Os 10 Fundamentos do texto da redação Enem nota mil

O Professor Wilson Rochenbach é um fera dos cursinhos presenciais e online. Veja agora com ele as dicas com o básico que você precisa dominar dos fundamentos da redação.

Pare de pensar que sua redação terá de ser excepcional, com um texto fabuloso. Não é nada disso.  Um bom texto, e com uma excelente nota na correção, só tem que dar conta do que é proposto, só isso! Veja agora os fundamentos do texto da Redação do Enem. O recado do professor Wilson Rochenbach para você é bem firme e direto: Faça o que é o certo, e nada de ficar pensando em enfeites ou firulas.

Os 10 fundamentos do texto da redação

 Uma redação é apenas uma redação, e não ‘o livro da sua vida’. Primeiro você passa no vestibular ou tira uma boa nota do Enem. O livro fica para você contar como foi a sua experiência. Combinado?

Então, vamos à aula sobre redação: – Como estudar para as provas de redação? Facinho, facinho: é só estudar os temas e as redações anteriores que foram premiadas com a nota máxima, e dominar os 10 fundamentos do texto da redação. Não tem segredo.É claro que ninguém aprende a escrever redação por osmose! Mas é preciso entender que é possível produzir bons textos a partir de outros tomados como exemplo.

A – Avalie um tema anterior com cuidado e depois leia algumas das redações classificadas como melhores, dentro do tema estudado. Essa é uma boa alternativa.

Veja na imagem dez textos aprovados com Nota Máxima no Enem: Redação Enem Nota 1000

B – Leia e compreenda o tema e depois reescreva várias redações relacionadas. Identifique a estrutura: como foi feita a introdução – a contextualização, a tese e a apresentação dos argumentos; o desenvolvimento – a defesa da tese e a consistência da argumentação e a conclusão, na qual se encerra o pensamento e, muitas vezes, apresentam-se soluções.

C – Observe que as redações consideradas boas contêm muitas informações; isso mostra o nível de conhecimento e de leitura do candidato. A criticidade é outro quesito importante: uma crítica bem fundamentada traz qualidade ao seu texto.

D – Veja os exemplos utilizados para promover a argumentação, os elementos coesivos, o vocabulário utilizado. Certamente não há nada de tão excepcional, porém são períodos bem estruturados e um vocabulário bem escolhido.

A Estrutura do texto da Redação do Enem

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

 

Veja os 10 fundamentos

1 – Escrever, escrever, e escrever!

A melhor maneira de se preparar para a Redação Enem é escrever muitos textos sobre os mais diversos assuntos, sejam eles temas propostos em outras edições da prova ou temas de atualidades. O hábito de escrever é muito importante, pois confere segurança ao aluno. Então, o básico é mesmo escrever.

Ler e escrever é a melhor dobradinha desta primeira desta 10 Dicas de Redação Enem. Pensando nisso, fizemos uma lista de temas de redação para você praticar. Não deixe de conferir 😉

2 – Sem medo do relógio!

No dia da redação Enem também são aplicadas as provas de Linguagens e Matemática, com duração total de cinco horas e meia. Ou seja, o candidato terá, mais ou menos, uma hora para escrever a redação. Para não se distrair com o cálculo do tempo no dia do Exame a sugestão do QG nestas 10 dicas de Redação Enem é treinar com provas anteriores, cronometrando seu tempo médio. Reserve um dia por semana para fazer redações e vá marcando o tempo que você gasta. E, pelo menos uma vez por mês durante a sua preparação de estudos faça as 90 questões de Matemática e Linguagens e mais a redação.

3-  Contra ou a favor?

Já no dia da prova, a principal ideia para você ter em mente é: “Como eu me posiciono diante deste tema da Redação Enem: contra ou a favor?”. Assim, já se define a tese, ou seja, o posicionamento que será adotado diante do tema proposto.

como defender seu ponto de vista na redação

A partir daí, é preciso ficar de olho na estrutura cobrada pelo Enem, que é de um texto dissertativo-argumentativo. Veja na imagem acima uma aula gratuita sobre como defender o seu ponto de vista na redação:

4- Estrutura da Redação do Enem

Na redação do Enem a capacidade de desenvolver um texto bem argumentado é avaliada a partir do raciocínio lógico desenvolvido pelo candidato. Considerando que se pede um texto dissertativo-argumentativo, além dos mecanismos de coesão, uma tese deve ser explicitada e devem ser expostos argumentos de diversos tipos que a sustentem. A Estrutura da RedaçãoA estrutura é uma prioridade dentro das 10 Dicas de Redação Enem. Não vacile!  Veja como criar a Estrutura da Redação:

5 – Raciocínio na Redação Enem

O alerta número 5 desta série de 10 Dicas de Redação Enem feita pelos professores do QG do Enem alerta você de que é preciso verificar se a seguinte estrutura de raciocínio está presente no seu texto da Redação Enem:

  • Tese inicial;
  • Dados (argumentos);
  • Garantia (conhecimentos implícitos que apoiam e complementam os argumentos);
  • Inferências (ligações implícitas que permitem relacionar os dados à conclusão);
  • Conclusão (ponto de vista central).

 

6 – Clareza nas ideias!

Você é um dentre os milhões de candidatos. Capriche com atenção e muito cuidado para demonstrar a clareza das ideias. Ou seja, você deve apresentar um texto de fácil entendimento. A dica de Redação do QG do Enem é que você seja claro, mas sem ser óbvio ou repetitivo.

7 –  Temas da Redação do Enem

Segundo o Ministério da Educação, a redação exige um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Para este ano, alguns assuntos possíveis de serem cobrados incluem: falta de água, crise no setor energético, desafios da mobilidade urbana, a juventude e as transformações sociais, as transformações em decorrência da Copa do Mundo e o desafio do envelhecimento da população no século XXI.

8-  As cinco competências avaliadas

Os aspectos a serem avaliados na redação relacionam-se às “ cinco competências” que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade, sendo elas, indicadas abaixo de ‘A’ a ‘E’:

Competência A: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. É preciso atentar para o uso correto da crase, da concordância verbal, da regência, da colocação pronominal e da pontuação.

Competência B: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Três pontos são muito importantes nesta competência:

Tangenciamento do tema (priorizar a análise parcial do tema, ignorando eixos fundamentais de discussão, provoca perda frequente de pontos);Inconveniência transdisciplinar (muitas vezes, itens incompatíveis com o tema aparecem em meio à argumentação, provocando um enfraquecimento na sustentação de posicionamentos); e Desvio de tipologia textual predominante (para exemplificar o que se diz, muitos candidatos utilizam a descrição ou a narração e esquecem que o texto deve ser dissertativo).

Competência C: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. É preciso ter muito cuidado com a contradição (mudar de opinião no decorrer do texto ou “ficar em cima do muro”) e com a inconsistência teórica (sugerir dados equivocados ou carentes de comprovação).

Competência D: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Ou seja, evitar a repetição de vocabular, falha de referenciação e incoerência em conectores, prejudicando excessivamente o que se pretende dizer.

Competência E: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Aqui, é preciso ficar atento à utopia da intervenção, à ausência do agente e ao desrespeito aos direitos humanos.

Atente para a originalidade do seu texto, não use frases-clichês; o Enem, o Encceja, os Vestibulares e a Fuvest valorizam o texto original, que foge do senso comum. Observe esse quesito nas redações que você vai estudar. O Enem valoriza um texto propositivo.redação nota 1000 horizontalveja redação nota 1000

9: Veja aqui mais 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000.  Confira os textos aprovados com nota máxima e perceba que eles não têm nada de espetacular. Você também pode chegar lá. Veja.

10 – Olha o recado do prof. Wilson:

Depois de estudar as redações nota mil é possível produzir sua própria redação, mas não copie partes dos textos lidos. Seja original, produza considerando estes 10 fundamentos do texto da redação. Deixa de lado a preguiça e pratique bastante. Vai valer a pena!

Aula Gratuita de Redação

Assista à videoaula de cinco minutos da professora Tharen Teixeira, do canal Curso Enem Gratuito, para você aprender a fazer o texto de acordo com a Estrutura oficial que o MEC solicita: confira o texto Dissertativo-Argumentativo:

Mandou bem a professora Tharen. Vale a pena ver de novo.

Agora veja a análise de uma redação nota 1000 para você continuar aprendendo

Dica  do Blog- Veja a diferença entre assunto e tema de uma redação: https://blogdoenem.com.br/fuvest-tema-assunto-redacao/ 
Este post sobre os 10 fundamentos do texto da redação do Enem foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS.
Wilson Redação
Ele dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel