Faltam:
para o ENEM

Estrutura da Redação: Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão. Vale no Vestibular e no Enem.

Introdução, Desenvolvimento e Conclusão: Trabalhando bem esta Estrutura na sua Redação você garante pontos valiosos no Vestibular ou Enem. Veja abaixo.

Você até já deve ter estudado que toda redação é composta por Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.  No entanto, na hora de por em prática, ou seja, na hora de escrever, é comum ficar em dúvida quanto a quais informações colocar em cada parte. Tire suas dúvidas agora.

Às vezes, temos aquela famosa “travada”, que acaba nos prejudicando e comprometendo a redação Enem ou no vestibular. Fique de olho e confira o que não pode faltar em cada parte da sua redação.  As dicas são professora Rafaela Motta, do Atual Concursos. Ela explica passo a passo como construir Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Confira o passo a passo da estrutura da redação.

Introdução

Na introdução você tem que apresentar o tema que vai escrever.  Como é o inicio do texto, é muito importante que as frases funcionem como um atrativo, para que o leitor se interesse por ele.  Se você aplicar a sua criatividade na introdução, certamente os corretores do Enem e do vestibular vão ter uma boa impressão do seu texto.

Não se esqueça de ser claro e objetivo, para que não haja dúvidas quanto à intenção do seu texto, defender uma ideia ou opor-se a ela.  Uma forma de fazer isso é construir orações curtas.  Em média, três ou quatro linhas bastam para apresentar o que texto vai falar.

Desenvolvimento

O Desenvolvimento é a parte central do texto. É aqui que você expõe seus argumentos. É necessário que as ideias estejam claras e exemplificadas, se for o caso. Nesta etapa, evite repetições de termos ou orações que tenham o mesmo sentido. Evite também períodos muito longos, pois dificultam a leitura. Além disso, pode fazer com que você se perca em meio às suas próprias argumentações.

Escreva apenas sobre o que você tem certeza, pois tentar demonstrar mais do que sabe, pode acabar fazendo com que você erre ou se atrapalhe na construção da ideia.  Tome cuidado para não “encher linguiça”, qualidade é mais importante que quantidade. Para o desenvolvimento, escrever de 18 a 20 linhas é o suficiente!

Dica 1 – Veja 10 perguntas e respostas essenciais para elaborar uma Redação nota mil: https://blogdoenem.com.br/redacao-vestibular-nota-dez/

Dica 2 – Veja exemplos de Redações Nota 1000 no Enem: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-nota-1000/

Conclusão

No parágrafo da Conclusão você deve fazer o arremate final da Redação Enem. Reúna as ideias levantadas ao longo do texto, contudo, tomando um posicionamento ou lançando uma solução para um problema apresentado. Não utilize expressões como: Concluímos que, Concluo que, Finalizando, Resumindo, pois não é necessário que o escritor avise que irá finalizar o texto, já que esta etapa deve ser percebida pelo corretor e demais leitores.

Na elaboração desse post consultamos o site Brasil Escola o conteúdo sobre Partes da Redação Enem, e que  pode ser lido no link:
http://www.brasilescola.com/redacao/as-partes-redacao.htm

Dica 3: Literatura: Estudar Literatura vai além do vestibular ou Enem. Veja! https://blogdoenem.com.br/literatura-vestibular-enem/
Dica 4: Literatura – Figuras de Linguagem: revise o conteúdo com Aula Grátis – https://blogdoenem.com.br/literatura-figuras-linguagem-revise-conteudo-aula-gratis/
Dica 5: Literatura: Ariano Suassuna e os encantos do Auto da Compadecida: https://blogdoenem.com.br/literatura-ariano-suassuna/
Amanda Enem Literatura e Redação
Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .