Veja 10 Tira-dúvidas sobre a Redação do Enem

Veja agora no tira-dúvidas da Redação do Enem as respostas para as 10 perguntas mais frequentes. São as questões que mais atormentam os estudantes (e você!). Depois de ler esse post, a redação vai se tornar “facinha, facinha”.

Escrever uma redação não é tão simples assim, todos nós sabemos. Mas, por incrível que pareça, não é algo tão terrível. Você consegue, sim, chegar lá! Se você ler com atenção este post de dúvidas sobre a redação, já vai relaxar um pouco.

A Redação Enem ou a redação solicitada no Encceja e nos principais vestibulares do país é, normalmente, um texto dissertativo-argumentativo. Isto significa um texto no qual se deve apresentar uma tese (ponto de vista) acerca de um tema e, pelo menos, dois argumentos que defendam e sustentem, com consistência, o ponto de vista.Redação Enem e Vestibular: 10 dicas para um bom textoSeguem algumas respostas a questões mais frequentes, e dicas para que a redação fique “show de bola”, coerente e dentro dos critérios solicitados pela Instituição.

Dúvidas sobre a redação

1) Preciso ler os textos de apoio? Sim, é imprescindível interpretar a proposta. Leia – pelo menos – duas vezes, atentamente, o texto ou textos de apoio que normalmente aparecem e, a seguir, leia o tema e reflita sobre ele.

2) Preciso fazer rascunho?  É claro que sim!  As idéias não vêm em ordem. Coloque suas ideias todas no papel, só depois você vai se preocupar em organizá-las. Veja uma aula completa sobre a importância de fazer o rascunho da Redação Enem.Rascunho da Redação EnemFazer o rascunho ajuda você a colocar as ideias numa sequência lógica, a observar se a defesa do ponto de vista está coerente com a proposta de intervenção, e também a corrigir erros gramaticais e de estilo.

3) Posso usar exemplos ou copiar partes do texto de apoio? Usar exemplos para ilustrar a argumentação é uma boa pedida, mas cuidado! O exemplo deve ser breve, apenas ilustrativo. Jamais copie ou escreva com suas palavras (parafrasear) partes dos textos de apoio.

4) Começo pela redação ou por outras questões? Faça o seu rascunho antes de qualquer coisa. Você deve aproveitar que a cabeça está fresquinha e colocar tudo no papel. Depois que o rascunho estiver pronto, preocupe-se com outras questões. Dê um tempo para desligar-se do texto produzido. Esse tempo é importante, pois só assim é possível observar erros na organização das ideias.

5) Preciso dividir meu texto em parágrafos? Certamente! Normalmente quatro parágrafos: um de introdução e um de conclusão com uma média de cinco linhas cada e dois de desenvolvimento com uma média de 8 linhas cada.

 

6) Posso usar “eu” ou “na minha opinião”? Não! São poucos os vestibulares que não se importam com o uso da primeira pessoa. Deve-se usar terceira pessoa para que pareça mais impessoal, ou seja, a tese defendida é também a visão de outros.

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

7) Quando eu devo passar a limpo? Para se desligar do texto, resolva a prova de Português ou de outra disciplina – não é uma boa deixar para o final – e, depois, retorne para o seu texto, leia-o atentamente para, então, organizá-lo.

Não se esqueça de observar o número de linhas. Veja aqui dez exemplos de Redação Enem Nota 1000.redação enem nota 1000 verdeVeja 10 exemplos de Redação nota 1000

8) Minha letra não é bonita, isso é problema? Problema é letra ilegível, aquela que nem você mesmo entende o que escreveu. A letra precisa ser legível, procure caprichar.

Veja textos aprovados com a nota máxima

Leia uma coleção de textos dissertativos-argumentativos avaliados com nota máxima no Enem.Compare as Redações Nota 1000 com os seus rascunhos e veja como melhorar a sua produção e conseguir também uma nota 1000. Confira: 10 exemplos de Redação Nota  Máxima.

9) Se eu errar algo quando estiver passando a limpo, o que faço? Apenas, eu disse, apenas, passe um traço em cima da palavra e reescreva-a ao lado. Nada de usar digo para fazer a correção.

10) Devo colocar título? Sim, poucas Instituições não exigem título. Além disso, é a última tarefa a ser realizada. Como o título é o resumo máximo do seu texto, primeiramente ele deve estar escrito.

10 dicas de Redação

Confira mais 10 Dicas para conseguir uma Redação Enem Nota 1000 com a professora Mercedes, do canal do Curso Enem Gratuito.

Mandou bem a professora Mercedes!!! Agora, é com você!

Se você quer conseguir um texto aprovado com Nota Máxima no Enem,  Veja no Blog do Enem as melhores dicas e estratégias para construir redações campeãs a cada ano. Logo você vai perceber que não é tão difícil chegar lá. Confira aqui mais 10 Dicas para Redação Nota 1000.10 dúvidas de Redação Enem

Dica extra do professor Wilson Rochenbach:

Outro detalhe importante é a organização do texto no papel. Não se esqueça de deixar o recuo para começar cada parágrafo. Além disso, as margens esquerda e direita devem ser respeitadas, cada linha deve começar e terminar no mesmo ponto, exceto início e término de parágrafo.