Estrutura Básica da Redação: 1 Introdução; 2 Desenvolvimento; 3 Conclusão

Introdução, Desenvolvimento e Conclusão: Trabalhando bem esta Estrutura na sua Redação você garante pontos valiosos no Vestibular ou Enem. Veja abaixo.

Você até já deve ter estudado que toda redação do Enem deve ser escrita no estilo dissertativo-argumentativo, e que é composta por Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.  No entanto, na hora de por em prática, ou seja, na hora de escrever, é comum ficar em dúvida quanto a quais informações colocar em cada parte. Vamos começar pelas características do texto dissertativo-argumentativo:

Um texto dissertativo é aquele que  que analisa, interpreta, explica e avalia dados da realidade. Esse tipo textual requer reflexão, pois as opiniões sobre os fatos e a postura crítica em relação ao que se discute têm grande importância.

O texto dissertativo é temático, pois trata de análises e interpretações. Nesse tipo de texto a expressão das ideias, valores, crenças são claras, evidentes, pois é um tipo de texto que propõe a reflexão, o debate de ideias.

A objetividade é um fator importante, pois dá ao texto um valor universal, por isso geralmente o enunciador não aparece porque o mais importante é o assunto em questão e não quem fala dele.

É interessante que percebamos a semelhança e a proximidade entre o texto dissertativo e o argumentativo. O argumentativo tem a função de persuadir o leitor, convencendo-o de aceitar uma ideia imposta pelo texto.

É o tipo textual mais presente em manifestos e cartas abertas, e quando também mostra fatos para embasar a argumentação, se torna um texto dissertativo-argumentativo e sabe onde este estilo híbrido de texto é exigido?

redação fonte hiperativo ponto com
veja aqui como fazer uma Redação

Na redação do Enem. É importante ou não é? É! Por isso, abaixo, temos um vídeo do canal “Aulas de português” que, apesar de focar nos concursos públicos, elucida de maneira bastante objetiva características básicas de um texto dissertativo-argumentativo.

Veja uma aula especial sobre como escrever um bom texto dissertativo argumentativo.

Bacana, não é? E o legal desta aula, inclusive, é que ela já nos dá dicas para a redação. Está tudo interligado, minha gente, o conhecimento e aplicação dele no Enem é uma grande teia. Por último, temos o texto injuntivo. O que é um texto injuntivo? Ele indica como realizar uma ação. Também é utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Confira as Redações com Nota Máxima para ver como fazer certinho. Segue o link:

Confira 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000

10 exemplos de Redação Enem Nota 1000
Veja exemplos de Redação Enem nota 1000

Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo (aquele modo verbal que dá ordens), porém nota-se também o uso do infinitivo (o verbo não conjugado, lembram? Amar, beber, comer…) e o uso do futuro do presente do modo indicativo.

Exemplos: previsões do tempo, receitas culinárias, manuais, leis, bula de remédio, convenções, regras e eventos.

E, agora, pra fechar com chave de ouro nosso estudo sobre a tipologia textual, que tal uma revisão? Abaixo segue um vídeo do “Agora vou aprender” que resume muito desde a ideia de gênero até as características dos tipos textuais, perfeito para o Enem. Vamos com tudo, galerinha! Estamos juntos nesse desafio.

Veja as dicas para uma boa estrutura da Redação

Às vezes, temos aquela famosa “travada”, que acaba nos prejudicando e comprometendo a redação Enem ou no vestibular. Fique de olho e confira o que não pode faltar em cada parte da sua redação. 

As dicas são professora Rafaela Motta, do Atual Concursos. Ela explica passo a passo como construir Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Confira o passo a passo da estrutura da redação.

Introdução

Na introdução você tem que apresentar o tema que vai escrever.  Como é o inicio do texto, é muito importante que as frases funcionem como um atrativo, para que o leitor se interesse por ele.  Se você aplicar a sua criatividade na introdução, certamente os corretores do Enem e do vestibular vão ter uma boa impressão do seu texto.

Não se esqueça de ser claro e objetivo, para que não haja dúvidas quanto à intenção do seu texto, defender uma ideia ou opor-se a ela.  Uma forma de fazer isso é construir orações curtas.  Em média, três ou quatro linhas bastam para apresentar o que texto vai falar.

Desenvolvimento

O Desenvolvimento é a parte central do texto. É aqui que você expõe seus argumentos. É necessário que as ideias estejam claras e exemplificadas, se for o caso.

Nesta etapa, evite repetições de termos ou orações que tenham o mesmo sentido. Evite também períodos muito longos, pois dificultam a leitura. Além disso, pode fazer com que você se perca em meio às suas próprias argumentações.

Escreva apenas sobre o que você tem certeza, pois tentar demonstrar mais do que sabe, pode acabar fazendo com que você erre ou se atrapalhe na construção da ideia.  Tome cuidado para não “encher linguiça”, qualidade é mais importante que quantidade. Para o desenvolvimento, escrever de 18 a 20 linhas é o suficiente!

Conclusão

No parágrafo da Conclusão você deve fazer o arremate final da Redação Enem. Reúna as ideias levantadas ao longo do texto, contudo, tomando um posicionamento ou lançando uma solução para um problema apresentado.

Não utilize expressões como: Concluímos que, Concluo que, Finalizando, Resumindo, pois não é necessário que o escritor avise que irá finalizar o texto, já que esta etapa deve ser percebida pelo corretor e demais leitores.

Na elaboração desse post consultamos no site Brasil Escola o conteúdo sobre Partes da Redação Enem, e que  pode ser lido no link: http://www.brasilescola.com/redacao/as-partes-redacao.htm

Dica 1: Literatura: Estudar Literatura vai além do vestibular ou Enem. Veja! https://blogdoenem.com.br/literatura-vestibular-enem/
Dica 2: Literatura – Figuras de Linguagem: revise o conteúdo com Aula Grátis – https://blogdoenem.com.br/literatura-figuras-linguagem-revise-conteudo-aula-gratis/
Dica 3: Literatura: Ariano Suassuna e os encantos do Auto da Compadecida: https://blogdoenem.com.br/literatura-ariano-suassuna/
Amanda Enem Literatura e Redação
Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .