Faltam:
para o ENEM

Vírgula – Domine o uso correto em sua Redação Enem.

A vírgula é um problemão? Vamos detonar esse bicho-papão? Com estas dicas do uso da vírgula você vai se dar bem. E ainda tem um vídeo gratuito selecionado pelo professor Wilson Rochenbach. Confira abaixo.

Nas redações do ENEM do vestibular, é possível observar alguns problemas recorrentes com o uso errado da vírgula. Confira nesta revisão gratuita como não perder pontos assim.

Os alunos perdem muitos pontos na hora da redação devido ao descuido com a norma culta padrão. É preciso estar atento ao emprego da pontuação, principalmente, à vírgula.  

Dá para resolver? É claro que sim! Com um pouco de estudo e atenção às dicas do nosso blog, sua redação será nota 10.

Usar a vírgula não é tão difícil assim. Fique de olho nas dicas abaixo para o uso da vírgula no Período Simples:

1) a vírgula não pode separar o sujeito do predicado no Período Simples: “José(,) comprou um presente para sua namorada nesta loja”;

2) o adjunto adverbial deslocado deve ser separado por vírgula ou vírgulas, dependendo da posição, assim como o vocativo e o aposto no Período Simples: “Nesta loja, José comprou um presente para sua namorada.” “ José comprou, nesta loja, um presente para sua namorada.” “Paulo, venha aqui.”(vocativo) “Falei com João, meu primo, sobre sua proposta.”(aposto)

Dica 1 – Veja aqui como dominar a “gramática” ajuda a produzir uma boa redação: https://blogdoenem.com.br/redacao-gramatica/

Veja o uso da vírgula no período composto:

1) as orações coordenadas são separadas por vírgula, mesmo as aditivas, quando o e separa orações com sujeitos diferentes, ou quando tem valor de mas “José chegou, cumprimentou Pedro, e Maria trouxe o café.”(José é sujeito de chegou e cumprimentou e Maria é sujeito de trouxe) “Ele caiu do último andar, e (mas) não morreu”;

2) é proibido o uso de vírgula separando a oração principal da subordinada substantiva “Acredito(,) que você seja inocente.”;

3) nas adverbiais, a vírgula é obrigatória, se a oração subordinada vier antecedida ou intercalada à principal “Como a zona rural apresenta inúmeros problemas, o homem não consegue se fixar no campo” “O homem, já que a zona rural apresenta inúmeros problemas, não consegue se fixar no campo.”

4) nas adjetivas, orações introduzidas por pronomes relativos, a vírgula separa somente orações explicativas “As florestas, que são reservas naturais, devem ser preservadas.”

A afirmação que são reservas naturais não altera a informação contida em “As florestas devem ser preservadas”, ou seja, a oração principal não necessita da subordinada para ser verdade. Já as restritivas não podem ser separadas por vírgula(s), já que elas são necessárias para que a oração principal seja verdadeira “Numa prova, as questões que são difíceis devem ser deixadas para depois.”, somente as difíceis devem ser deixadas para depois.

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão
Dica 2 – Veja aqui o que são as marcas da oralidade no seu texto: https://blogdoenem.com.br/redacao-marcas-oralidade/

Agora, você pode olhar sua redação, observar e entender os erros que cometeu no uso da vírgula. Reescreva-a, fazendo a correção da pontuação, assim você terá a melhor redação possível.

Agora, para complementar a nossa conversa sobre redação, assista a dois vídeos do professor do descomplica que abordam o emprego da vírgula.  O vídeo 1, de 6 minutos e 47 segundos, trata do período simples.

O vídeo 2, de 6 minutos e dezessete segundos, do composto.

Wilson Redação
Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.