O Átomo do Carbono – Resumo Enem com simulado de Química

Veja o que sabe sobre o Carbono, elemento indispensável para a existência da vida. Responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Química e, se errar, têm dicas para estudar.

Você costuma ficar desesperado (a) só de olhar aquelas cadeias imensas de carbono? Não sabe por onde começar? Calma, que a química orgânica não é tão complicada como parece!  Tudo começa com um resumo sobre o átomo do Carbono.

Na aula de hoje, o prof Sobis te dá uma introdução à química orgânica, explicando os conceitos básicos desse assunto, pra você ficar bem preparadinho (a) pras próximas aulas. Carbono primário, insaturação, hibridização, ligação π e outros termos você confere agora 😉

O Átomo do Carbono

Química orgânica é o estudo dos compostos com carbono.  Mas, afinal, qual a importância de estudar o carbono? Ele tem propriedades que o ajudam a estruturar milhares de compostos, dentre as quais a capacidade de formar cadeias. Sendo assim, o átomo do Carbono consegue se estabilizar ao ser ligado em sequência, algo que é muito difícil de ocorrer com outros elementos.

O átomo do Carbono  faz quatro tipos de ligações (ele é tetravalente) e todas elas são equivalentes. Os carbonos podem ser classificados em várias categorias. Uma delas é em relação à quantidade de carbonos com os quais ele se liga. Se ele estiver ligado a um carbono (ou a nenhum), é chamado de primário; dois carbonos, secundário; três carbonos, terciário; quatro carbonos, quartenário.

Resumo sobre o átomo do Carbono

Confira agora com o professor Sobis, do canal do Curso Enem Gratuito, a introdução sobre a Química do Átomo do Carbono:

Outra classificação para o átomo do Carbono ocorre em relação às saturações. Se houver somente ligações simples em volta do carbono, ele é saturado; caso haja alguma ligação dupla ou tripla, ele é insaturado.

 A primeira ligação que ocorre entre dois átomos é uma ligação frontal, chamada de ligação sigma (σ). A segunda não consegue mais ser frontal, somente lateral: é a chamada ligação π. Portanto, tendo ao menos uma ligação π, o composto é insaturado.

Veja a Hibridização do Carbono

– Hibridização é a união de orbitais atômicos incompletos (é um fenômeno que aumenta o número de ligações covalentes que um átomo pode realizar). O carbono só poderia realizar duas ligações, mas já vimos que ele realiza quatro. Isso ocorre por causa da hibridização.

Como o carbono usa esses orbitais determina um tipo de hibridização diferente. Existem 3 tipos de hibridização: sp3 (quando ele faz somente ligações sigma), sp2 (quando ele faz uma dupla ligação) e sp (quando ele faz duas duplas ou uma tripla).

As Funções Orgânicas

Veja agora com o professor Felipe Sobis como resolver questões sobre as Funções Orgânicas.

Teste agora o que você sabe sobre o Átomo do Carbono, tema recorrente no Enem e vestibulares! 

Simulado sobre o Átomo do Carbono

Responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Química e veja o que sabe sobre o Átomo do Carbono! Se errar, têm dicas para estudar!

O Átomo do Carbono

.

.
==
Se você ainda ficou com alguma dúvida, veja este resumo completo sobre o Carbono.

Veja aqui aulões gratuitos de Química:

resumo sobre o Átomo do Carbono

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel