Domine a regra geral do uso da crase: Redação Enem & Encceja

Chega de ter medo da crase no Enem. Aprenda neste resumo como acontece a fusão da preposição com o artigo, provocando o uso da crase na escrita da frase. Vem!

Se você acha que crase é apenas mais uma regra de acento, está redondamente enganada (ou enganado!). Crase é um fato que acontece, e que deve ser sinalizado em sua redação no vestibular ou no Enem. Confira neste resumo gratuito o uso da crase.

O que é a Crase

Crase significa fusão. O sinal que indica esta fusão é chamado de acento grave ( ` ). Ele sinaliza que nesta fusão há dois “as”. Vamos ver como isso funciona? Posso garantir que é “facinho, facinho”. Observe os exemplos para aprender o uso da crase:

Entenda o que acontece para formar uma Crase:

O verbo ir rege a preposição a, portanto ela vai estar presente sempre que ele for usado. Os artigos o e um acompanham o substantivo masculino baile definindo ou indefinindo.

Agora, observe estes outros exemplos:

O uso da crase na fusão da preposição com o artigoSe o artigo o acompanha o substantivo baile porque é masculino, o artigo a, certamente, acompanha o substantivo feminino festa;

Porém, coincidentemente, a preposição e o artigo definido feminino são iguais, que resulta em dois as lado a lado, como você pode observar no quadro acima. Nesse caso, faz-se a fusão dos dois e marca-se com o sinal indicativo de crase “Vou à festa.” E assim você vai aprendendo sobre o uso da crase.

Dica 1 – Não se assuste mais com o uso da vírgula: https://blogdoenem.com.br/redacao-domine-virgula/ o uso correto da vírgula

Aprenda o uso da crase

Como você pode saber se existem dois as? É só testar!

O modo mais prático de verificar é substituir o substantivo seguinte ao a por um substantivo masculino. Mas toma cuidado! Você só pode substituir se a palavra for feminina:

  • “Quanto a atitude do motorista, não há julgamentos.”
  • “Quanto ao comportamento do motorista…”

 

Se você observar, quando se fez a substituição do a antes de atitude, ele se transformou em ao antes de comportamento, portanto ocorre crase antes da palavra atitude:

  • “Quanto à atitude do motorista, não há julgamentos.”

Essencialmente, crase se testa dessa forma. Com a crase em frases fazendo referência a horas, não é diferente. Veja nos exemplos:

  1. “Ele chegou a uma em ponto.” testa-se substituindo a hora pelo único horário masculino: meio-dia.
  2. “Ele chegou ao meio-dia.”, portanto ocorre crase antes de “uma”.
  3. “Ele chegou à uma em ponto.”o uso da crase

A Crase nos Pronomes Demonstrativos

  • Cuidado com os pronomes demonstrativos, com eles não importa o gênero para estabelecer o uso da crase.
  • Veja neste exemplo: “Refiro-me aquele senhor.”
  • Nesse caso é preciso verificar se há a preposição “a“antes do pronome: “Refiro-me a aquele senhor.”
  • Então, a forma correta é “Refiro-me àquele senhor.”

Mais exemplos sobre o uso da crase:

Nos outros casos, não há muita diferença. Se a palavra não for um substantivo feminino, não pode ocorrer crase.

Viu só como é muito fácil! Não precisa decorar, é só entender. Existem outras situações especiais para ocorrer a crase. Mas essas dicas do resumo ajudarão você a não errar crase na sua redação.

Dê uma olhada no vídeo de 5 minutos e 51 segundos do professor Rafael Cunha “do Descomplica”, ele vai ajudá-lo a esclarecer qualquer dúvida que tenha ficado sobre o uso da crase. Aproveite-o.

Muito boa esta aula do professor Rafael.

10 dicas de Português para a Redação do Enem

Veja agora com a professora Mercedes, do canal Curso Enem Gratuito para você não cair nas pegadinhas nas provas do próximo Enem.

Muito boa esta aula com as dicas da professora Mercedes. Têm mais aulas com ela no canal do Curso Enem Gratuito.

Este post sobre o uso da crase foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS.
Wilson Rochenbach e o uso da crase
 Ele é Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.