Os seis Biomas Brasileiros: resumo de Geografia com Simulado Enem

Os seis Biomas Brasileiros: 1 Amazônia; 2 Caatinga; 3 Pantanal; 4 Mata Atlântica; 5 - Cerrado; e, 6 - Campos Sulinos. Veja um resumo gratuito com aula, dicas e simulado online de Geografia e Biologia Enem, Encceja e Vestibular.

Os Biomas são grandes ecossistemas terrestres com características vegetais próprias, assim como espécies e nichos ecológicos específicos. As características de um bioma são influenciadas principalmente pelos fatores macroclimáticos.

Assim foram definidos os seis Biomas Brasileiros. Você vai revisar todos eles agora, inclusive as Zonas de Transição entre os Biomas. Veja este resumo e depois responda as 10 questões do Simulado Enem e Encceja.

O tema dos Biomas vale para Geografia, Biologia, Atualidades e Meio Ambiente. Como o nosso país apresenta vasta extensão territorial, acaba também apresentando características climáticas regionais, que produzem diferentes paisagens e ecossistemas.

Veja os seis Biomas Brasileiros:

  1. – Amazônia,
  2. – Caatinga,
  3.  – Cerrado,
  4.  – Pantanal,
  5. – Mata Atlântica, e
  6. – Campos Sulinos.

Veja as características dos Biomas Brasileiros:

Vamos começar pelo resumo completo da professora Juliana Evelyn Santos, do canal Curso Enem Gratuito. Depois, você vai entrar nos detalhes de cada um dos Biomas. O primeiro depois do vídeo será o Bioma da Floresta Amazônica. 

Muito bom este resumo. No final dos seis Biomas Brasileiros, tem o Simulado de Biologia.

1 – A Floresta Amazônica

A floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. A maior parte da Amazônia localiza-se em território brasileiro, do qual cobre cerca de 40%.

No Brasil, encontramos Floresta Amazônica em nove estados: Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia  e Tocantins. Além de ser a maior floresta tropical em extensão territorial, a Amazônia também possui a maior diversidade biológica.

A Floresta Amazônica é uma floresta densa, com muita espécies de plantas em todos os extratos vegetais. Dentre as espécies de plantas podemos citar a seringueira (da qual é extraído o látex para a produção de borracha), o cupuaçu, o guaraná, palmeiras (como o açaí e o tucumã), a castanheira e o angelim.Bioma Flores AmazônicaNesta vegetação, encontram-se várias plantas com propriedades medicinais, como o quinino, utilizado no tratamento da malária.

A fauna da Amazônia também merece destaque, contendo espécies de aves raras como a harpia (maior águia do mundo) e o uirapuru.

Várias espécies de mamíferos como a preguiça-real, onça-pintada e bugio, assim como inúmeras espécies de insetos e outros invertebrados estão na imensa fauna da Amazônia.Floresta AmazônicaA Amazônia encontra-se fortemente ameaçada pela exploração madeireira e pelo avanço das monoculturas e criação de gado.

2 – Bioma da Mata Atlântica:

A Mata Atlântica, assim como a Amazônia, também é uma floresta tropical altamente biodiversa. Esse é um dos mais importantes Biomas Brasileiros.

Estende-se por todo o litoral brasileiro e boa parte dos estados da região Sul, em montanhas e planícies litorâneas.bioma da Mata AtlânticaAtualmente, a Mata Atlântica encontra-se em sério risco, pois está situada em regiões de grande ocupação humana e estima-se que exista apenas 7% de floresta original. Apesar de estar muito fragmentada, a Mata Atlântica apresenta grande importância social e ambiental.

Este bioma regula e protege os principais recursos hídricos que abastecem cerca de 70% da população brasileira, além de proteger as encostas das serras onde ocorre.

Nesta mata há grande diversidade de plantas (herbáceas, arbustivas e arbóreas), dentre as quais se destacam o pau-brasil, o jacarandá, a peroba, o cedro, a araucária e os ipês – todos ameaçados de extinção.

A fauna também é bastante diversificada, como toda floresta tropical. Destacam-se o muriqui (maior primata das Américas), o mico-leão-dourado, a onça-pintada, o leão baio (também chamado de onça-parda ou puma), a araponga (ave considerada a “voz da Mata Atlântica”) e a jacutinga.

A Mata das Araucárias (região onde a araucária predomina), segundo o IBGE está classificada dentro do bioma da Mata Atlântica. Porém, outras classificações consideram a Mata das Araucárias um bioma à parte.

3 – Bioma da Caatinga:

A Caatinga (do tupi, caa = mata + tinga = branca) é uma savana que ocupa cerca de 11% do território brasileiro. Esse bioma possui uma vegetação constituída principalmente por plantas xerófitas, ou seja, plantas que possuem adaptações ao ambiente seco.Bioma da CaatingaEm épocas mais secas, muitas plantas da caatinga perdem suas folhas, diminuindo sua perda de água. Outras adaptações à seca são os espinhos, formados a partir da redução das folhas e encontrados principalmente em cactáceas, como o xique-xique.

4 – O Bioma do Cerrado

A Região onde está o Bioma do Cerrado é uma savana que ocupa 25% do território do nosso país, sendo o segundo maior bioma brasileiro (depois da Amazônia).

O Cerrado ocorre na região Centro-Oeste, principalmente nos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Minas Gerais.Biomas do Campos CerradosO clima do Cerrado é bastante quente com períodos de seca rigorosa, onde é comum que ocorram incêndios naturais. Por tal motivo, muitas plantas do Cerrado possuem adaptações para resistir ao fogo, como caules com revestimentos mais resistentes ou caules subterrâneos.

Apesar dos períodos de seca, que ocorrem principalmente no verão, o solo do Cerrado em geral possui bastante umidade a partir de 2m de profundidade. Por isso, as plantas desse bioma apresentam raízes longas para conseguirem atingir os lençóis subterrâneos.

Algumas das plantas encontradas no Cerrado estão o araçá, o murici, a gabiroba e o indaiá. O Lobo-Guará (imagem) é o mamífero símbolo do Cerrado.Campos CerradosOnça-Pintada e Lobo-Guará – A fauna do Cerrado é muito rica, tendo espécies emblemáticas como a ema, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, a sucuri, a onça-pintada e o lobo-guará.

O Cerrado é considerado um hotspot de conservação e está fortemente ameaçado pelos avanços das terras dedicadas á monocultura da cana e da soja e à criação de gado.

5 – O Bioma dos Campos Sulinos

Os Campos Sulinos são estepes localizados nos estados da região Sul (principalmente no Rio Grande do Sul). Apresentam vegetação herbácea, constituída principalmente por gramíneas. Os animais mais característicos dos Campos Sulinos são o quero-quero, o tapiti (semelhante a um coelho) e o veado campeiro.Biomas do Sul do BrasilA vegetação predominante dos Campos Sulinos é muito semelhante à vegetação cultivada para a criação de gado. Por tal motivo, muitas regiões de Campos são utilizadas para esta atividade.

A agropecuária configura uma das principais ameaças ao bioma dos Campos Sulinos, pois muitas vezes são introduzidas espécies exóticas de gramíneas que favorecem o gado.Biomas do Sul do BrasilAlém disso, os animais de corte em grandes rebanhos promovem o pisoteamento do solo, diminuindo sua fertilidade.

6 – O Bioma do Pantanal

O Pantanal é uma floresta tropical que abrange os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, estendendo-se também por território boliviano e paraguaio.

O Pantanal está localizado em uma região plana, que pode ser extensamente inundada em determinadas épocas do ano pelos rios que compõem a Bacia do Rio Paraguai.Biomas do PantanalMesmo nas épocas mais secas, vastas regiões permanecem alagadas formando lagos.

Por tal motivo, há muitas plantas típicas de brejos, como a vitória-régia.biomas enem pantanalApesar de ter uma biodiversidade menor que a registrada na Amazônia e no Cerrado, as população de várias espécies são muito grandes no Pantanal.

Inclusive, considera-se que o Pantanal concentre as maiores populações de aves do continente, como os tuiuiús, garças e patos selvagens. Já em regiões do Pantanal onde as inundações são raras, a vegetação se assemelha ao Cerrado.

Zonas de Transição dos Biomas no Brasil

Veja agora o que são as Zonas de Transição dos Biomas Brasileiros com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito.

Simulado Enem de Biomas Brasileiros

É bem rápido: você vê na hora se errou ou acertou a questão sobre o tema e já garante dicas para estudar! Biomas Brasileiros é um tema frequente no Enem! Vai dar bobeira?

Faça agora o simulado!

Biomas Brasileiros

.

.
=====

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000.

Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Agora que você já revisou os Biomas Brasileiros, escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel