Enem

Veja a origem histórica da Sociologia como Ciência. Entenda o propósito de estudar, analisar, compreender e de explicar os fatos sociais a partir de uma estruturação de pensamento social. Veja Auguste Comte; Durkheim; Karl Marx; e Max Weber.

Se você pensar a Sociologia como ciência,  logo vai se questionar sobre a sua data de nascimento. Olhando por este prisma, sim,a Sociologia é um  área do conhecimento, de fato, muito recente se comparada com a história, o direito e a filosofia. A filosofia, grande mãe das ciências humanas e sociais que conhecemos hoje, remonta de séculos antes de Cristo. Nasceu na Antiga Grécia faz milênios.

A Sociologia como ciência

Diferentemente da filosofia, que nasceu olhando para o infinito do Cosmos, e buscando as explicações sobre a origem do Universo, a origem da terra, a natureza das coisas, e de uma explicação para a vida, a Sociologia como ciência social surge para pensar a a sociedade humana em seu funcionamento e suas relações.

A finalidade científica da sociologia enquanto área do conhecimento é a de ser capaz de pensar a sociedade em termos científicos e, portanto, práticos e objetivos.

A origem da Sociologia

Na origem desta acepção está o francês Auguste Comte (1798-1857), que no século XIX foi  ele um dos pioneiros na área. Ele foi o autor do pensamento positivista, que consitia em partir dos princípios e fenômenos das ciências naturais para tentar compreender e organizar o funcionamento da sociedade.

Vem daí a proposição de “Ordem e Progresso”. Mas isso levou Comte a cometer alguns equívocos. A física social, criada por Comte, e que depois se tornará a Sociologia, se constrói, neste primeiro momento, como uma ciência quantitativa, na qual os dados de pesquisa seriam capazes de construir teorias precisas sobre a sociedade. Para isso, a análise dos dados deveria ser prática, objetiva.

Contudo, Auguste Comte se utiliza dos princípios das ciências naturais para analisar os fenômenos sociais e isso o levou a alguns equívocos. A física social, criada por Comte, que depois se tornará a Sociologia, se constrói, neste primeiro momento, como uma ciência quantitativa, na qual os dados de pesquisa seriam capazes de construir teorias precisas sobre a sociedade. Para isso, a análise dos dados deveria ser objetiva.

Histórico da Sociologia

Confira agora com a professora Heloísa Helô, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo especial da Sociologia Como Ciência.

As dicas da professora Heloísa:

  1. O que é Sociologia?
  2.  Contexto histórico do surgimento da Sociologia;
  3. Revolução Industrial e Revolução Francesa: veja os impactos no surgimento da Sociologia;
  4.  Augusto Comte, Iluminismo e Positivismo;
  5.  Émile Durkheim: o primeiro sociólogo;
  6.  Karl Marx e sua visão crítica ao capitalismo;
  7.  Veja no vídeo acima estes seis tópicos destacados como importantes para você compreender a sociologia como ciência.

 

Revolução Industrial & Sociologia como ciência

A Revolução Industrial e todo o pensamento da época impulsionaram o surgimento das Ciências Sociais e da Sociologia como ciência. Vamos refrescar a memória sobre o tema?

A Sociologia e o Trabalho

Veja com a professora Anna Amorim como foi que os grandes teóricos da Sociologia contribuíram com as suas análises e proposições para analisar a organização das sociedades. Confira o pensamento de Emile Durkheim; de Karls Marx; e de Max Weber.

As dicas da professora Anna:

  1. As contribuições de Marx, Weber e Durkheim influenciaram profundamente a consolidação do pensamento sociológico na Europa e no mundo.
  2. Um tema sobre o qual os três autores escreveram foi o trabalho e as relações que o envolvem!
  3. Aproveite esta aula sobre a teoria do trabalho dos pais da sociologia (ou “os três porquinhos da sociologia”, como alguns gostam de chamá-los!) para entender melhor esse conteúdo tão importante não só para o Enem, mas para a sua vida! 😉

 

Se você tiver dificuldade em responder alguma questão do simulado, têm dicas para estudar. Teste agora o que sabe sobre o surgimento da Sociologia como Ciência e garanta o acerto na hora da prova!

A Sociologia como Ciência

.

.

=

A sociologia como ciência

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel