Tire suas dúvidas agora sobre o que vale ponto e o que derruba sua nota na correção da redação do Enem. Veja as melhores dicas para entender este processo e se garantir.
Será que vão gostar da minha redação? Se o corretor tiver opinião diferente da minha, vai me dar nota baixa? Essas são algumas das preocupações de quem tem que produzir um texto de redação Enem ou para o vestibular. Não se preocupe com isso, pois a correção da redação Enem é feita por uma equipe de especialistas.
Eles seguem um Guia do Ministério da Educação, que orienta o que deve ser considerado na correção. Não importa perspectiva da sua tese, a sua opinião ou os argumentos. O que realmente interessa ao corretor é como a redação está escrita em bom Português, como você apresenta a sua tese e os argumentos, e se há coesão e consistência dos argumentos em relação à Tese ou Ponto de Vista.
É claro que a subjetividade influencia na correção. Um professor pode achar o seu texto excelente, no entanto outro pode achá-lo bom, apenas. Quanto a isso, não há o que fazer, já que a subjetividade faz parte do ser humano. Esse é o risco que se corre sempre, em qualquer concurso que exija redação. Outro detalhe importante é que o corretor é um profissional e conhece todas as artimanhas de quem tenta ser “espertinho”, como fazer letra maior para ocupar linha, ou, ainda, escrever qualquer coisa para ocupar o número mínimo de linhas, o famigerado “encher linguiça”.
Quatro passos da Redação Nota 1000 |
1 – A Estrutura da Redação |
2 – Como fazer a Introdução da Redação |
3 – Como defender um ponto de vista |
4 – Três técnicas para fazer uma boa Conclusão |
Não se esqueça de que a aparência do seu texto também é avaliada na correção da redação do Enem. A primeira coisa que o corretor faz, quando tem a sua redação Enem nas mãos, é olhá-la de cima a baixo para observar a organização dos parágrafos, os recuos, a letra legível e a limpeza – se há rasuras ou não. Só depois, então, é que ele parte para a leitura do texto produzido pelo candidato. É claro que é preciso respeitar o mínimo de sete linhas e o máximo de 30 linhas escritas em letra legível.
A Correção da Redação Enem
Se a impressão, à primeira vista, a impressão dos corretores não foi boa, já é um ponto negativo. Eles poderiam não “olhá-la com bons olhos”. Portanto escreva seu texto de forma organizada, sem rasuras e respeitando margens e recuos.
Você poderia perguntar “Será que eu poderia avaliar meu próprio texto?” Uma forma de escrever um bom texto é imaginar que ele está sendo escrito para um jornal. Ele tem que ser coerente e dizer o que realmente que se pretende dizer, de forma clara e objetiva.
Veja como é a correção
Confira agora com a professora Daniela Garcia os cuidados que você deve ter já na Introdução do seu texto. Ela vai te mostrar como é que os avaliadores corrigem os primeiros parágrafos do texto. É ali que você precisa conquistar esses professores:
Mandou bem a professora Daniela! Confira agora no Guia Oficial do MEC os elementos que você não pode deixar de fora do seu texto.
O Guia Oficial da Redação do Enem:
A Diretoria de Avaliação da Educação Básica do MEC lançou o Guia da Correção da Redação do Enem. Então, é pegar firme nestas dicas e mandar bem. Veja abaixo um resumo do Guia da Redação. O MEC também colocou dentro do Guia da Redação do Enem exemplos de textos Nota 1000 avaliados como muito bons pela equipe do Ministério e do INEP, que é o orgão vinculado ao MEC e responsável pelo Enem.
Depois do resumo você tem um botão para fazer o download se quiser fazer a leitura na íntegra.
- A síntese do MEC sobre a Redação do Enem envolve quatro focos para o seu texto:
- 1 – Atenção ao Tema que estiver proposto no Enunciado;
- 2 – Criar uma Tese a respeito da problemática apresentada;
- 3 – Apresentar Argumentos em defesa da Tese que você criar; e,
- 4 – Concluir com uma Proposta de Intervenção Social, considerando a perspectiva dos Direitos Humanos.
- A nota máxima é de 1000 pontos, que estão dividos em Cinco Competências, valendo 200 pontos cada uma delas na correção da Redação do Enem:
- A – Domínio da escrita formal do Português;
- B – Compreensão e desenvolvimento do Tema no estilo do texto dissertativo-argumentativo;
- C – Selecionar fatos, informações e etc. em defesa do ponto de vista apresentado;
- D – Demonstrar conhecimento linguístico para construir a argumentação; e,
- E – Elaborar a Proposta de Intervenção Social na perspectiva dos Direitos Humanos.
- O texto de cada candidato será corrigido por dois professores, sem que um saiba da nota atribuída pelo outro. Se a diferença entre as notas for maior que 100 pontos, ou se em uma das cinco competências a diferença for superior a 80 pontos, um terceiro professor corrige também.
- Se você quiser baixar o Guia da Redação, clique aqui no botão:
O Blog do Enem também fez uma pesquisa e separou 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000 para você consultar e comparar com os seus textos de rascunho ou de preparação para o Exame. Confira aqui as dicas para a Estrutura da Redação (Introdução; Desenvolvimento; e, Conclusão).
Veja 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000:
Resumo sobre o texto dissertativo
Veja agora com a professora Tharen Teixeira, do canal do Curso Enem Gratuito, um roteiro básico para você criar a Redação do Enem dentro das regras de correção oficial para o texto dissertativo-argumentativo.
Viu que não tem mistérios? O Segredo está apenas em utilizar um bom Português, dentro da Norma Culta, se ligar no Tema para não perder o eixo da contrução do texto, e separar bem o que colocar em cada um dos parágrafos essenciais da Redação.
Venha para o Curso Enem Gratuito:
Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Gratuito totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio. Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:
Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.
Fuja da Nota Zero na Redação:
O Ministério da Educação colocou dentro do Guia da Redação do Enem os problemas no texto dissertativo-argumentativo que provocam a Nota Zero na Redação. Veja a lista e fuja deles:
– fuga total ao tema;
– não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
– extensão de até sete linhas;
– cópia integral de texto(s) motivador(es) da proposta de redação e/ou de textos
motivadores apresentados no caderno de questões;
– impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
– parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
– assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a
assinatura do participante;
– texto integralmente em língua estrangeira;
– desrespeito aos direitos humanos (critério suspenso pela Justiça Federal); e
– folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.