Como argumentar em defesa de um ponto de vista na redação

Para garantir uma boa nota a melhor dica é você criar um Ponto de vista na redação do Enem. Esta perspectiva ajuda você a construir argumentos relevantes e criar a Proposta de Intervenção da Conclusão. Confira agora:

O principal modelo de texto cobrado na redação do Enem e dos vestibulares é a dissertação argumentativa. Naturalmente, o seu principal foco deve estar na forma como você irá expor suas ideias. Afinal, de nada adianta dominar as regras gramaticais se fugir do tema. A melhor dica é logo no começo do rascunho você pensar o tema e definir um ponto de vista na redação.

É mais fácil deixar o nervosismo prejudicar o seu desempenho se você não estiver preparado. E só há uma forma de desenvolver o seu poder de concentração: através de muito estudo e dedicação. Crie uma rotina diária de estudos e siga seu roteiro durante todo o ano.

O ponto de vista na Redação

Para garantir uma boa nota na redação do Enem, minha sugestão é que você produza pelo menos um texto por semana, e fazendo sempre este exercício: observe o tema, veja o(s) texto(s) motivador(es), e estabeleça a sua perspectiva, o seu ponto de vista na redação. Ele será o seu eixo na introdução, no desenvolvimento dos argumentos e na proposta de intervenção.

Aos poucos, você irá descobrir quais são os seus pontos fracos e como melhorar o seu desempenho, irá notar como o tempo que leva para produzir um texto vai reduzir na medida em que as semanas passam.

É bastante provável que nas suas primeiras redações você produza uma lista de argumentos e opiniões sobre determinado assunto, e não consiga conectá-los de maneira lógica. Esse é um dos principais erros cometidos pelos candidatos. Insisto em dizer que o motivo principal é a falta de prática.

A Introdução Perfeita

Veja agora com a professora Daniela Garcia, do Curso Enem Gratuito, um resumo super importante sobre como você pode construir uma Introdução praticamente perfeita, para encantar os avaliadores:

Muito boas estas dicas da Professora Daniela. Agora, então, vamos ao segundo passo. Depois da Introdução chegou a hora para você defender suas ideias, apresentar seus argumentos:

Como defender suas ideias na redação do Enem

Não adianta produzir um ou dois textos uma semana antes da prova. A produção deve ser contínua. Do contrário, você corre o risco de produzir uma redação sem uma linha de pensamento clara.

A banca de avaliadores não vai entender sua mensagem e, consequentemente, você irá perder pontos valiosos. A seguir, listo algumas atitudes que ajudam a evitar essa situação:

Como produzir argumentos

  • Não tente convencer o leitor com o uso de excessivo de adjetivos. Sua redação terá valor quando as informações contidas no texto forem relevantes.
  • Este é o ano que você vai se preparar para produzir sua redação do Enem. Você precisa chegar no dia da prova informado o suficiente para não ser pego de surpresa. Já traçou um plano de estudo para se preparar?
  • Reserve pelo menos uma hora do seu dia para acompanhar o noticiário. Também é recomendável a leitura semanal de jornais e revistas.
  • A leitura não serve apenas para mantê-lo informado. Essa atividade vai ajudá-lo a melhorar o seu texto. Por isso, leia o máximo de livros que puder.
  • Crie o hábito de anotar tudo o que achar interessante. Uma dica é fazer um fichamento dos principais assuntos. Isso facilitar na hora da revisão.
  • Dica 1: entenda como as redações do Enem são corrigidas: https://blogdoenem.com.br/corrigem-redacoes-enem-vestibular/ 

As Competências cobradas na correção da Redação

O Ministério da Educação definiu cinco competências básicas para serem avaliadas na correção da Redação do Enem. Cada uma delas vale 200 pontos:

  1.  – Domínio da Escrita Formal na Língua Portuguesa;
  2.  – Compreender e desenvolver o tema no formato dissertativo-argumentativo, em prosa;
  3.  – Argumentar em defesa de um Ponto de Vista;
  4.  – Demonstrar conhecimentos linguísticos para construir a argumentação; e,
  5.  – Apresentar uma proposta de intervenção considerando a perspectiva dos Direitos Humanos.

 

Descubra seu próprio método de escrever

A maioria dos textos produzidos para a redação do Enem peca pela superficialidade dos argumentos. O candidato pode até expor um ponto de vista interessante, mas não consegue defender a tese inicial.

Além da leitura constante, uma forma de deixar sua redação interessante é desenvolver o seu próprio estilo. Não existe nenhuma fórmula para conseguir desenvolver sua forma de escrita, mas a única maneira é treinar muito e de forma constante.

É sempre bom lembrar que a redação é muito diferente das questões matemáticas em que todos devem chegar ao mesmo resultado. A banca de avaliadores também leva isso em consideração. Eles querem encontrar o seu estilo em cada linha que você escreve.

Nunca é demais lembrar que não se deve copiar as frases dos textos de apoio. E muito menos você deve copiar algum trecho dos textos motivadores para colocar no conteúdo como se fosse um ponto de vista na redação

Resumo de Redação Enem

Confira agora as dicas de Redação neste vídeo. Há várias técnicas interessantes sobre técnicas de argumentação para manter a coesão do texto dissertativo-argumentativo:

Gostou desta aula com a professora Kel? Então, tem mais aulas com ela no canal do Curso Enem Gratuito.

Este post sobre o Ponto de Vista na Redação foi escrito por Victor Toscano. Ele é jornalista e mora em São Paulo. Foi professor de inglês em diversas escolas e trabalhou como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano

Dica 4: descubra como a criatividade pode enriquecer seu texto https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-criatividade/

 

Como argumentar em defesa do seu Ponto de Vista na Redação Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel