Faltam:
para o ENEM

Como fazer a Introdução no texto dissertativo argumentativo – Redação Enem

As regras da Redação Enem já são conhecidas. Agora é estudar e treinar para produzir um bom texto dissertativo-argumentativo. O Blog do Enem vai te ajudar. Veja neste post como fazer uma boa Introdução para a redação Enem. É um bom caminho para você conseguir virar 'um calouro esperto' no ano que vem! Veja abaixo as dicas de Introdução para uma Redação nota 1000.

Estudar  todos os dias para chegar com força no Enem e no Vestibular já virou rotina para você, certo? Está conseguindo colocar em dia todos os conteúdos que precisa? Esta é a meta para você conseguir mandar bem nas provas e conseguir uma Redação Enem nota 1000!  

Aqui neste post você vai revisar o fundamento do que é um texto dissertativo argumentativo, e aprender a fazer uma boa Introdução para a sua redação.

O Blog do Enem está afiado em tudo sobre Enem, desde aquelas notícias MA-RA-VI-LHO-SAS que saem todo dia com dicas de estudo, profissões, bolsas de estudo, e principalmente nos arquivos de Apostilas Enem Gratuitas com  todas as aquelas matérias que você precisa estudar, mas nem lembra mais porque faz tempo que viu!redação enem Introdução

Pensando nisso – dar uma força tamanho família – que a gente preparou uma aula que dá o que falar: “Tio, como eu faço para que minha redação seja WONDERFUL no Enem?  – Fácil, fica ligado no conteúdo abaixo que você estará entre os nossos candidatos ‘superpoderosos’ no dia da prova para uma Redação Enem Nota 1000!

O que é um texto dissertativo-argumentativo?

Esse gênero textual Dissertativo Argumentativo é cobrado no Enem justamente por ser uma forma simples, rápida e eficiente do candidato mostrar seu ponto de vista – crítico – sobre um determinado assunto relacionado às situações-problema atuais, que por  vezes poderá estar relacionado com o Brasil.redacao-enem (1)No tema da Redação do Enem em 2013 estavam as campanhas preventivas que pretendem reduzir o consumo de álcool para motoristas. Em 2014 o tema da Redação do Enem foi o da proibição (ou não) de campanhas publicitárias para o público infantil. Já em 2015 foi ‘a persistência da violência contra a mulher’. Todos sempre abertos para diversos ângulos de Pontos de Vista para os candidatos contruírem uma boa argumentatação.

Quanto à estrutura, o texto dissertativo-argumentativo é formado de partes que se relacionam, isto é, sua redação deverá ter uma sequência lógica entre as frases em si, assim como os parágrafos, que devem possuir uma coerência de ideias e argumentos!

A redação que o Enem irá cobrar de você – o texto dissertativo-argumentativo – deve possuir três partes principais: Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão. Veja a estrutura da Redação do EnemA Estrutura da Redação do Enem

  1. – A Introdução: você deve apresentar seu ponto de vista aqui.
  2. – O Desenvolvimento: você deve desenrolar seu ponto de vista com argumentos bons aqui. Dois parágrafos são o essencial.
  3. – A Conclusão: você deve finalizar seu ponto de vista aqui. Não esqueça que a redação do Enem exige que seja exposta uma ou mais soluções para a situação-problema para o tema visado pela prova.

 

Como fazer sua  introdução para a Redação Enem? Veja aqui.

Como iniciar sua introdução você já sabe, certo? Vamos agora trabalhar nela para fecharmos com chave de ouro esse primeiro parágrafo da redação do Enem? Fique ligado com a gente e tire nota 1000 na Redação Enem!   Você pode iniciar sua introdução de várias formas, mas em todas elas, o recomendável é não passar de 3 a 4 linhas.Redação Enem 2013

Após isso, apresente a situação-problema que o Enem visar à construção da redação colocando seu ponto de vista e sua argumentação que irá trabalhar durante toda a redação, desde a introdução até a conclusão.  Por fim, feche sua introdução com uma ideia simples, mas forte, sobre sua argumentação.

Utilizar exemplos de jornais, de revistas, de livros de Literatura, de músicas, de documentários ou filmes que tenham uma forte ligação com sua argumentação poderá deixar sua redação mais interessante ao leitor/corretor!

Veja abaixo uma introdução de Redação construída especialmente para o Blog do Enem:

Desde a História Antiga, a mulher foi vista de diferentes formas: escrava, bruxa, no chão-de-fábrica e desprovida de prazer. Essa histórica inferiorização da mulher mostra como a supremacia machista sempre esteve à frente na sociedade governada pelo gênero masculino e, ainda, caracterizou a motivação de importantes revoluções feministas a partir do século XX. Uma revolução sexista modificadora da História do Homem e da mulher.

Agora, observe que na primeira frase você constata uma informação histórica. Ao inserir esta informação assim você pode mostrar seu conhecimento em História Geral e/ou História do Brasil, e também conhecimento sobre a condição da mulher ao longo do desenvolvimento da humanidade: Desde a História Antiga, a mulher foi vista de diferentes formas: escrava, bruxa, no chão-de-fábrica e desprovida de prazer.

Depois disso, podemos ver na frase seguinte a situação-problema e os pontos de vista: Essa histórica inferiorização da mulher mostra como a supremacia machista sempre esteve à frente na sociedade governada pelo gênero masculino e, ainda, caracterizou a motivação de importantes revoluções feministas a partir do século XX.

E por último, a finalização da introdução com adjetivos que expressam a opinião do candidato: Uma revolução SEXISTA MODIFICADORA da História do Homem e da mulher.

Gostou? Fique atento ao Blog do Enem e saiba mais sobre como construir suas redações para o Enem. Aproveite essas dicas e tente construir introduções sobre os seguintes temas:

1. A globalização e os megaeventos esportivos no Brasil.  2. Diminuição da Maioridade penal.  3. Casamento Homoafetivo.  4. Educação e a Tecnologia.  5. Desarmamento e a Violência. 6. Direitos dos indígenas. 7. Violência nas escolas. 8. Gasto versus necessidade energética. 9.Tecnologia a favor do ser humano. Fonte: Geração Vestibular.

 Dicas para uma Redação Enem Nota 1000

Conseguir uma nota 1000 na Redação do Enem não é nada impossível. Na edição do Enem 2014 um total de 250 candidatos conseguiram alcançar nota 1000 na Redação.redação enem nota 1000

Veja aqui uma coleção de Redações Enem nota 1000?

Você pode ler e analisar cada uma das Redações que conseguiram nota máxima. Não é nada de outro planeta. Basta conhecer bem as regras, ler bastante ao longo do ano, e escrever redações periodicamente para treinar. Sim, você consegue!

Planos de Estudo Enem Gratuitos

Confira os 10 temas de cada matéria que mais caem nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. O Blog do Enem e os professores do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, prepararam para você Planos de Estudo Enem Gratuitos. Assim fica mais fácil você organizar a sua revisão. Confira a seguir

Marque nos favoritos os Temas que você precisa revisar e veja as dicas de Redação, Matemática, Biologia, Química, Inglês, História, Física, Filosofia, História, Geografia, e Literatura. É aula hoje, e amanhã também.

curso Enem online gratuito

10 Temas que mais caem no Enem – Plano de Estudos

Plano de Estudos de Química Enem

Plano de Estudos de Biologia Enem

Plano de Estudos de Matemática Enem

Plano de Estudos de Geografia Enem

Simulado Enem 2017 Gratuito – Provas Online de todas as matérias

Plano de Estudos Enem Completo – Todas as matérias

Plano de Estudos de História Enem

Plano de Estudos de Português Enem

Curso Enem 2017 Gratuito – Comece pelas aulas de Redação:

Quatro passos para uma Redação Enem Nota 1000
1 – A Estrutura da Redação
2 – Como fazer a Introdução da Redação
3 – Como defender um ponto de vista
4 – Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

10 passos redação Enem

Este post foi elaborado pelo professor Samoel Raulino, de Florianópolis.