A Vírgula é um detalhe que pode influenciar no sentido das suas orações. Fique de olho nas questões de Interpretação de Texto, para não cair em pegadinhas, e capriche na hora de escrever a sua Redação. Vírgula fora de lugar só serve para perder pontos. Veja, agora.
Ou as pessoas colocam mais Vírgulas do que deveriam, ou acabam por esquecer as indispensáveis. É isso mesmo que geralmente ocorre. E com você, já aconteceu? Ora essa! Mas é claro que sim! Afinal, esse sinalzinho tão pequeno confunde muita gente. Ele pode influenciar bastante. Fora do lugar, uma vírgula na redação pode derrubar você.
A vírgula na Redação
Se você está em dúvida quando a isso, veja esses exemplos selecionados abaixo e entenda porque utilizar a Vírgula corretamente é tão importante na sua Redação. Olha só nos exemplos como uma vírgula muda tudo:
- Não irei à festa.
- Não, irei à festa.
- Outro exemplo, bem radical:
- Neste cenário da foto abaixo, em uma conferência do então presidente Michel Temer, em 2017, a frase ao fundo no painel foi escrita sem a vírgula, e gerou um problemão.
- A frase certa era pra ser O Brasil voltou, 20 anos em 2.
- A tentativa era mostrar dinamismo na gestão Temer. Porém…. Sem a vírgula, a frase ficou “O Brasil voltou 20 anos em 2”, colocando um sentido de atraso, de retrocesso de vinte anos em dois.
- Viu como a Vírgula pode mudar o sentido das orações?
Quando não usar a vírgula
Há casos em que o uso de Vírgula é desnecessário. Se a oração está em ordem direta, respeitando a ordem: sujeito → verbo → complementos do verbo (objetos) → adjunto adverbial, isto é, sem inversões ou intercalações.
Em outras situações não se deve utilizar a Vírgula, sob pena de comprometer a estrutura sintática da oração, como nos exemplos:
- a) Entre sujeito e predicado: Todos os alunos da sala foram advertidos. Se colocássemos uma Vírgula depois da palavra “sala”, estaríamos separando o sujeito do predicado;
- b) entre o verbo e seus objetos: O trabalho custou sacrifício aos realizadores.
- c) Entre nome e complemento nominal;
- d) Entre nome e adjunto adnominal: A surpreendente reação do governo contra os sonegadores despertou reações entre os empresários.
Vamos à análise: [A surpreendente] é um adjunto adnominal, [reação] é um nome, [do governo] é um adjunto adnominal, [contra os sonegadores] é um complemento nominal.
Importante: Nestes casos, entre o nome e o adjunto adnominal, não usamos Vírgula. Cuidado para não errar na hora da Redação!
Domine a vírgula na redação
Confira com a professora Dani de Floripa um resumo simples e rápido sobre o uso correto da vírgula na redação:
Excelentes estas dicas sobre o uso da vírgula na redação. Agora, bora continuar!
Quando a Vírgula é obrigatória
- Para marcar intercalação:
- a) do adjunto adverbial: O café, em razão da sua abundância, vem caindo de preço;
- b) da conjunção: Os cerrados são secos e áridos. Estão produzindo, todavia, altas quantidades de alimentos;
- c) das expressões explicativas ou corretivas: As indústrias não querem abrir mão de suas vantagens, isto é, não querem abrir mão dos lucros altos.
Como fazer a Redação em três parágrafos
Veja com a professora Dani de Floripa um resumo simples e rápido para você aprender os segredos da Redação nota 1000, e depois continue para ver mais uma coleção de vírgulas obrigatórias.
Muito boas estas dicas da Redação.
Veja mais vírgulas obrigatórias:
- Para marcar inversão:
- a) do adjunto adverbial (colocado no início da oração): Depois das sete horas, todo o comércio está de portas fechadas.
- b) dos objetos pleonásticos antepostos ao verbo: Aos pesquisadores, não lhes destinaram verba alguma.
- c) do nome de lugar anteposto às datas: Recife, 15 de maio de 1982.
E, aqui também tem mais obrigatoriedade:
- Nós usamos a Vírgula para separar entre si elementos coordenados (dispostos em enumeração), como nos exemplos:
- Era um garoto de 15 anos, alto, magro.
- A ventania levou árvores, e telhados, e pontes, e animais.
- A Vírgula também é empregada para marcar elipse (omissão) do verbo, veja: Nós queremos comer pizza; e vocês, churrasco.
- Usa-se a Vírgula para isolar, quando na oração temos um aposto: São Paulo, considerada a metrópole brasileira, possui um trânsito caótico.
- Quando na oração temos um vocativo: Ora, Thiago, não diga bobagem.
Separamos uma reportagem, produzida pela rede Globo, que fala sobre a arte do Grafite e a utilização da Vírgula. Achou que não tem nada a ver? Espia só:
Este post foi sobre a vírgula na Redação foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .