Veja 10 dicas de Gramática com Simulado Enem

Hora de se ligar nas dicas do Resumo de Linguagens e no Simulado de Gramática para mandar bem nas questões de Interpretação de Textos e na Redação do Enem. Vem!

Veja as Dicas para você mandar bem no Simulado de Gramática e nas questões do Enem. Vale para acertar os desafios de Interpretação de Textos – que sempre caem, e também para você mandar bem na Redação.

A prova de linguagens, códigos e suas tecnologias é composta por vários assuntos que você precisa dominar bem! Além de saber compreender e interpretar os textos do Enem, é necessário conhecer tópicos como “denotação/conotação”, “ambiguidade e polissemia”, “figuras de linguagem”, dentre outros.

No vídeo de hoje, a professora Mercedes trouxe 10 dicas de português para a prova de linguagens do Enem que vão te ajudar muito na hora de revisar. E, para você já ir se testando, depois da aula tem o Simulado de Gramática, com 10 questões.

10 Dicas para o Simulado de Gramática com a professora Mercedes

A professora Mercedes é da equipe do Curso Enem Gratuito, e separou 10 tópicos que você precisa ver para ficar ligado no que vale pontos preciosos nas provas e na Redação.

Mandou bem a professora Mercedes! Gostou as 10 dicas para você encarar o Simulado de Gramática? Têm mais vídeos com ela no canal do Curso Enem Gratuito. Veja lá!

Dicas para o Simulado de Gramática

Correição, Coesão e Coerência no uso da Gramática com o professor Wilson Rochenbach:

Existe uma organização dos termos para que a outra pessoa entenda. Se a gramática “não fecha”, ocorre um estranhamento na comunicação.

Se alguém dissesse: “Seu Maria flores de recebeu namorado.” com certeza, não seria possível entender, já que temos uma frase agramatical.

  • Esse mesmo conjunto de palavras poderia aparecer formando frases de diversas formas, sendo todas elas gramaticais:
  • 1 – “Maria recebeu flores de seu namorado.”
  • 2 – “Flores de seu namorado Maria recebeu.”
  • 3 – Recebeu Maria de seu namorado flores.”

O que acontece é que na redação devemos seguir a norma culta a “tia Norminha”, como o próprio nome diz: norma. A gramática normativa determina certas construções, determina como devemos falar ou escrever. Então, se liga para não cair em pegadinha no Simulado de Gramática.

E têm mais Dicas de Gramática para o Simulado. Veja:

A colocação de um pronome: “Observa-se” e não “Se observa”, por exemplo. Segundo a norma culta, não se pode começar um período com pronome oblíquo. É claro que as duas formas são gramaticais, mas a segunda não segue a língua culta. Essa é a diferença.

Dica do Blog – Veja aqui os 100 erros mais comuns no uso da língua portuguesa. Fique de olho para não perder pontos preciosos na Redação do Enem ou dos vestibulares: https://blogdoenem.com.br/redacao-gramatica-vicios-linguagem/

“Houveram alguns problemas.”  Nessa frase, existe um erro de concordância, pois a norma culta determina que o verbo haver quando significa “existir” ou “ocorrer” não tem sujeito, portanto não há concordância e o verbo fica no singular.

É claro que todos entendem, sem dúvida alguma, mas precisamos obedecer a “tia Norminha”: a frase “correta” é “Houve alguns problemas”.Acho que agora você entendeu o que é gramática e o que é gramática normativa. Na sua redação, Você deve obedecer à norma culta: cuidado com a regência, crase, concordâncias verbal e nominal, ortografia.

Dicas para o Simulado de Gramática: fuja dos erros mais comuns:

Você precisa se ligar para não cair nos erros mais comuns de concordância. Se errar, perde pontos na redação. Veja os erros mais comuns no Brasil, e confira a conjugação correta entre parênteses depois de cada frase:

  1. “Fazem” dez dias;  (Faz)
  2. “Haviam” muitos copos na mesa; (Havia)
  3. “Existe” muitas versões do mesmo fato; (Existem)
  4. “Vende-se” casas; (Vendem-se)
  5. Ela estava “meia” cansada; (meio)
  6. As bananas custam 5 “real”. (reais)

É, definitivamente, para mandar bem na Redação tem que estudar a gramática, “a tia Norminha”! Não tem outro jeito. Não brigue com ela, você deve se conformar e dedicar um tempinho todo dia.

 

Simulado de Gramática

Agora chegou a vez do Simulado de Gramática para o Enem:

.

Simulado de Gramática

.

.
===
Mandou bem nas questões do Simulado de Gramática para o Enem? Se ainda não acertou pelo menos sete questões “de primeira” é hora de se dedicar mais um pouco. Veja aqui aula com resumo de Gramática.

Escolha  mais um Simulado de Gramática Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar.

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá

. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem.  notas de corte do enem horizontal

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem.

Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel