10 dicas para um bom texto dissertativo – Redação Enem e Vestibular

Preocupação com a Redação Enem ou Vestibular? Então, aí vão 10 perguntas e respostas mais frequentes sobre as questões sobre redação que atormentam os estudantes (e você!). Depois de ler esse post, a redação vai se tornar “facinha, facinha”. As dicas são do professor Wilson Rochenbach Nunes. Veja abaixo.

Escrever uma redação não é tão simples assim, todos nós sabemos. Mas, por incrível que parece, não é algo tão terrível.

Se você ler com atenção este post já vai relaxar um pouco e começar a mentalizar a estrutura de Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão. 

Redação Enem ou a redação solicitada nos principais vestibulares do país é, normalmente, um texto dissertativo-argumentativo, isto é, um texto no qual se deve apresentar uma tese (ponto de vista) acerca de um tema e, pelo menos, dois argumentos que defendam e sustentem, com consistência, o ponto de vista.

Seguem algumas respostas a questões mais frequentes, e dicas para que a redação fique “show de bola”, coerente e dentro dos critérios solicitados pela Instituição.

Veja as 10 Dicas para uma Redação Nota 1000

Redação Enem e Vestibular: 10 dicas para um bom texto

1) Preciso ler os textos de apoio? É imprescindível interpretar a proposta. Leia – pelo menos – duas vezes, atentamente, o texto ou textos de apoio que normalmente aparecem e, a seguir, leia o tema e reflita sobre ele.

2) Preciso fazer rascunho?  É claro que sim!  As idéias não vêm em ordem. Coloque suas ideias todas no papel, só depois você vai se preocupar em organizá-las.

3) Posso usar exemplos ou copiar partes do texto de apoio? Usar exemplos para ilustrar a argumentação é uma boa pedida, mas cuidado! O exemplo deve ser breve, apenas ilustrativo. Jamais copie ou escreva com suas palavras (parafrasear) partes dos textos de apoio.

4) Começo pela redação ou por outras questões? Faça o seu rascunho antes de qualquer coisa. Você deve aproveitar que a cabeça está fresquinha e colocar tudo no papel. Depois que o rascunho estiver pronto, preocupe-se com outras questões. Dê um tempo para desligar-se do texto produzido. Esse tempo é importante, pois só assim é possível observar erros na organização das ideias.

5) Preciso dividir meu texto em parágrafos? Certamente! Normalmente quatro parágrafos: um de introdução e um de conclusão com uma média de cinco linhas cada e dois de desenvolvimento com uma média de 8 linhas cada.

6) Posso usar “eu” ou “na minha opinião”? Não! São poucos os vestibulares que não se importam com o uso da primeira pessoa. Deve-se usar terceira pessoa para que pareça mais impessoal, ou seja, a tese defendida é também a visão de outros.

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

7) Quando eu devo passar a limpo? Para se desligar do texto, resolva a prova de Português ou de outra disciplina – não é uma boa deixar para o final – e, depois, retorne para o seu texto, leia-o atentamente para, então, organizá-lo. Não se esqueça de observar o número de linhas.

redação enem nota 1000 verde
Veja 10 exemplos de Redação nota 1000

8) Minha letra não é bonita, isso é problema? Problema é letra ilegível, aquela que nem você mesmo entende o que escreveu. A letra precisa ser legível, procure caprichar.

Veja 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000

Leia uma coleção de textos dissertativos argumentativos avaliados com nota máxima no Enem.

Compare as Redações Nota 1000 com os seus rascunhos e veja como melhorar a sua produção e conseguir também uma nota 1000. Confira: 10 exemplos de Redação Nota 1000.

9) Se eu errar algo quando estiver passando a limpo, o que faço? Apenas, eu disse, apenas, passe um traço em cima da palavra e reescreva-a ao lado. Nada de usar digo para fazer a correção.

10) Devo colocar título? Sim, poucas Instituições não exigem título. Além disso, é a última tarefa a ser realizada. Como o título é o resumo máximo do seu texto, primeiramente ele deve estar escrito.

Confira mais 10 Dicas para conseguir uma Redação Enem Nota 1000

Se você quer conseguir um texto aprovado com Nota Máxima no Enem,  Veja no Blog do Enem as melhores dicas e estratégias para construir redações campeãs a cada ano. Logo você vai perceber que não é tão difícil chegar lá. Confira aqui mais 10 Dicas para Redação Nota 1000.

Redação-Enem
Veja aqui 10 textos Nota Máxima

Dica extra do professor Wilson Rochenbach:

Outro detalhe importante é a organização do texto no papel. Não se esqueça de deixar o recuo para começar cada parágrafo. Além disso, as margens esquerda e direita devem ser respeitadas, cada linha deve começar e terminar no mesmo ponto, exceto início e término de parágrafo.

Dica de Redação – As melhores dicas de Redação para vestibulares, FUVEST ou Enem estão aqui na seção de Redação do Blog do Enem.
wilson rochenbach
Wilson Rochenbach

Valeu! E até o próximo!

Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem.

Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.