Como não perder pontos com Vícios de Linguagem na Redação Enem

Veja aqui aula gratuita sobre Vícios de Linguagem. Nada de escrever 'a boca dela'. Perde pontos na hora! Aprenda aqui com os exemplos para evitar erros comuns, e mande bem na Redação e na Gramática nos vestibulares e no Enem. Confira abaixo.

Quantas vezes você já cismou que falava algo de um jeito que imaginava certo e, de repente, descobriu que estava errado? Ainda bem que você descobriu. Tem gente que fala errado e ainda por cima escreve errado na Redação do Enem. Nada de perder pontos. Confira.

Por exemplo, a palavra subsídio. Você pronuncia “subcídio” ou “subzídio”? Aposto que você sempre pensou que o correto fosse “subzídio”. Ledo engano, meu caro. A pronúncia correta é “subcídio”.

 

Exemplos de Vícios de Linguagem

– Agora, confira aqui uma lista com exemplos de Vícios de Linguagem que o Blog do Enem selecionou no site Info Escola, e que estão na íntegra neste link: http://www.infoescola.com/portugues/vicios-de-linguagem/

Barbarismo: É o desvio relativo à palavra. É quando grafamos ou pronunciamos uma palavra que não está de acordo com a norma culta. Pode ser:

Pronúncia – Pograma (o certo seria programa). Rúbrica (o certo seria rubrica).
Grafia – Etmologia (o certo seria etimologia).  Advinhar (o certo seria adivinhar). Seguimentos (o certo seria segmentos). Maizena (o certo seria maisena).
Morfologia – Quando eu pôr o vestido (o certo seria puser).
Semântica – Assim que chegaram à metrópole, absolveram a poluição (o certo seria absorveram).
Estrangeirismos – Show, menu, know-how, hall.

Solecismo: É o desvio em relação à sintaxe. Pode ser:
De concordância – Haviam pessoas. (o certo seria havia). Fazem dois meses. (o certo seria faz). Faltou muitos alunos. (o certo seria faltaram).
De regência – Obedeça o chefe. (o certo seria ao chefe). Assisti o filme. (o certo seria ao filme)
De colocação – Tinha ausentado-me. Não espere-me.

Cacófato: É o som desagradável, obsceno.
– Hilca ganhou.
– Vou-me já.
– Ele marca gol.
– Boca dela.

Que rir um pouco e ao mesmo tempo marcar bem o que são Vícios de Linguagem? Assista ao vídeo do humorista Marcius Melhem fazendo um esquete sobre Vícios de Linguagem. É uma forma divertida de aprender, para nunca mais esquecer e não cometer gafe na redação:

Então, como você assistiu no vídeo, por questões muito simples o uso dos chamados Vícios de Linguagem pode fazer você perder pontos preciosos. A sua nota numa Redação ou em respostas a perguntas objetivas de gramática nas provas dos vestibulares ou do Enem pode ganhar o perder pontos preciosos se você não der atenção aos Vícios de Linguagem. A dica é ficar de olho e não descuidar com o uso correto das normas gramaticais.

Dica 1 – Veja 10 dicas sobre o que você não deve fazer numa Redação em vestibulares ou Enem: https://blogdoenem.com.br/redacao-10-dicas-voce-nao-redacao/

Dica 2 – Redação: Para você não confundir ‘Vícios de Linguagem’ com ‘Figuras de Linguagem’ revise agora este post sobre Literatura, onde você aprende o que são e como utilizar corretamente ‘Figuras de Linguagem’. Tudo aqui, inclusive com Aula Grátis: https://blogdoenem.com.br/literatura-figuras-linguagem-revise-conteudo-aula-gratis/

Eco: Repetição desagradável de terminações iguais.
– Vicente já não sente dores de dente tão freqüentemente como antigamente quando estava no Oriente.
Vale observar que o eco na prosa é considerado um vício, um defeito. Já na poesia é o fundamento da rima.

Colisão: Aproximação de sons consonantais idênticos ou semelhantes.
– Sua saia saiu suja da máquina.

Hiato: Aproximação de vogais idênticas
– Traga a água.
– Trago o ovo.

Ambiguidade: É o duplo sentido.
– O cachorro do seu irmão avançou sobre o amigo.

Preciosismo: Exagero da linguagem.
– Na pretérita centúria, meu progenitor presenciou o acasalamento do astro-rei com a rainha da noite. (ou seja: No século passado, meu avô presenciou um eclipse solar.)

Arcaísmos: Uso de expressões que caíram em desuso.

Plebeísmo: Qualquer desvio que caracteriza a falta de instrução.
As gírias são um bom exemplo de plebeísmo.

Pleonasmo: Repetição desnecessária de uma expressão.
– Criar novos…
– Hemorragia de sangue
– Subir para cima
– Panorama geral
– Antecipar para antes

Gostou dos exemplos? Para você completar um ciclo de aprendizagem sobre os Vícios de Linguagem o Blog do Enem escolheu para você três videoaulas do professor Reginaldo de Carvalho, que estão no portal Educar Virtual. Confira aqui:

Parte I – Educar Virtual – Vícios de Linguagem – Reginaldo de Carvalho Machado

Parte II – Educar Virtual – Vícios de Linguagem – Reginaldo de Carvalho Machado

Parte III – Educar Virtual – Vícios de Linguagem – Reginaldo de Carvalho Machado

Dica 3 – Carlos Drummond de Andrade é o autor brasileiro que mais cai nas provas. Veja aqui: https://blogdoenem.com.br/enem-drummond-mais-cobrado/
Dica 4: Redação – Saiba como usar a Vírgula corretamente, não deixe sua redação sem sentido, aprenda nesta Aula Grátis: https://blogdoenem.com.br/redacao-virgula-aula-gratis/
Amanda Enem Literatura
Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .