Entenda a diferença entre Tema e Assunto da Redação Enem

Não caia na armadilha de confundir assunto e tema da redação Enem. O Professor Wilson Rochenbach Nunes vai explicar a você a diferença entre eles. Resumo gratuito:

“Esse negócio de assunto  e tema da redação Enem, tipo assim, é tudo a mesma coisa. Não é?!” Nós, professores de Português, ouvimos esse comentário com frequência. Veja abaixo como esclarecer esta confusão  muito comum entre os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio. Vamos colocar as ideias no devido lugar para você não errar na hora da prova.

A diferença entre Tema e Assunto na redação

Constantemente percebe-se a confusão entre o que é assunto e o que é tema na Redação Eenem. Você deve tomar cuidado, pois se isso não ficar bem claro, você poderá zerar sua redação. Vamos entender o que é cada um, então:redação enem diferença entre Tema e AssuntoO assunto tem um significado mais amplo, mais genérico e pode ser desdobrado em temas. Observe, por exemplo: Cidadania, Ecologia, Terrorismo, Horário Político; todos são assuntos, não há delimitação.

O que é o Tema?

O tema é um recorte do assunto. Ele acarreta necessariamente um ponto de vista e dá margem à discussão. Não se esqueça de que nas redações são apresentados temas, portanto não fale da ideia geral, respeite o tema da Redação Enem.

Suponhamos que na sua proposta de redação há uma abordagem sobre cidadania, que no final culmina no tema solicitado: O direito e o dever de votar do cidadão.

Na introdução, para não fugir ao tema, você deverá contextualizá-lo dentro do assunto: Uma das formas do cidadão exercer sua cidadania é por meio do voto. A partir daqui, apresentar seu ponto de vista em relação ao voto e, por fim, apresentar os argumentos que sustentem sua tese na Redação Enem.

Você observou que a discussão não será acerca da cidadania em si, mas sobre o poder do voto para defendê-la? Então, não é facinho, facinho? Boa preparação para você na Redação Enem agora que já esclareceu o que é o Tema, e o que é o Assunto.

Veja as dicas para não se perder no Tema da Redação

Muito boas estas dicas da professora Daniela Garcia. E têm mais aulas com ela no canal do Curso Enem Gratuito.

O Tema está contido no assunto

Tema x Assunto – Se ficou alguma dúvida, vai aqui uma nova forma de abordagem: O tema está contigo no assunto. Ou seja, o Assunto é de maior amplitude, tem característica mais global, enquanto o Tema é um determinado recorte ‘dentro do assunto’.

O segredo está na boa capacidade de leitura e interpretação do Enunciado da Redação, que será o seu ponto de instigação, o seu ponto de partida.

 Guia Oficial de Redação Enem

O Ministério da Educação publicou um Guia da Redação do Enem, completo, com as orientações oficiais para os candidatos e ainda exemplos de redações aprovadas com nota máxima e selecionadas como bons exemplos. Veja as dicas do MEC e depois um texto dissertativo-argumentativo premiado pelos professores avaliadores. Guia da Redação do Enem

  • Veja as dicas (exigências) do Guia da Redação do Enem:
  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

E têm mais exigências. veja:

  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
  • Dentro do Guia da Redação Enem você encontra a explicação completa de todas as Competências cobradas na Redação, e ainda tem exemplos de textos aprovados com Medalha de Ouro no Enem, com a nota 1000. Um deles está reproduzido abaixo para você ver agora:

 

Redação Enem nota 1000

Veja abaixo texto Nota 1000 selecionado pelo MEC no Guia da Redação do Enem:

Redação Nota 1000 de LAIANE DA SILVA CARVALHO – Enem 2015.

Mesmo com a vigência da Lei Maria da Penha , com a criminalização do feminicídio na última década , o aumento percentual do número de mulheres vítimas de homicídio no Brasil persiste. Tipificada pela violência f ísica , moral , psicológica ou sexual , a violação dos direitos femininos tem suas raízes em construções sociais e culturais, incorporadas como legítimas, que precisam ser desfeitas, pois, do contrário, o ideal de indistinção no gozo dos direitos fundamentais do cidadão não se consolidará.

A crença na subalternidade femina é construída socialmente. A filósofa Simone de Beauvoir corrobora isso ao afirmar que “ninguém nasce mulher, torna-se mulher ”. Os dizeres de Beauvoir revelam como a associação da figura feminina a determinados papéis não é condicionada por características biológicas, mas por pré-determinações sociais.

Seguindo essa linha de pensamento, é usual , por exemplo, que mulheres que exerçam profissões tradicionalmente associadas a homens, como a de motorista , sofram preconceito no ambiente de trabalho e sejam violentadas psicologicamente. Além disso, a continuidade de práticas violentas contra a mulher é favorecida pelo que o pensador Pierre Bourdieu definiu como violência simbólica.

Nesse tipo de violência , a sociedade passa a aceitar como natural as imposições de um segmento social hegemônico, neste caso, o gênero masculino, causando a legitimação da violação de direitos e/ou da desigualdade.

Nesse contexto, urge a tomada de medidas que visem mitigar a crença de que as mulheres são inferiores. Para isso, cabe à sociedade civil organizada , o terceiro setor, a realização de palestras que instruam acerca da igualdade entre os gêneros. Ao poder público, cabe instituir a obrigatoriedade de participação masculina em fóruns, palestras e seminários que discorram acerca da importância do respeito às mulheres.

Procedendo-se assim, casos como o da francesa Olympe de Gouges, guilhotinada na Revolução Francesa por exigir direitos femininos, ficarão apenas como o símbolo de um passado em que os Direitos Humanos não eram para todos.

Gostou do texto premiado?

O MEC considera que está muito bem escrito. Faça uma comparação com os seus rascunhos, e identifique pontos de melhoria no seu texto dissertativo-argumentativo. Confira a seguir os quatro passos para a Redação Nota 1000:

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

 Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

 Aula Gratuita de Redação

Dicas do Blog do Enem

Dica 1: Veja aqui como adequar a linguagem à sua redação.

Dica 2: Veja aqui algumas dicas para você alcançar nota máxima na sua redação Enem ou Vestibular.

Wilson Redação
Este post sobre a diferença entre Tema e Título na Redação do Enem foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem.
Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS.
Wilson dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.
Redaçãodo Enem - Diferença entre Tema e Assunto
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel