Saiba por que é importante fazer rascunho – Redação Enem

Se você quer garantir uma boa nota na Redação Enem, o Universia Brasil da a dica: é melhor fazer um rascunho do seu texto! Entenda por que no nosso post.

A Redação do Enem vale até 1000 pontos, e pode decidir o seu futuro no Sisu, no Prouni ou no Fies. Por isso mesmo muitos candidatos estão perdendo o sono pensando em maneiras de escrever uma Redação Enem nota máxima.

Por isso, o Universia Brasil (www.universia.com.br) e o Blog do Enem elaboraram uma série de posts com dicas valiosas para essa parte importantíssima do exame. Se ligue aí na dica de hoje!

Redação EnemRedação Enem

Fazer um rascunho da sua Redação Enem pode fazer toda a diferença na sua nota, sabia? Isso por que quando escrevemos um texto pela primeira vez, rabiscos surgem do começo ao fim, seja quando erramos alguma palavra ou então quando mudamos de ideia em relação a um argumento. Isso é normal e acontece com todos.

Mas, nunca sabemos quantos rabiscos vão surgir ao longo daquele texto que estamos escrevendo. Se forem muitos, eles podem prejudicar a leitura de quem vai corrigir a sua Redação Enem. E, se o corretor não consegue entender o que você escreveu, ele pode diminuir a sua nota. Não adianta nada escrever uma super redação, com bons argumentos, se ninguém consegue decifrá-la, certo?

Por isso, antes de escrever seu texto definitivamente na folha oficial, faça um rascunho! Sabemos que o tempo é curto durante a prova do Enem, por isso, é preciso administrá-lo bem para que você consiga responder todas as questões, fazer um rascunho e ainda passar a limpo sua Redação Enem.

O ideal é que você reserve uma hora para escrever sua Redação Enem e 3 minutos para cada uma das 90 questões. Além de garantir a entrega de um texto mais limpo, fazer um esboço da sua redação permite que você desenvolva melhor as ideias que quer colocar no papel, podendo modificá-las e até mesmo melhorá-las na versão final da sua Redação Enem.

A professora de redação Andrea Lanzara, do Cursinho da Poli, conversou com a equipe do Universia Brasil e foi além: ela julga essencial que o candidato do Enem faça um plano de texto, ou seja, um pré-rascunho. “Toda vez que você tem que mostrar uma base argumentativa sobre uma tese é necessário que você planeje como você vai argumentar”, explicou.

Dica 2: Veja como fazer um texto dissertativo argumentativo.

O plano de texto consiste em um esquema simples dos parágrafos do seu texto, onde você organiza as informações que quer colocar na Redação Enem. Esse exercício de colocar na ponta do lápis tudo que você pensou sobre o tema ajuda a criar uma estrutura para o texto. É importante que o candidato agrupe as ideias semelhantes e organize-as, de modo a criar lógica entre os parágrafos da sua Redação Enem e manter a coerência.

Um modo simples e prático de fazer seu pré-rascunho é criar uma lista, separando introdução, parágrafo 1, parágrafo 2 e conclusão. Abaixo de cada um dos itens, anote qual a mensagem principal que você quer abordar em cada um deles e algumas ideias relacionadas a essa mensagem. Pronto, seu pré-rascunho está feito.

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão
Dica 3: Saiba quais são os 7 piores erros na redação que você NÃO pode cometer na Redação Enem.

Que tal aproveitar a tarde de hoje para treinar em casa fazer uma Redação Enem seguindo essas dicas? Procure treinar como se fosse o dia do exame, assim você aprende a administrar o tempo que tem para escrever o seu texto. Você vai ver que fica muito mais fácil escrever uma boa redação quando você já organizou suas ideias no plano de texto e fez um rascunho inicial para testar como seu plano ficou na prática.

Você pode acessar o texto origial do Universia Brasil sobre a importância de fazer um rascunho na Redação Enem 2014 pelo link http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/07/22/1101020/quer-bom-desempenho-redaco-enem-faca-rascunho.html. No portal Universia Brasil, você encontra também dicas de oportunidades de bolsas de estudos no Brasil e no exterior! Gostou e quer saber mais? Então acesse www.universia.com.br.