Exercícios sobre degradação ambiental

Teste o que sabe de Geografia com a lista de questões sobre degradação ambiental que preparamos para você. Confira nosso resumo e videoaulas para não errar nas provas!

Os danos ao meio ambiente estão entre os temas mais frequentes das provas do Enem. E eles podem ser cobrados em diferentes provas, como de Ciências Humanas e da Natureza. Aproveite para testar os seus conhecimentos com nossa lista de exercícios sobre degradação ambiental e faça uma rápida revisão com nosso resumo de Geografia!

Resumo sobre degradação ambiental

Degradação ambiental é a deterioração do ambiente, de seus nichos, hábitats e biodiversidade por conta de qualquer perturbação ou alteração causada pelos seres humanos, como o uso descontrolado dos recursos naturais e a poluição.

Entre as principais causas da degradação ambiental no Brasil estão o desmatamento e a poluição. O desmatamento costuma ser motivado pela exploração madeireira, uso do solo para monoculturas (principalmente da soja), pecuária e exploração imobiliária.

Já a poluição da água e do solo é causada pelo esgoto doméstico, resíduos industriais, abuso do uso de agrotóxicos e fertilizantes na agricultura e rejeitos provenientes da mineração.

Por fim, há a poluição do ar, causada pela queima de combustíveis fósseis. Importante lembrar que também há as queimadas, que geralmente estão relacionadas a práticas agrícolas.

Biomas ameaçados

As diversas práticas de exploração dos recursos naturais têm ameaçado os diferentes biomas brasileiros. Entre eles, os que correm maior risco são os seguintes:

  • Mata Atlântica: foi quase extinta pelo desmatamento provocado pela ocupação do litoral brasileiro. Resta menos de 6% desse bioma.
  • Cerrado: assim como a Mata Atlântica, é um hotspot de conservação por conta de sua grande diversidade. Atualmente é o bioma mais ameaçado pelo desmatamento provocado pela monocultura e pecuária.
  • Floresta Amazônica: as maiores ameaças à Floresta Amazônica são a grande exploração madeireira e mineradora. Assim como o Cerrado, vem sendo ameaçada por atividades agropecuárias.
Mata Atlântica - Exercícios sobre degradação ambiental

Os biomas brasileiros contam com uma enorme biodiversidade e são fundamentais para a manutenção das condições climáticas. Sendo assim, a conservação dessas áreas é de suma importância.

Para isso, é necessário não só a criação de novas Unidades de Conservação, como também a efetiva fiscalização para incentivar o cumprimento da legislação ambiental presente no Código Florestal Brasileiro.

Videoaula

Antes de partir para os exercícios sobre degradação ambiental, assista à videoaula do professor Carrieri do Curso Enem Gratuito:

Exercícios sobre degradação ambiental

Para finalizar, resolva a lista de questões do Enem e de vestibulares:

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Geografia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel